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              Estação Paulista - Ver. Pacheco
              BR SPCVP AF-FA-1996-05 · Grupo de registro · 1996
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Fabrice Desmonts, que registram a visita da vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, naquele ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.

              A Estação Paulista de Piracicaba foi inaugurada em 1922, após um longo período, afinal, as negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital iniciaram-se em 1902. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth. Em 1990 a estação foi definitivamente desativada, sendo que estava desde de 1977 sem o uso de trens de passageiros, apenas de carga. Hoje o espaço é tombado (Decretos n. 7.272/1996 e 10.641/2004) como patrimônio histórico, atualmente, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação do Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

              OFÍCIO-14/04/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-03 · Item · 14 de abril de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ofício enviado pela Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em 14 de abril de 1902, a Câmara Municipal de Piracicaba, em resposta ao ofício de 26 de março de 1902. No documento são expostas as bases para a realização da obra de um ramal ferroviário.

              OFÍCIO-26/03/1902
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-02 · Item · 26 de março de 1902
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Cópia de ofício enviado pela Câmara Municipal de Piracicaba a Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No documento a Câmara expressa as razões da necessidade de construção do ramal “ligando-se a rede geral dessa Companhia em S. Jeronymo, próximo a Villa Americana, ou em outro ponto que os estudos técnicos demonstrarem ser o mais conveniente”.

              “Compreendendo bem o que vai lucrar com o novo ramal, a Municipalidade de Piracicaba propõe-se a concorrer para a construção dele com a quantia que Vº Exº julgares de equidade e de razão e que sejam compatíveis com os recursos do seu orçamento”.

              CERTIFICADO DE INDICAÇÃO - 11/02/1907
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-07 · Item · 11 de fevereiro 1907
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Certificado de Aprovação pela Câmara Municipal, em data de 11 de Fevereiro de 1907, que aprovou a indicação do Presidente da Câmara para cumprir o contrato com a Companhia Paulista

              OFÍCIO - 07/12/1921
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-19 · Item · 07 de dezembro de 1921
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Ofício enviado por Andre Prado, presidente da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, para a Câmara Municipal de Piracicabano qual ele alega:

              “em vista das condições onerosas estabelecidas para que seja prorrogado até 31 de março de 1922 p prazo estabelecido pelo contrato de 1920 para a conclusão das obras da linha férrea de Nova Odessa a Piracicaba e inauguração do respectivo trafego – a Companhia Paulista desiste do pedido que lhe fez por oficio de 16 de Novembro p. findo”

              Companhia Paulista de Estradas de Ferro
              PROJETO DE RESOLUÇÃO - 28/06/1922
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01-24 · Item · 28 de junho de 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Projeto de Resolução nº 26, sobre os festejos por ocasião da inauguração da Paulista e os recursos despendidos para tal, em data de 28 de junho de 1922

              Textual
              BR SPCVP CE-RCP-RCP01 · Séries · 1902 - 1922
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Documentos que tratam da construção do ramal e estação pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, desde o início das negociações em 1902 até a sua inauguração em 1922.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-95 · Item · 26 de outubro de 1921
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Resolução na qual, a Câmara Municipal de Piracicaba declara de utilidade pública, afim de ser desapropriada, na forma da lei, a faixa de terreno situada neste município, no bairro da Batistada, figurada na planta anexa e rubricada pelo Prefeito Municipal, com a área de dez mil e duzentos metros quadrados pertencentes a Antonio Graziani, e necessária á passagem das linhas férreas da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, no seu ramal de Nova Odessa a Piracicaba.
              Documento assinado: Samuel de Castro Neves, Fernando Febeliano da Costa, João Alves Corrêa de Toledo, Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, Ricardo Pinto Cesar, Odilon Ribeiro Nogueira e João Sampaio Mattos.

              Iconográfico
              BR SPCVP CE-RCP-RCP02 · Séries · 1922 - 2022
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Iconografias (fotos) da Estação/Ramal da Paulista em diferentes momentos de sua história, incluindo imagens mais contemporâneas , com detalhes da construção.

              Ramal Cia Paulista
              BR SPCVP CE-RCP · Coleção · 1902 - 2022
              Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

              Em uma época onde a produção de café era predominante em São Paulo, os fazendeiros encontraram uma solução para despacharem pelo porto de Santos suas safras de café, essa solução se chamaria ferrovias. A Estrada de Ferro São Paulo
              Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, idealizada pelo ilustre Barão de Mauá, tendo principiado sua construção em 1862 e inaugurada em 1867, sendo a sexta ferrovia do país a ligar a cidade de Jundiaí ao Porto de Santos. Piracicaba estaria longe de ter uma via férrea adequada, somente em 1902, após via férrea anterior a Paulista começar a apresentar dificuldades.
              No dia 26 de março de 1902, principiaram as iniciais negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital, já que as Companhias União Sorocabana e Ituana apresentavam dificuldades. Foi informado a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a vontade que a cidade possuía em construir um ramal, e pediam ainda um auxílio para a construção da mesma. Esse passo inicial foi dado pelo presidente da câmara, Dr. Paulo de Moraes Barros, sobrinho de Prudente de Moraes.
              Em um oficio datado do dia 14 de abril de 1902, a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, responde de forma positiva a cidade de Piracicaba, sobre a construção de um ramal ferroviário. O oficio apresenta alguns termos apresentados pela Companhia Paulista, sendo um deles alegando que fica a cargo da Câmara Municipal a escolha de um local para a construção do traçado, e que a companhia se obriga a construir o ramal no prazo de um ano após a aprovação do projeto pelo governo. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth.
              O processo de aprovação e construção se estenderam por anos. No dia 23 de janeiro de 1920, a Companhia Paulista, que deveria inaugurar o ramal férreo de Nova Odessa a Piracicaba, pede uma prorrogação do prazo até o dia 31 de março de 1922, tempo em que companhia julgava suficiente para a conclusão do ramal. No dia 29 de julho de 1922, finalmente após uma viagem inaugural de trem que partiu da estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva fez o percurso vindo da capital até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário entre as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba. A inauguração contou com uma grandiosa festa em toda a cidade; uma ata do dia 22 de julho de 1922, o presidente da câmara declara que tomem conhecimento de um programa de festas a serem realizados no dia da inauguração do ramal Nova Odessa Piracicaba, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.