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Descrição arquivística
Ramal Cia Paulista
BR SPCVP CE-RCP · Coleção · 1902 - 2022
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Em uma época onde a produção de café era predominante em São Paulo, os fazendeiros encontraram uma solução para despacharem pelo porto de Santos suas safras de café, essa solução se chamaria ferrovias. A Estrada de Ferro São Paulo
Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, idealizada pelo ilustre Barão de Mauá, tendo principiado sua construção em 1862 e inaugurada em 1867, sendo a sexta ferrovia do país a ligar a cidade de Jundiaí ao Porto de Santos. Piracicaba estaria longe de ter uma via férrea adequada, somente em 1902, após via férrea anterior a Paulista começar a apresentar dificuldades.
No dia 26 de março de 1902, principiaram as iniciais negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital, já que as Companhias União Sorocabana e Ituana apresentavam dificuldades. Foi informado a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a vontade que a cidade possuía em construir um ramal, e pediam ainda um auxílio para a construção da mesma. Esse passo inicial foi dado pelo presidente da câmara, Dr. Paulo de Moraes Barros, sobrinho de Prudente de Moraes.
Em um oficio datado do dia 14 de abril de 1902, a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, responde de forma positiva a cidade de Piracicaba, sobre a construção de um ramal ferroviário. O oficio apresenta alguns termos apresentados pela Companhia Paulista, sendo um deles alegando que fica a cargo da Câmara Municipal a escolha de um local para a construção do traçado, e que a companhia se obriga a construir o ramal no prazo de um ano após a aprovação do projeto pelo governo. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth.
O processo de aprovação e construção se estenderam por anos. No dia 23 de janeiro de 1920, a Companhia Paulista, que deveria inaugurar o ramal férreo de Nova Odessa a Piracicaba, pede uma prorrogação do prazo até o dia 31 de março de 1922, tempo em que companhia julgava suficiente para a conclusão do ramal. No dia 29 de julho de 1922, finalmente após uma viagem inaugural de trem que partiu da estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva fez o percurso vindo da capital até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário entre as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba. A inauguração contou com uma grandiosa festa em toda a cidade; uma ata do dia 22 de julho de 1922, o presidente da câmara declara que tomem conhecimento de um programa de festas a serem realizados no dia da inauguração do ramal Nova Odessa Piracicaba, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Estação da Paulista (déc. 1920)
BR SPCVP AF-PIR-EP-02 · Item · [1920]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto, provavelmente da década de 1920 ou 1930, da Estação Paulista. Na Imagem é possível observar charretes na frente da referida estação. A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Estação da Paulista (1922)
BR SPCVP AF-PIR-EP-01 · Item · 1922
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto da fase final da construção da Estação Paulista, de autor desconhecido. Na placa pendurada nas ferragens está escrito "ferragens das tesouras da plataforma - Estação da Companhia Paulista em Piracicaba - 16/05/1922". A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Estação da Paulista (déc.1930)
BR SPCVP AF-PIR-EP-03 · Item · [1930]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia da fachada da Estação Paulista. Na imagem é possível observar três homens e uma senhora, com trajes possivelmente da década de 1930. Em frente à estação, nota-se que esta já se encontra asfaltada e com arborização.
A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Passageiros na Estação Paulista (1935)
BR SPCVP AF-PIR-FM-36 · Item · 14 de agosto de 1935
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, sem informação quanto a sua procedência, que retrata o terminal de passageiros da Estação Paulista, em Piracicaba. Na imagem observa-se um trem, com a numeração 203, e em sua frente um número grande de pessoas, possivelmente passageiros de tal trem. Na parte inferior da imagem há a seguinte inscrição: "Jubilejrs Ekskursanti Aizbraucot no Piracicabas 14-VIII-35. Foto Eribergs"

Terreno
BR SPCVP AF-PIR-EP-10 · Item · 1990
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, preta e branca, de um terreno próximo a antiga estação da paulista, na imagem, é possível visualizar o espaço cercado por alambrados de arame. bem como um portão de acesso, com o mesmo material, no segundo plano, é possível visualizar ainda um automóvel estacionado e vegetação gramínea alta. Fotografia sem identificação de procedência.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-13 · Item · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, é possível observar o ramal que compõe a estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o local.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-14 · Item · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, é possível observar o ramal que compõe a estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o local.

Estação da Paulista (1996)
BR SPCVP AF-PIR-EP-16 · Item · março de 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1996 e de autoria do fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts, que registra a Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica o negativo de tal fotografia há o registro que a visita ao local foi motivado por uma vistoria de vereadores em função da realização do Carnaval de 96. Na imagem, observamos a extensão da linha dos trilhos, ao lado direito uma estrutura (provavelmente umas das plataformas), ao fundo a plataforma de embarque e desembarque, e, à esquerda um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam avaliando o local) além das vegetações do local.

Trilhos
BR SPCVP AF-FA-1996-05-02 · Item · 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996 naquele local, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Na imagem, observa-se os trilhos da estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente as que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o ambiente.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.