Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Piracicaba)

Área de identidad

Identificador

MHPPM

Forma autorizada del nombre

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Piracicaba)

Forma(s) paralela(s) de nombre

  • Museu Prudente de Moraes

Otra(s) forma(s) de nombre

    Tipo

      Área de contacto

      Área de descripción

      Historia

      O casarão estilo neogótico abrasileirado, presente na rua Santo Antônio, abriga o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instituição cultural que leva o nome do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Moraes Barros.
      Nos 32 anos em que seu patrono ali viveu, até sua morte (1870-1902), o casarão serviu de ponto de encontro de republicanos para discussão da política nacional. Depois que a família se desfez do imóvel, o casarão passou a ser sede da Faculdade de Odontologia Washington Luiz, posteriormente denominada Prudente de Moraes e o Grupo Escolar Dr. Prudente.
      Em 1956, foi oficialmente criado o museu pelo Decreto Estadual no. 26218/56 e inaugurado em 1º. de agosto de 1957. Está instalado na própria casa onde o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. No ano de 1968 a instituição museológica ocupava apenas uma sala do prédio, onde funcionava também a recém-criada Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o Condephaat e a Delegacia de Ensino do município. Um ano depois, com o tombamento do imóvel como patrimônio histórico, o museu passou a ocupar todos os espaços disponíveis.
      O museu é um dos mais antigos do gênero no estado de São Paulo. Passou por recuperação da estrutura física e por reestruturação museógrafa e museológica contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes e a História de Piracicaba retratando importantes fases do município, sua formação, mudanças econômicas e sociais decorrentes do grande desenvolvimento da lavoura e da indústria. Em dias atuais o museu é aberto para visitação pública de terça a sexta-feira das 09:00 às 17:00, e aos sábados e feriados das 10:00 às 14:00, e conta com uma exposição itinerante, e uma temporária. O acervo é eclético reunindo cerca de 6 mil peças, entre objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

      Contexto geográfico y cultural

      Mandatos/Fuentes de autoridad

      Estructura administrativa

      Administración de registros y políticas de recolección

      Edificios

      Fondos

      Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

      Área de acceso

      Horario de apertura

      Condiciones de acceso y requisitos

      Accesibilidad

      Área de servicios

      Servicios para la investigación

      Servicios de reproducción

      Áreas públicas

      Área de control

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Nivel de detalle

      Fechas de creación, revisión o eliminación

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Notas de mantención

          Puntos de acceso

          Puntos de acceso