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Archival description
Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-192 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico centralizando um túmulo no Cemitério da Saudade. No túmulo também podemos observar flores e vários adereços, terços e imagens de figuras religiosas.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).

Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-195 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico no Cemitério da Saudade, centralizando um longo corredor com vários túmulos e árvores de ambos os lados.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).

Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-197 · Item · Julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico enfatizando um túmulo no Cemitério da Saudade, sendo possível também observarmos outros túmulos ao lado e ao fundo.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).

BR SPCVP AF-PIR-CM-12 · Item · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia da parte superior da fachada do Cemitério da Saudade, onde há detalhes da arquitetura da fachada, acima é possível visualizar o que parece ser uma ânfora ( e acompanhada de um pequeno obelisco e abaixo, ornamentos de anjos. Fotografia de Davi Negri, sem identificação de datação.

Guidotti (1968)
BR SPCVP AF-PIR-CM-17 · Item · 08 de julho de 1968
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, capturada no Cemitério da Saudade, que registra o cortejo ao prefeito Luciano Guidotti e a chegada do féretro ao local. Na imagem, a esquerda, o Bispo Aniger Francisco Melilo fala em um rádio, com o jornalista Rubens Lemert de Morais. Homens carregam o caixão de Guidotti, coberto por uma bandeira do Brasil. Francisco Antônio Coelho, Jorge Antônio Angeli, Archimedes Dutra. O prefeito Luciano Guidotti, no dia 07 de julho de 1968, enquanto estava investido do cargo.

BR SPCVP AF-PIR-CM-26 · Item · junho de 1985
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, datada do ano de 1985, com vista do portal do Cemitério da Saudade, visto de dentro para fora. A imagem registra o enterro de Maria Benedita Pereira Penezzi, ou, Ditinha Penezzi, primeira mulher eleita vereadora pelo voto popular direto da história de Piracicaba.

Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-191 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico do Cemitério da Saudade, de onde podemos observar vários túmulos de ambos os lados, bem como a cidade ao fundo.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).

Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-193 · Item · Julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico centralizando a lateral de um túmulo no Cemitério da Saudade. No túmulo, podemos observar flores e vários adereços, terços e imagens de figuras religiosas. Ao fundo, também vemos vários outros túmulos.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).

Cemitério da Saudade
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-194 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico no Cemitério da Saudade, onde vemos em primeiro plano uma grande quantidade de túmulos, bem como uma capela ao fundo.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Conforme registros da Câmara e trabalhos de historiadores e pesquisadores, o cemitério da Saudade de Piracicaba foi o terceiro na cidade a ser construído e foi formado inicialmente como um cemitério protestante. O cemitério foi solicitado porque os protestantes, no caso, luteranos, não podiam ser sepultados em cemitérios católicos. No que dispõe ao portal do cemitério, este foi arquitetado por Serafino Corso e executada por Carlos Zanotta, em 1906. À época, tal foi considerado obra inédita no mundo, com portão e ferragens de bronze, trazidos da Alemanha. A frase – que pretendeu garantir como certa uma das utopias humanas – é do professor e advogado Dario Brasil: ”Omnes similes sumus”, “todos somos iguais”. (ELIAS NETTO, 2021).