Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 26 de janeiro de 1986 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento iconográfico, fotografia, preto e branco, 01 item documental - digitalização do negativo.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Fotografia que registra a disputa entre a Unimep (Piracicaba) e a Minercal (Sorocaba), na final do Campeonato Paulista Estadual de Basquete Feminino da Divisão Especial, realizada em 26 de janeiro de 1986, no ginásio do Ibirapuera (SP).
Na imagem, desfocada, tem-se vista parcial da quadra, na qual estão: Paula (à esquerda), Hortência (no centro, vestindo a camisa da Minercal) e Branca (à direita, nº5)
Autoria: Davi Negri
Paula - Maria Paula Gonçalves da Silva, mais conhecida como Paula, ou Magic Paula, foi jogadora de basquete profissional (armadora), considera uma das melhoras da história na modalidade. Em 1986, com 23 anos, foi a cestinha da equipe da Unimep, na conquista do bicampeonato paulista, marcando 32 pontos na final e 436 pontos nos jogos na fase inicial. Paula jogou pele time de Piracicaba por aproximadamente 8 anos, acumulando títulos junto à equipe, como Jogos Abertos, dos Jogos Regionais, Paulistas e Brasileiros. Na Seleção Brasileira, é a segunda maior pontuadora da história, e esteve presente em importantes conquistas, como o Pan-Americano de Havana, em 1991 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Hortência - Hortência de Fátima Marcari, mais conhecia apenas como Hortência, era jogadora profissional de basquete, e a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete Feminino. Em 1986, atua junto a equipe da Minercal, e, apesar do time de Sorocaba ter perdido o jogo final, em 26 de janeiro, ela foi a maior marcadora da partida, com 42 pontos. Ela encerrou sua carreira como jogadora após a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Branca - Maria Angélica Gonçalves da Silva, mais conhecia como Branca. Foi jogadora profissional de basquete (armadora). Branca tinha 20 anos quando conquistou o Campeonato Paulista em 1986, marcando 6 pontos no jogo da final. Um dos jornais da época (O Estado de São Paulo, 28 de janeiro de 1986), destacam a atuação de Branca no joga, ressaltando que ela “teve uma brilhante participação na final da partida ao tirar duas bolas de Hortência”. Além disso, como jogadora defendeu por muitos anos a seleção brasileira, estando presente inclusive na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
12 de janeiro de 2026
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba
