Agricultura

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Agricultura

          Termos equivalentes

          Agricultura

            Termos associados

            Agricultura

              3 Descrição arquivística resultados para Agricultura

              3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 24/01/1841
              BR SPCVP CMP-AT-A06-35 · Item · 24 de janeiro de 1841
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 24 de janeiro de 1841, onde tratou-se sobre: Em sessão, foi lida uma portaria do presidente da Província em que determina que a Câmara informe sobre a representação dos moradores da Capela de Santa Barbara, em que pedem a ereção dela em Freguesia, isto é, somente se for numerosa a população e que o mínimo de fogos que contem, se existe agricultura florescendo, e se promete progredir e finalmente se há número suficiente de homens aptos para os empregos públicos. A Câmara deliberou que se informasse ao presidente da Província que a população daquele Curato não é pequena, por isso consta quase quatrocentos fogos, e como está situada em bons terrenos tem bastante estabelecimentos e engenhos de açúcar, os quais tem progredido. Foi lido o requerimento adiado de Antonio da Costa Carvalho e foi posto em discussão. Foi lido um requerimento do juiz de paz da cabeça do termo; e finalizaram com a leitura de ofícios; petições dos vigários; e deliberações.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira e assinado por: Antonio Fiuza de Almeida; Melchior de Mello Castanho; Antonio Jose da Conceição; e Manoel de Toledo Silva.

              Ofício - 14/07/1829
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-15 · Item · 14 de julho de 1829
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício-circular do vice-presidente da província de São Paulo, Manoel Bispo, informando sobre a necessidade da Câmara dos Senadores de esclarecimentos sobre os métodos a serem utilizados pela Província acerca da colonização de Estrangeiros, a quantidade deles que a Província pode receber, bem como a descrição topográfica das terras devolutas e terrenos para agricultura, mineração, etc. Documento assinado por Manoel Bispo. Registro feito pelo Padre José Maria de Oliveira, Secretário da Câmara.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP02-94 · Item · 03 de fevereiro de 1908
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Resolução de lei que prevê oficiar a Secretaria da Agricultura, objetivando mostrar a necessidade de restauração da balsa no Porto João Alfredo, por conta do mal estado da mesma. Documento assinado por Manoel da Silveira Corrêa, Paulo de Moraes Barros, Manoel Ferraz de Camargo, Joaquim Pinto de Almeida, Aquilino José Pacheco, José Ferreira da Silva e Fernando Febeliano da Costa.