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Descrição arquivística
Cápsula do Tempo - Sud Mennucci
MHPPM CE-CTSM · Coleção · 1913 - 1933
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A Coleção Especial "Cápsula do Tempo do Sud Mennucci" é composta de materiais encontrados na cápsula, sejam eles documentos, desenhos, fotografias, objetos, entre outros. A Cápsula, foi encerrada no dia 15 de novembro de 1922 e aberta 100 anos depois, no dia 07 de setembro de 2022.
Na abertura da exposição "Cápsula da Tempo - Mistérios Revelados", o bisneto de Honorato Faustino doou para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma encadernação, contendo anotações, recortes de jornais e manuscritos, feito por Honorato. A referida encadernação e seus itens documentais também foram incluídos nesta coleção especial.

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Bibliográficos
MHPPM CE-CTSM-B · Série · 1913 - 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na série “Bibliográficos” estão os documentos do gênero bibliográfico, ou seja, impressos, como livros, folhetos e periódicos que foram deixados na Cápsula do Tempo da Escola Normal (Sud Mennucci) no ano de 1922.

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Revista de Educação. Vol. I - Fase I
MHPPM CE-CTSM-B-06 · Item · maio 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase I), de maio de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (Assistência dentaria escolar), Lourenço Filho (A crise da escola), Carlos Sodério (Higiene popular), Antônio Viega (Um novo trabalho manual), Dario Brasil (O civismo pela história), Silveira Santos (Pela cultura do vernáculo), Pedro Crem (O ensino ativo), Pedro de Mello (Literatura infantil), Assis Velloso (Derivadas e diferenciais), Thales Andrade (Do ensino de história), Adolpho Carvalho (Soluções e resultados) e Elvira de Moraes (O desenho e a educação visual)

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Revista de Educação. Vol. I - Fase II
MHPPM CE-CTSM-B-07 · Item · setembro 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase II), de setembro de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (O ensino ativo), Lourenço Filho (Ensino da Atenção Escolar), Carlos Sodério (Higiene popular), Pedro Crem (Nossa prosodia), Olivia Bianco (Aducação Physica), Silveira Santos (Pela cultura do vernaculo), Fabiano R. Lozano (A musica nas escolas), João Toledo (O ensino do desenho), Pedro de Mello (A unificação das normas), Antônio Viega (O trabalho manual), Mercedes de Aguiar (A memória educável), Arthur Gonçalves (Em torno da higiene escolar), Ramiro Alves (A arte na escola) e H.F. (O brinquedo de trigo).

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Revista de Educação. Vol. II - Fase II
MHPPM CE-CTSM-B-08 · Item · outubro, 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferência aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Nesta edição (Vol. II - Fase II), de outubro de 1922, são encontrados textos de Sud Mennucci (O ensino particular e o nacionalismo), Honorato Faustino (Para a pratica), Antonio Veiga (A escola moderna), Annibal da S. Santos (Da disciplina escolar), Dario Brasil (A ordem material e a ordem moral na escola), Dr. Honorato Faustino (Literatura infantil), Pedro de Mello (7 de setembro de 1922), Joaquim da S. Santos (O dialecto paulista, Correspondência infantil e Mensagens entre estudantes).

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Cápsula
MHPPM CE-CTSM-CAP · Série · 1922 - 1923
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na série denominada “Cápsula” estão os objetos tridimensionais que foram usados para criar o invólucro dos documentos armazenados por um século na parede que separa o anfiteatro do vestíbulo da entrada da então Escola Normal de Piracicaba, hoje denominada de Escola Estadual Sud Mennucci. Os dois materiais tridimensionais presentes na série são: Uma placa de mármore e uma caixa de cobre. Na série também estão documentos textuais que fazem referência a dita cápsula e/ou que dão informações sobre seu encerramento.

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Placa com Inscrições
MHPPM CE-CTSM-CAP-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Placa em mármore, complementada por uma moldura de ferro, contendo as seguintes inscrições: "Documentos históricos a serem d'aqui retirados no dia 07 de setembro de 2022". A placa é branca e as inscrições evidenciadas na cor cinza.
A placa fazia a demonstração do local do encerramento da Cápsula, e também informava a data de sua abertura.

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Cápsula (caixa de cobre)
MHPPM CE-CTSM-CAP-02 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Caixa em cobre, totalmente selada em três partes através de solda e sem qualquer tipo de acesso ao seu interior. A abertura da caixa foi realizada cuidadosamente através de uma tesoura de corte de chapa, de modo a gerar o menor impacto possível no objeto.
Tal caixa foi utilizada como cápsula, para salvaguardar os diferentes materiais nela inseridos.

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Cartas
MHPPM CE-CTSM-CTS · Série · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na série “Cartas” estão os registros deixados por alunos, professores e outras autoridades ao futuro. São um total de 16 cartas, em sua maioria destinadas a pessoas específicas, como por exemplo, a aluna Alzira Gabbi, que deixou uma carta para o prefeito de Piracicaba do ano de 2022, já Bento Lordello deixou seu recado ao futuro professor de história e Ondina Marchilli ao professor mais velho.

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Joaquim O. Gusmão - ao Diretor da Escola Normal
MHPPM CE-CTSM-CTS-02 · Item · 15 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Carta escrita por Joaquim O. Gusmão, 19 anos, missivista, ituano, solteiro e professorando da turma do Centenário da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci) em 15 de novembro de 1922. Tal carta é destinada ao Diretor da Escola Normal, como diz em texto em sua primeira folha: "Ao Excelentissímo Senhor. Diretor da Escola Normal, Saudações" (em transcrição livre). Joaquim começa seu texto escrevendo: "O que vos escrevo não é um resumo das festas do primeiro Centenário da Independência do Brasil, realizadas neste ano de 1922, para isso faltam-me muitos elementos essenciais." (em transcrição livre). Posteriormente, segue seu texto mencionando que os jornais começaram a emitir resenhas dos preparativos do festejo do primeiro Centenário da emancipação política e então passa a descrever o dia da seguinte maneira: “Pela manhã do dia 7, o Senhor. Presidente do Estado Doutor Washington Luiz compareceu com todos os membros do governo é colina histórica, ouvindo-se a sua chegada o Hino Nacional executado por um conjunto de mais de quinhentas figuras e que assumiu proporções verdadeiramente comovedoras. Depois de outras manifestações de ardente patriotismo executaram o “Poema Sinfônico das Independências” de autoria de afamado (maestro Savério De Benedectis e que constituiu conforme versão corrente – a mais formidável execução descritiva até hoje ouvida no continente americano. (em transcrição livre).

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