Ponte Rio Piracicaba

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Ponte Rio Piracicaba

          Termos equivalentes

          Ponte Rio Piracicaba

            Termos associados

            Ponte Rio Piracicaba

              5 Descrição arquivística resultados para Ponte Rio Piracicaba

              5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Abaixo-assinado - Não há registro de data.
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-133 · Item · [s.d]
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um requerimento de abaixo assinado do povo de Vila da Constituição que a Câmara remete ao Presidente da Província, onde discorrem sobre a situação dificultosa em que se encontra o sistema de entregas dos correios, que por conta da queda das pontes do Rio Piracicaba, Atibaia e Jaguari nas enchentes, teve que passar a usar canoas nas travessias, e isto acabou atrasando e desordenando as datas para entrega e saída de cartas, pois por este caminho o correio deve dar uma grande volta por São Carlos até chegar à Vila. O documento então suplica ao Presidente para que o correio volte a utilizar o caminho por Santa Bárbara, onde não precise dar voltas, assim facilitando e fazendo um caminho direto para a entrega dos produtos. Documento assinado por Domingos José da Silva Braga, Vicente do Amaral Gorgel, Fructuoso José Coelho, Francisco Bueno de Camargo, Policarpo Joaquim do Amaral, José Baldoíno Lopes, Ignácio José da Siqueira, Felippe Cezar de Cerqueira, José Rodrigues de Cerqueira, Joaquim Marcelino da Rocha, Joaquim Leite de Cerqueira, Manoel Anselmo de Souza, Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, José Pinto de Almeida, Jacinto Pinheiro Teixeira, Manoel Joaquim de Amaral Gorgel, Antônio Francisco de Amaral, José Alvares de Castro, Ignácio Francisco de Amaral Gorgel, José Manoel Ribeiro, Alexandre Cavalheiro Leite. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ata - 13/04/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-19 · Item · 13 de abril de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 13 de abril de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual, mandaram passar um mandado para se pagar a Alcaide Joaquim Pinto três meses que a Câmara lhe devia de seu ordenado e também que se pagasse a João Vicente pelo aluguel de uma canoa para a passagem do rio. Na mesma ocasião contratou Manuel Dias Ribeiro para o conserto da ponte sobre o rio, ficando com ele o direito de cobrar o imposto de passagem.
              Documento registrado pelo escrivão João Batista de Siqueira e assinado por: Caldeira, Morais, Franco, Gorgel e Ribeiro.

              Ofício - 28/03/1831
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-82 · Item · 28 de março de 1831
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Exímio Senhor Presidente da Província, remetendo cópia de Ata sobre a fatura da construção de uma ponte sobre o Rio Piracicaba, esperando que o Presidente se atente à necessidade da construção e aprove a obra. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Joaquim Antônio da Silva, José Alvares de Castro e Vicente d’Amaral Gorgel. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ofício - Não há registro de data neste ofício
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-125 · Item · [s.d]
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, respondendo a um ofício do mesmo de seis de outubro passado, sobre quais obras públicas a Vila necessita, informando então que se está procedendo a fatura da ponte do rio Piracicaba ligado à Vila, uma obra de suma necessidade para o trânsito dos asucres além do rio e estrada para Araraquara. A câmara informa também que o Mestre da obra recebeu apenas 400 mil réis, estando o Município em débito com dito Mestre na quantia de um conto e 200 mil réis, assim que a obra for concluída. Outras obras também são importantes para a Vila, porém a falta de moeda as torna incapazes de serem feitas, sendo elas as obras da Matriz e cadeia, deixando então os membros da Câmara nas mãos do Presidente a decisão se deve ou não serem realizadas ditas obras. Documento assinado
              por José Caetano Rosa, José Alvares de Castro, Vicente do Amaral Gorgel, Bento Manoel de Moraes e Antônio Fiuza de Almeida. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Resolução do Conselho Geral - 14/12/1830
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-79 · Item · 14 de dezembro de 1830
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de uma resolução do Conselho Geral da Província remetida à Câmara, discorrendo sobre o projeto de feitura de uma ponte no Rio Piracicaba, pretendido pela Câmara, onde acha-se então o Conselho Geral impossibilitado de dar suporte à obra devido a um pobre estado financeiro, mas que lembra à Câmara sobre a Lei de 29/08/1828 que permite a feitura de tais obras por meio de empresários. A resolução também trata sobre concessão de datas em uma quadra de quatrocentas braças junto à Capela de S. João do Ribeirão Claro, concluindo que por tratar-se de propriedade particular a Câmara não deve conceder datas e nem proibir qualquer aquisição por título de compra e venda. Documento assinado por Manoel Joaquim d’Amaral Gorgel, Gorgel.