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Mostrando 60 resultados

Descripción archivística
BR SPCVP CMP-LRP-LRP05-75 · Unidad documental simple · 21 de Maio de 1928
Parte de Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Resolução que autoriza o prefeito a executar as obras de construção das estradas de rodagem que da Estação de Piracicaba Paulista, se dirigem uma delas ao bairro do Rolador e a outra ao bairro Serra Negra.
Resolução assinada por Dr. José Rodrigues de Almeida, Eduardo da Costa Sampaio, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, José Bierrenbach de Lima, Andre Ferraz Sampaio, José Barboza Ferraz, João Mendes Pereira de Almeida, Dr. Torquato Leitão e o secretario da câmara José de Aguiar Moraes.

Estação da Paulista
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-162 · Unidad documental simple · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando parque da Estação Paulista. É possível identificar um espaço de lazer e passatempos para crianças.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
Desde 1896 a Câmara Municipal mantinha contato com a Cia. Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até Piracicaba. Em 1902 o presidente da Companhia, Antônio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderiam por 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e o reinício ocorreu em 24 de janeiro de 1914. A 1° Guerra Mundial atrapalhou o andamento das obras, que foram retomadas após 2 anos. Em 1919, o então Prefeito Fernando Febeliano da Costa seguiu para São Paulo com uma delegação a fim de renovar o contrato com a Cia. Paulista, que teria até 31 de dezembro de 1921 como data limite para o término das obras e uma multa de 20 Contos por mês de atraso. No final de setembro de 1919 foram iniciados os serviços de escavação do leito, em Santa Bárbara. As escavações para sondagem e instalação dos trilhos começaram em dezembro de 1921. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Cia. Paulista na cidade. A Estação, a arruagem e o armazém foram construídos em regime de empreitada pelo engenheiro e construtor Domingos Borelli, com projeto semelhante ao da estação da cidade de Jaú, de autoria do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Também foram construídas vinte e duas casas destinadas aos empregados, por Felício Bertoldi. O Ramal saía da Estação da Luz, em São Paulo, e passava por Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Recanto (Sumaré), Santa Bárbara, Caiubi, Tupi e Taquaral até a Estação de Piracicaba. Após a supressão dos trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até cerca de 1990, mas, com a eliminação quase total dos cargueiros na linha, acabou sendo fechada. A Estação apresenta algumas características do Art-nouveau floreal, no barrado decorado da platibanda e principalmente nos detalhes confeccionados em ferro e cobertura originalmente envidraçada da entrada principal. No mais, apresenta características Ecléticas inclusive no frontão que possui um relógio e nas janelas do tipo paladiano. Um corpo central formado por um hall e pelas antigas bilheterias se destaca das duas alas laterais, com salas de espera e de serviços, além dos sanitários. O conjunto também é composto por uma área envidraçada à direita e pela gare metálica. (CACHONI, 2012, p. 43)..

Estação da Paulista
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-168 · Unidad documental simple · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando o interior da Estação Paulista, local onde aconteciam os embarques e desembarques de trens.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
Desde 1896 a Câmara Municipal mantinha contato com a Cia. Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até Piracicaba. Em 1902 o presidente da Companhia, Antônio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderiam por 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e o reinício ocorreu em 24 de janeiro de 1914. A 1° Guerra Mundial atrapalhou o andamento das obras, que foram retomadas após 2 anos. Em 1919, o então Prefeito Fernando Febeliano da Costa seguiu para São Paulo com uma delegação a fim de renovar o contrato com a Cia. Paulista, que teria até 31 de dezembro de 1921 como data limite para o término das obras e uma multa de 20 Contos por mês de atraso. No final de setembro de 1919 foram iniciados os serviços de escavação do leito, em Santa Bárbara. As escavações para sondagem e instalação dos trilhos começaram em dezembro de 1921. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Cia. Paulista na cidade. A Estação, a arruagem e o armazém foram construídos em regime de empreitada pelo engenheiro e construtor Domingos Borelli, com projeto semelhante ao da estação da cidade de Jaú, de autoria do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo. Também foram construídas vinte e duas casas destinadas aos empregados, por Felício Bertoldi. O Ramal saía da Estação da Luz, em São Paulo, e passava por Jundiaí, Campinas, Nova Odessa, Recanto (Sumaré), Santa Bárbara, Caiubi, Tupi e Taquaral até a Estação de Piracicaba. Após a supressão dos trens de passageiros do ramal, em 1976, a estação ainda seguiu aberta até cerca de 1990, mas, com a eliminação quase total dos cargueiros na linha, acabou sendo fechada. A Estação apresenta algumas características do Art-nouveau floreal, no barrado decorado da platibanda e principalmente nos detalhes confeccionados em ferro e cobertura originalmente envidraçada da entrada principal. No mais, apresenta características Ecléticas inclusive no frontão que possui um relógio e nas janelas do tipo paladiano. Um corpo central formado por um hall e pelas antigas bilheterias se destaca das duas alas laterais, com salas de espera e de serviços, além dos sanitários. O conjunto também é composto por uma área envidraçada à direita e pela gare metálica. (CACHONI, 2012, p. 43).

Estação Paulista
BR SPCVP AF-PIR-CPP-34 · Unidad documental simple · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da chamada Estação Paulista. Na parte superior da imagem há a seguinte inscrição datilografada: "Estação da Cia Paulista, Piracicaba, E.S. Paulo, Brasil"

Estação da Paulista (déc. 1920)
BR SPCVP AF-PIR-EP-02 · Unidad documental simple · [1920]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto, provavelmente da década de 1920 ou 1930, da Estação Paulista. Na Imagem é possível observar charretes na frente da referida estação. A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Terreno
BR SPCVP AF-PIR-EP-10 · Unidad documental simple · 1990
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, preta e branca, de um terreno próximo a antiga estação da paulista, na imagem, é possível visualizar o espaço cercado por alambrados de arame. bem como um portão de acesso, com o mesmo material, no segundo plano, é possível visualizar ainda um automóvel estacionado e vegetação gramínea alta. Fotografia sem identificação de procedência.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-13 · Unidad documental simple · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, é possível observar o ramal que compõe a estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o local.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-14 · Unidad documental simple · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, é possível observar o ramal que compõe a estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o local.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-16 · Unidad documental simple · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, observamos a extensão da linha dos trilhos, ao lado direito uma estrutura (provavelmente umas das plataformas), ao fundo a plataforma de embarque e desembarque, e, à esquerda um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam avaliando o local) além das vegetações do local.

ATA-27/04/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-04 · Unidad documental simple · 27 de abril de 1902
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da sessão extraordinária de 27 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Sessão extraordinária esta que teve a finalidade de prestar informações quanto aos resultados das negociações com a Companhia de Paulista de Vias Férreas e Fluviais. A ata lista e descreve as ditas bases para a construção, como tarifas, escolha do local, prazo, pagamento, indenização por desapropriações, isenção de impostos, aprovação e licença do governo.
Documento redigido pelo Secretário Arthur Vaz e assinado pelos presentes