Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- [s.d.] (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Documentos textuais e iconografias, de diferentes dimensões, 544 itens documentais
Área de contexto
Institución archivística
Historia archivística
Documentos doados à Câmara Municipal de Piracicaba por Lídice Salgot, filha de Francisco Salgot Castillon. Doação oficializada por "Termo de Doação" firmado entre as partes em 18 de junho de 2024.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A coleção é composta por documentos (textuais, iconográficos e periódicos) pertencentes ao acervo pessoal de Francisco Salgot Castillon, doados à Câmara Municipal de Piracicaba.
Francisco Salgot Castillon nasceu no dia 02 de janeiro, em 1921, na cidade de Centelhas, província de Barcelona, Espanha. Após a morte do pai, veio para o Brasil acompanhado da mãe e da irmã, a convite de seu tio, Monsenhor Martinho Salgot.
Em 04 de Maio de 1948, casa-se com Ladice Soriano Salgot, com quem teve dois filhos: Francisco Sérgio Salgot e Lídice Salgot.
Formou-se engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro, em 1946, e, posteriormente, retornou a Piracicaba, onde atuou, nessa área, de 1947 a 1959 e depois de 1969.
Sua atuação política teve início na Câmara Municipal de Piracicaba, onde atuou como vereador por dois mandatos: 1952-1955 e 1956-1959.
Da atuação no Poder Legislativo, Salgot saltou direto para o Executivo, eis que foi eleito prefeito da cidade, função que desempenhou de 1960 a 1962.
Expandindo seu trabalho para além do município, Salgot Castillon elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupou de 1963 a 1968.
No final de 1968 foi eleito novamente prefeito de Piracicaba, tendo tomado posse para esse segundo mandato em 01 de fevereiro de 1969.
O ano que começou com sua posse terminou em sua cassação.
Com o recrudescimento da ditadura militar, tem o mandato de prefeito cassado no dia 17 de outubro de 1969.
Além da cassação, seus direitos políticos foram suspensos pelo período de dez anos, período no qual voltou a atuar como engenheiro.
Embora impossibilitado de ocupar cargos públicos, Salgot, sempre atento às questões sociais, participava do debate público através de manifestações em jornais e periódicos.
Em 1979, tem de volta seus direitos políticos e, com isso, participa da fundação de um partido e disputa as eleições de 1982 como candidato a vice-prefeito.
Após o pleito de 1982, não se candidatou a mais nenhum cargo. Todavia, continuou participando ativamente da vida política da cidade, tendo, inclusive, influenciado na formação de grandes personalidades políticas, que viriam a ocupar os mais variados cargos, como vereador, prefeito, deputado federal.
Atuando como engenheiro civil e conselheiro político, assim continuou até seu falecimento, em 23 de janeiro de 2002.
Francisco Salgot Castillon ainda vive, através de suas proposituras e suas realizações, tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura.
Político à frente de seu tempo, seu espírito de estadista continua a inspirar àqueles e àquelas que, imbuídos pela mesma essência democrática que norteou sua vida, atuam no dia-a-dia por uma sociedade mais justa e igualitária.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
O acervo está dividido em séries e subséries temáticas.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
07 de outubro de 2024
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo
Câmara Municipal de Piracicaba