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Descrição arquivística
BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-94 · Item · 17 de outubro de 1921
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Resolução autorizando a Prefeitura Municipal a modificar o traçado das linhas de bondes elétricos desta cidade, entrando em acordo com a Empresa Elétrica sobre o início do serviço das modificações, de acordo com os planos e plantas aprovados pela Câmara Municipal.
Documento assinado: Sebastião Nogueiro de Lima, Fernando Febeliano da Costa, Antônio Corrêa Ferraz, Samuel de Castro Neves, João Alves Corrêa de Toledo, Henrique Rochelle Filho, Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, Ricardo Pinto Cesar, Odilon Ribeiro Nogueira e João Sampaio Mattos.

Lei sobre transways elétricos. (n.106)
BR SPCVP CMP-LRP-LRP03-91 · Item · 20 de abril de 1914
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Lei n° 106 concedendo a empresa elétrica, concessionária da iluminação pública e particular com privilégio de trinta anos para a exploração do serviço de transporte em transways elétricos dentro do município.
Documento assinado por Dr. Torquato da Silva Leitão, Antonio Augusto de Barros Penteado, Antonio de Paula Leite Filho, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, João Baptista de Castro e Odilon Ribeiro Nogueira.

BR SPCVP CMP-LRP-LRP03-51 · Item · 06 de maio de 1911
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Resolução sobre concessão de licença para construção de uma linha de transways, á vapor ou elétrica, até as divisas de Piracicaba com a de Rio Claro, cuja a construção foi concedida ao Dr. Antônio Augusto de Barros Penteado e Egon Von Frankenberg.
Documento assinado por Manoel da Silveira Corrêa, Fernando Febeliano da Costa, Dr. Coriolano Ferraz do Amaral, José Nhonho Padre, Guilherme Cesar de Mattos, Antonio Corrêa Ferraz e João Alves Corrêa de Toledo.

BR SPCVP CMP-LRP-LRP02-42 · Item · 06 de novembro de 1905
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Resolução em que o Intendente Municipal fica autorizado a concorrer com a quantia de seis contos de réis para o nivelamento da Avenida Dr. Carlos Botelho, onde o pagamento será efetuado depois do assentamento de uma linha de bonde e ocorrerá pela verba “Obras Públicas”. Documento assinado por Manoel da Silveira Corrêa, Fernando Febeliano da Costa, Barão de Rezende, Coriolano Ferraz do Amaral, Joaquim Pinto de Almeida e Manoel Ferraz de Camargo.

BR SPCVP CMP-LRP-LRP02-28 · Item · 06 de fevereiro de 1905
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Lei que autoriza o Intendente Municipal a mandar abrir as ruas da Misericórdia e Santa Cruz, até as divisas da fazenda São João da Montanha. A Lei autoriza também a construção de uma linha de bonde por conta do Governo do Estado. Documento assinado por Paulo de Moraes Barros, Manoel Ferraz de Camargo, Barão de Rezende, Francisco de Almeida Morato, Fernando Febeliano da Casta, Coriolano Ferraz do Amaral e Joaquim Pinto de Almeida.

Bonde - Esalq
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-252 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o bonde e, em cima do teto do bonde, nota-se a presença da engrenagem que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-251 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o reboque e, em cima do teto do reboque, nota-se a ausência da engrenagem existente no bonde e que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque, ao contrário do bonde, não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-250 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o reboque e, ao fundo, imediatamente junto ao reboque, o bonde. Observa-se, ainda, à esquerda e ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-249 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o bonde e, ao fundo, imediatamente junto ao bonde, o reboque. Observa-se, ainda, ao fundo e à direita, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-248 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, a parte frontal do bonde. Observa-se, ainda, à esquerda, uma estrutura de pedra onde está afixada a placa com os dizeres acima citados e, ao fundo e à direita, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.