Três cópias de Boletim de Promoção do Grupo Escolar Modelo, tal documento qualifica o aluno, mediante as notas obtidas, a matricular-se no Curso Preliminar. No anverso do documento, inscrições impressas, com destaque para os trechos: “O aluno.............em vista das notas obtidas durante o corrente ano letivo, fica com direito a matricular-se no.......ano do Curso Preliminar, em 191.....” No reverso do documento há as inscrições: “Idade do aluno, dia, mês e ano; Localidade em que nasceu, Nome do pai ou tutor, profissão do pai ou tutor e residência do aluno” (em transcrição livre).
Uma das cópias possui a assinatura do diretor Honorato Faustino de Oliveira.
Matriz de fontes, números e símbolos gramaticais e matemáticos, como símbolos de soma, subtração, multiplicação, divisão, vírgula, interrogação, exclamação entre outros, que eram utilizadas pelos alunos.
Sem títuloDuas cópias de Cadernos de Linguagem, ainda não utilizado e com os campos a serem preenchidos, podendo-se ler na parte de baixo a escrita "Piracicaba, 15 de Novembro de 1922", e no canto esquerdo "Fornecimento do Almoxarifado da Secretaria do Interior".
Sem títuloSeis cópias do documento que traz a mensagem de juramento dos escoteiros, com destaque para: “Prometo pela minha honra: proceder em todas as circunstâncias como homem consciente dos seus deveres, leal e generoso; amar a minha Pátria e servi-la fielmente, na paz e na guerra; obedecer ao Código do Escoteiro (em transcrição livre). O documento cita inclusive a íntegra do referido Código.
Sem títuloNa série “Livro de Retalhos de Honorato Faustino” encontram-se os documentos presentes em uma encadernação, composta por matérias de jornais, manuscritos e bilhetes, reunidos por Honorato Faustino de Oliveira, então diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). Tal encadernação foi doada para o Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba pelo bisneto de Honorato, o senhor Roberto de Oliveira Cardoso e por sua mãe, neta do dito diretor, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, que ocorreu em Piracicaba no dia 15 de novembro de 2022. Tal encadernação tem em seu conteúdo recortes de matérias de jornais, além de um manuscrito com o resumo da vida de Honorato com educador e cartões endereçados a ele. Ressalta-se que os recortes de jornais não foram colados na encadernação de maneira cronologia, optou-se por manter a ordem original do livro, na disposição feita por seu produtor. Tais também apresentam informações complementares, como origem, local, periódico e data, feitas de maneira manuscrita pelo próprio Honorato. “Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. ” (em transcrição livre)
Sem títuloNa série “Solenidade de Encerramento da Cápsula do Tempo” encontram-se os documentos relacionados ao evento de encerramento (ou fechamento) da Cápsula do Tempo da então Escola Normal de Piracicaba, hoje chamada de Escola Estadual Sud Mennucci. A solenidade ocorreu no dia 15 de novembro de 1922, juntamente com as comemorações da Proclamação da República e contou com um programa festivo para a ocasião.
Sem títuloNa série "Fotografias" estão os registros fotográficos encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São iconográficas que mostram tanto o colégio, seus alunos, professores e rotinas, quanto que registram Piracicaba nos anos de 1921 e 1922.
Nesta série estão presentes os objetos tridimensionais encontrados na cápsula do tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba.
Bilhete postal denominado “Fundação do Rio de Janeiro”. O anverso do bilhete traz a reprodução da obra de arte de Antônio Firmino de Monteiro, de 1881, onde reproduz como teria sido a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi a fundação do Rio de Janeiro. O documento descreve que os franceses já haviam se estabelecido no Rio, de modo que “Para expulsá-los, Estácio de Sá fortificou-se na entrada da Bahia. Com auxílio de Nobrega e Anchieta, que traziam índios; de Mem de Sá, 3º governador; da esquadrilha de Cristóvão de Barros e após as lutas nas praias de Santa Luzia, Flamengo e ilhas adjacentes, derrotou os invasores. Vitorioso, fundou Estácio de Sá a cidade no alto do morro do Castello, a 20 de janeiro de 1567, dando-lhe o nome de São Sebastião, em homenagem ao dia, que era desse santo. [...] foi capital do Sul em 1573 e 1608 e Pombal elevou-a a capital de toda a colônia em 1763. Dom João VI fez sua corte de 1808 a 1821. O presidente Dr. Rodrigues Alves saneou e aformoseou em 1904, e ela é hoje a 1ª cidade da América do Sul. “ (em transcrição livre).
Bilhete postal denominado “Anchieta e a Catechese”. No anverso do documento há a reprodução uma imagem em que o padre Anchieta está posicionado de modo a catequisar alguns indígenas nativos. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do quem era Anchieta e, brevemente, como foi a catequização para com os nativos. Destaca-se os trechos: “Na cidade de Salvador e em Piratininga (hoje São Paulo) foi professor. Nesta, da aula numa cabana de paredes de barro e coberta de sapé, onde não cabiam todos os alunos, ficando a maior parte deles ao sol e a chuva. Para ensinar os selvagens, recorria á música, compunha romances e canções sagradas que os jovens índios cantavam á noite, percorrendo a povoação. Diplomata, conseguiu juntamente com o padre Nobrega, a paz, quando os Tamoios ameaçavam destruir São Vicente e Rio de Janeiro”. (Em transcrição livre).