Companhia de Cavalaria

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Companhia de Cavalaria

          Termos equivalentes

          Companhia de Cavalaria

            Termos associados

            Companhia de Cavalaria

              5 Descrição arquivística resultados para Companhia de Cavalaria

              5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 24/11/1832
              BR SPCVP CMP-AT-A04-61 · Item · 24 de novembro de 1832
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 24 de novembro de 1832, onde tratou-se sobre: apresentaram os ofícios da organização da Companhia de Cavalaria.
              Segundo, uma circular pedindo que a câmara lhe informe se tem cumprido com artigo sessenta e um da Lei de 01 de Outubro de 1828, sobre a assinatura dos diários do Conselho Penal desta província e das câmaras legislativas.
              Ademais foram discutidos os preços das águas ardentes, ofício de Antonio José da Silva que foi eleito juiz de Paz da Freguezia de Limeira e vereador desta câmara.
              Documento escrito por Francisco Florencio do Amaral, e assinado por Roza, Fiuza, Castro, Gorgel e Morais.

              Ata - 29/09/1832
              BR SPCVP CMP-AT-A04-51 · Item · 29 de setembro de 1832
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 29 de setembro de 1832, onde tratou-se sobre: leram ofícios, sendo um deles do presidente da Provincia, mandando que se crie uma companhia de cavalaria nesta vila.
              Foram lidos mais ofícios e alguns requerimentos.
              Documento escrito por Francisco Florencio do Amaral, e assinado por Roza, Fiuza, Prado, Lima, Duarte e Castro.

              Ofício - 12/10/1832
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-119 · Item · 12 de outubro de 1832
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde, dado o recebimento de ofício do Presidente determinando que haja uma Companhia de Cavalaria no Município, e devendo-se estar de acordo com a lei de dezoito de agosto decretando que as companhias devem constar de setenta a cem praças, os membros da Câmara relatam não poder completar este número, devido à lista do Juiz de Paz constar de 84 pessoas, entrando nele trinta e tantos de reserva pelos seus empregos, idades e moléstias, à vista do que parece não poder formar mais do que uma sessão de trinta a quarenta homens, ficando então por conta do Presidente determinar sobre o procedimento. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Elias de Almeida Prado, Joaquim de Almeida Lima, Joaquim Antônio de Lima e Manoel Doarte Novaes. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ofício - 24/04/1838
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-229 · Item · 24 de abril de 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde representam sobre a necessidade de criação de uma Companhia de Cavalaria na Freguesia de Limeira, pois há um crescente desgosto entre um expressivo número dos 128 Guardas Nacionais de Infantaria, desejosos por servirem em uma praça de Cavalaria, até mesmo havendo rumores de protesto entre estes. Havendo também número suficiente para se manter guardas na Infantaria, a Câmara vê esta demanda como uma justa requisição. Registro feito pelo Secretário da Câmara José Lopes de Siqueira.

              Ofício - 25/09/1838
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-241 · Item · 25 de setembro de 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde, por autorização do mesmo, criam uma Sessão de Cavalaria composta de 27 pessoas para a Freguesia de Limeira, restando apenas o Presidente decidir se esta Sessão ficará subordinada à Companhia de Cavalaria da Vila da Constituição ou se será considerada como um Corpo à parte. Documento assinado por José Alvarez de Castro, Francisco de Toledo e Silva, Manoel da Rocha Garcia, Ignácio José de Siqueira, Joaquim de Marins Peixoto, Domingos José da Silva Braga e Antônio Venerando Teixeira.