Bonde

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        Bonde

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          Bonde

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            Bonde

              19 Descrição arquivística resultados para Bonde

              19 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Abrigo de Ônibus (1948)
              BR SPCVP AF-PIR-FM-18 · Item · [1948]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia, sem informações de datação e procedência, da construção do abrigo de ônibus localizado na rua XV de Novembro (atrás da catedral), que também era utilizado como abrigo para bondes. Na imagem, é possível visualizar as ferragens para a estrutura da construção, bem como uma escadaria dando acesso ao subsolo. No verso da imagem há um carimbo com a identificação "Cantarelli & Filhos".

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-94 · Item · 17 de outubro de 1921
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Resolução autorizando a Prefeitura Municipal a modificar o traçado das linhas de bondes elétricos desta cidade, entrando em acordo com a Empresa Elétrica sobre o início do serviço das modificações, de acordo com os planos e plantas aprovados pela Câmara Municipal.
              Documento assinado: Sebastião Nogueiro de Lima, Fernando Febeliano da Costa, Antônio Corrêa Ferraz, Samuel de Castro Neves, João Alves Corrêa de Toledo, Henrique Rochelle Filho, Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, Ricardo Pinto Cesar, Odilon Ribeiro Nogueira e João Sampaio Mattos.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-251 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o reboque e, em cima do teto do reboque, nota-se a ausência da engrenagem existente no bonde e que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque, ao contrário do bonde, não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-249 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o bonde e, ao fundo, imediatamente junto ao bonde, o reboque. Observa-se, ainda, ao fundo e à direita, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-250 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o reboque e, ao fundo, imediatamente junto ao reboque, o bonde. Observa-se, ainda, à esquerda e ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-252 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o bonde e, em cima do teto do bonde, nota-se a presença da engrenagem que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

              Bonde - Esalq
              BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-248 · Item · Julho de 2023
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, a parte frontal do bonde. Observa-se, ainda, à esquerda, uma estrutura de pedra onde está afixada a placa com os dizeres acima citados e, ao fundo e à direita, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP02-28 · Item · 06 de fevereiro de 1905
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Lei que autoriza o Intendente Municipal a mandar abrir as ruas da Misericórdia e Santa Cruz, até as divisas da fazenda São João da Montanha. A Lei autoriza também a construção de uma linha de bonde por conta do Governo do Estado. Documento assinado por Paulo de Moraes Barros, Manoel Ferraz de Camargo, Barão de Rezende, Francisco de Almeida Morato, Fernando Febeliano da Casta, Coriolano Ferraz do Amaral e Joaquim Pinto de Almeida.

              Lei sobre transways elétricos. (n.106)
              BR SPCVP CMP-LRP-LRP03-91 · Item · 20 de abril de 1914
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Lei n° 106 concedendo a empresa elétrica, concessionária da iluminação pública e particular com privilégio de trinta anos para a exploração do serviço de transporte em transways elétricos dentro do município.
              Documento assinado por Dr. Torquato da Silva Leitão, Antonio Augusto de Barros Penteado, Antonio de Paula Leite Filho, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, João Baptista de Castro e Odilon Ribeiro Nogueira.

              Lei sobre transways elétricos. (n.119)
              BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-02 · Item · 06 de setembro de 1915
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Concede à Companhia Southern Brasil Electric Comp. Ltda a exploração do serviço de transporte em transways elétricos no município bem como licença para o fornecimento de energia elétrica aos municípios de Rio das Pedras, São Pedro até o máximo de 300 kw.
              Documento assinado: Dr. Torquato da Silva Leitão, Antonio Augusto de Barros Penteado, Antonio de Paula Leite Filho, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, João Baptista de Castro, Dr. Oscarlino Dias, Odilon Ribeiro Nogueira, Luiz Rodrigues de Moraes, Alvaro de Azevedo e Arthur Vaz