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Descrição arquivística
O Grito do Ipiranga
MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Cartão Postal denominado “O grito do Ipiranga”. Há quatro cópias deste documento existentes no acervo. Destas cópias, 2 delas encontram-se armazenadas no envelope com a ilustração do "Mapa Político" e 2 no envelope com a ilustração do "Mapa Físico".
O anverso do postal traz a reprodução do quadro de mesmo nome de Pedro Américo. Traz ainda, no canto superior direito a inscrição “ Independência ou Morte – 7 de setembro de 1822”. Do reverso do postal, consta a seguinte inscrição impressa: "No dia sete de setembro de 1922, data em que o Brasil comemora o primeiro centenário de sua independência, todos os jovens brasileiros deverão prestar á bandeira símbolo da pátria, o seguinte juramento: prometo por toda a vida amar e honrar a minha querida Pátria e pugnar por seu engrandecimento com lealdade e perseverança (em transcrição livre).

Sem título
Envelope - Mapa Político
MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-02 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Envelope ilustrado do mapa político da América do Sul. Há 2 cópias deste documento, sendo que este é usado para armazenamento do cartão postal "O Grito do Ipiranga".
Posicionado no anverso, a ilustração existente traz destaque para o Brasil, constando ainda as seguintes inscrições de cima para baixo “Lembrança do Primeiro Centenário da Independência do Brasil”, abaixo à esquerda: “Superfície. 8.485.777 Ks²”; “População 30.000.000 Habitantes"; “O Brasil tem vinte Estados, um Distrito Federal e um Território Nacional”, e abaixo à direita, “7 de Setembro de 1922”; “Comissão Executiva: Alfredo Pinto Vieira de Mello (Ministro da Justiça e Presidente da Comissão), Carlos Sampaio, Antero Pinto de Almeida, João Batista da Costa e Henrique Carneiro Leão Teixeira”. No reverso do envelope, há campos de preenchimento como: “Nome do aluno; Escola; Vila, cidade ou município e Estado”. Ainda há inscrições, como: “As crianças brasileiras”; “Respeitando os vossos pais e os vossos mestres amais o Brasil”; “Criança, não verás nenhum país como este; imita na grandeza a terra em que nasceste (Olavo Bilac). (em transcrição livre).
Na cópia de um dos envelopes dos postais, há uma nota manuscrita do Professor Honorato Faustino de Oliveira, que escreveu: "Distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo, aos alunos das escolas públicas, por ocasião do 1º centenário da nossa independência política, 1922." (em transcrição livre).

Sem título
Envelope - Mapa Físico
MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-03 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Envelope ilustrado do mapa físico da América do Sul. Há 2 cópias deste documento, sendo que este é usado para armazenamento do cartão postal "O Grito do Ipiranga".
Posicionado no anverso, a ilustração existente traz destaque para o Brasil, constando ainda as seguintes inscrições de cima para baixo “Lembrança do 1º Centenário da Independência do Brasil”, abaixo à direita, “7 de Setembro de 1922”; “O Brasil na América do Sul”; “Da Comissão Executiva do Centenário”. No reverso do envelope, há campos de preenchimento como: “Nome do aluno; Escola; Vila, cidade ou município e Estado”. Ainda há inscrições, como: “As crianças brasileiras”; “Respeitando os vossos pais e os vossos mestres amais o Brasil”; “Criança, não verás nenhum país como este; imita na grandeza a terra em que nasceste (Olavo Bilac) e “Qual a palmeira que domina ufana/ Os altos topos da floresta espessa,/ Tal bem presto há de ser, no mundo novo/ O Brasil, bem fadado (José Bonifácio)." (em transcrição livre).

Sem título
Principais Capítulos da História Pátria
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB · Subsérie · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Principais Capítulos da História Pátria” estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São treze postais alusivos aos principais capítulos da história pátria, os quais eram distribuídos pela Secretaria do Interior nas escolas públicas do Estado de São Paulo. No anverso de cada postal, consta uma ilustração de cada um desses capítulos e, no reverso, a correspondente descrição histórica do evento ilustrado. Da coleção, constam os seguintes episódios históricos: "O descobrimento do Brasil"; "A leitura do 1º capítulo de história pátria"; "Fundação de São Vicente"; "Fundação de São Paulo"; “Fundação do Rio de Janeiro"; "O Padre Nóbrega salvando catechumenos"; "Anchieta e a Catechese"; "Os Bandeirantes"; "Primeira Batalha dos Guararapes"; "A leitura da sentença aos conspiradores mineiros"; "Abertura dos portos"; "A batalha do Riachuelo"; “A batalha de Avahy".

Sem título
O descobrimento do Brasil
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhetes de postal denominado “O descobrimento do Brasil”, com o subtítulo de “22 de abril de 1500”. O anverso da imagem traz a reprodução da obra de arte de Oscar Pereira da Silva, onde retrata o desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro no ano de 1500. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior. No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi o descobrimento do Brasil. O bilhete encerra com os dizeres: “O Brasil é a maior porção territorial da América do Sul e a ele está reservado um futuro brilhante, pela riqueza de seu solo e trabalho e inteligência de seus filhos” (em transcrição livre).

Sem título
A leitura do 1º capítulo de História Pátria
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-02 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhetes de postal denominado “A leitura do 1º capítulo da História Pátria”. O anverso da imagem traz a reprodução da obra de arte de Áurélio Figueiredo, intitulada “Leitura da carta de Caminha”, onde retrata a leitura de Pero Vaz de Caminha em que lê para Pedro Alvarez Cabral e Frei Henrique Soares a carta que enviaria ao Rei de Portugal Dom Manuel sobre o descobrimento do Brasil. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do circulo central “Distribuição da Secretaria do Interior. No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do 1º capítulo da História Pátria. O bilhete explica que a carta “É o 1º documento de nossa história e descreve a chegada de Cabral á Vera Cruz.
Ainda no reverso do documento, há notações escritas pelo então diretor Honorato Faustino de Oliveira da Escola Normal de Piracicaba (Sud Menucci), que escreveu: "Ensino cívico. Davam-se estes cartões como prêmio de assiduidade, comportamento, applicação, ás creanças. Estado de São Paulo. Piracicaba. Anno de 1922."

Sem título
Fundação de São Vicente
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-03 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Fundação de São Vicente” com o subtítulo de “22 de Janeiro de 1532”. O anverso do bilhete traz a reprodução da obra de arte de Benedito Calixto, de 1900, onde reproduz como teria sido a ocupação de São Vicente, com a chegada de portugueses às terras indígenas. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Publicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do circulo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi a Fundação de São Vicente. Neste intento, destaca-se os trechos em que “Martim Affonso de Souza, de volta da exploração ao Rio da Prata, entrou no porto de São Vicente [...] aí achou bom abrigo para as naus, aguas excelentes e abundancia de arvoredo. [...] Depois de estabelecer nas planícies de Piratininga a pvoação de Santo André da Borda do Campo, regressou Martin Affonso de Souza para Portugal, deixando como seu logar-tenente a Gonçalo Monteiro. (em transcrição livre).

Sem título
Fundação de São Paulo
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-04 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Fundação de São Paulo” com o subtítulo de “25 de Janeiro de 1554”. O anverso do bilhete traz a reprodução da obra de arte de Oscar Pereira da Silva, de 1909, onde reproduz uma cena idealizada sobre a fundação da capital paulista pelos padres Manuel da Nóbrega, Manuel Paiva e Anchieta. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi a Fundação de São Paulo. Destaca-se os trechos: “Em 1512 João Ramalho veio ás costas de São Paulo, como Caramurú á Bahia. Estabeleceu-se na planície de Piratininga e casou-se com a filha do chefe Tebiriça. Martin Affonso de Souza fundou em 1532 uma colônia em Piratininga e sendo muito auxiliado por João Ramalho, nomeou-o guarda-mór dessa vila sertaneja. Piratininga quer dizer PEIXE-SECO. Esta colônia era para proteger São Vicente e servir de guarda avançada ás conquistas da civilização. Com Duarte da Costa, governador geral do Brasil, veio o padre Manoel da Nobrega que mandou fundar um colégio entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. [...] No dia 25 de janeiro de 1554 disseram a 1ª missa, é o dia da conversão de São Paulo e daí o nome que teve a vila de Piratininga. ” (em transcrição livre). O texto do bilhete postal descreve ainda que houve incêndios na antiga aldeia de Santo André da Bórda do Campo e seus moradores, usaram como refugio São Paulo, fazendo aumentar a população, o postal encerra descrevendo que “Esta é a origem da 3ª cidade da América do Sul, “a mais delicada flor de intelectualidade, crescendo viçosa, entre a mais violenta febre de progresso material jamais observado”, na frase do poeta português João de Barros”. (em transcrição livre).

Sem título
Fundação do Rio de Janeiro
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-05 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Fundação do Rio de Janeiro”. O anverso do bilhete traz a reprodução da obra de arte de Antônio Firmino de Monteiro, de 1881, onde reproduz como teria sido a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi a fundação do Rio de Janeiro. O documento descreve que os franceses já haviam se estabelecido no Rio, de modo que “Para expulsá-los, Estácio de Sá fortificou-se na entrada da Bahia. Com auxílio de Nobrega e Anchieta, que traziam índios; de Mem de Sá, 3º governador; da esquadrilha de Cristóvão de Barros e após as lutas nas praias de Santa Luzia, Flamengo e ilhas adjacentes, derrotou os invasores. Vitorioso, fundou Estácio de Sá a cidade no alto do morro do Castello, a 20 de janeiro de 1567, dando-lhe o nome de São Sebastião, em homenagem ao dia, que era desse santo. [...] foi capital do Sul em 1573 e 1608 e Pombal elevou-a a capital de toda a colônia em 1763. Dom João VI fez sua corte de 1808 a 1821. O presidente Dr. Rodrigues Alves saneou e aformoseou em 1904, e ela é hoje a 1ª cidade da América do Sul. “ (em transcrição livre).

Sem título
O padre Nobrega salvando catecúmenos
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-06 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado originalmente como “O padre Nobrega salvando catechumenos”. O anverso do bilhete traz a reprodução da obra de arte de Manoel Joaquim Corte Real, de 1843, cuja denominação da tela é “Nóbrega e seus companheiros”, onde reproduz o padre Manoel da Nóbrega e alguns missionários resgatando o cadáver de um índio que estava prestes a ser devorado em um ritual pelos tupinambás. Ante a ação dos jesuítas, os índios estão estupefatos, as mulheres furiosas e desesperadas em grande algazarra e os guerreiros olham o que os atrevidos missionários fazem (Chicangana-Bayona, 2011).
No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, da obra representada, destaca-se os trechos em que: “Persuadiam-nos a viver em paz, a evitar a embriaguez e lutavam em vão por acabar com a antropofagia, ou seja, o costume de comer a carne do inimigo. [...] um dia ouviram o alarido e o regozijo dos selvagens que iam comer um prisioneiro[...], os padres arrancaram-no das mãos algozes e foram enterrá-lo. Muito mais tarde, encantados com a bondade destes padres, vieram pedir perdão, prometendo não comer mais os prisioneiros. Mas ainda os comiam ocultamente”. (em transcrição livre).

Sem título