Rio Tietê

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Rio Tietê

          Termos equivalentes

          Rio Tietê

            Termos associados

            Rio Tietê

              2 Descrição arquivística resultados para Rio Tietê

              2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 02/08/1840
              BR SPCVP CMP-AT-A06-09 · Item · 02 de agosto de 1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 02 de agosto de 1840, onde tratou-se sobre: principiaram lendo uma portaria do presidente da Província e discutiram sobre isso. Foi lido um oficio da Câmara de Araraquara marcando o dia 25 de agosto para fazer as divisas que faltam entre esta e aquela Vila; discutiram sobre as divisas já existentes feitas pelo Ribeirão do Feijão até o Rio do Jacaré, que dali segue em direção a Serra, faltando somente a divisão da Serra ao Rio Tietê.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira e assinado por: Jose Alvares de Castro; João Carlos da Cunha; Joaquim de Marins Peixoto; e Ignacio Jose de Siqueira.

              Documento da Comissão - 10/10/1833
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-161 · Item · 10 de outubro de 1833
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro da Comissão sobre ofício do Presidente da Província em que pede informação sobre terreno apropriado para estabelecer colônia, onde informam o mesmo que apesar de não haver terrenos desocupados na Vila, há vastos sertões nos seus limites, que têm princípio na confluência dos Rios Piracicaba e Tietê, seguindo com o nome deste último até o Rio Paranã, indo este até o Paraguai. A Comissão relata então que as margens destes rios e terras são muito propícias para todo gênero de culturas, mas que o melhor lugar para a dita Colônia seria a margem do Tietê onde começa o Sertão, pois são terras muito conhecidas e visitadas anualmente por pescadores, que sempre dizem achar muitos objetos de seus interesses, bem como relatam serem “desinfestadas” dos aborígenes, ficando esta área a quatro ou cinco dias de viagem da Vila, com navegação suave pela leve correnteza do rio. Documento assinado por Bento Manoel de Moraes e Francisco José Machado. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.