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Description archivistique
ATA-26/03/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-01 · Pièce · 26 de março de 1902
Fait partie de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 26 de março de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Na reunião discutiu-se sobre a necessidade de estabelecer uma nova linha férrea em Piracicaba, "que venha libertar do deficientíssimo serviço da Companhia União Sorocabana e Ituana". Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.

Trilhos
BR SPCVP AF-FA-1996-05-01 · Pièce · 1996
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao conhecido como Estação Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996 no local, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Na imagem, observa-se os trilhos da estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente as que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o ambiente.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

Estação da Paulista (1922)
BR SPCVP AF-PIR-EP-01 · Pièce · 1922
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto da fase final da construção da Estação Paulista, de autor desconhecido. Na placa pendurada nas ferragens está escrito "ferragens das tesouras da plataforma - Estação da Companhia Paulista em Piracicaba - 16/05/1922". A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Estação da Paulista (déc. 1920)
BR SPCVP AF-PIR-EP-02 · Pièce · [1920]
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto, provavelmente da década de 1920 ou 1930, da Estação Paulista. Na Imagem é possível observar charretes na frente da referida estação. A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Trilhos
BR SPCVP AF-FA-1996-05-02 · Pièce · 1996
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996 naquele local, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Na imagem, observa-se os trilhos da estação, a plataforma de embarque e desembarque, à esquerda há um grupo de pessoas (provavelmente as que estavam fiscalizando o local) e ao redor as vegetações que compõem o ambiente.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

OFÍCIO-26/03/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-02 · Pièce · 26 de março de 1902
Fait partie de COLEÇÕES ESPECIAIS

Cópia de ofício enviado pela Câmara Municipal de Piracicaba a Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No documento a Câmara expressa as razões da necessidade de construção do ramal “ligando-se a rede geral dessa Companhia em S. Jeronymo, próximo a Villa Americana, ou em outro ponto que os estudos técnicos demonstrarem ser o mais conveniente”.

“Compreendendo bem o que vai lucrar com o novo ramal, a Municipalidade de Piracicaba propõe-se a concorrer para a construção dele com a quantia que Vº Exº julgares de equidade e de razão e que sejam compatíveis com os recursos do seu orçamento”.

Grupo de autoridades
BR SPCVP AF-FA-1996-05-03 · Pièce · 1996
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Observa-se, na imagem, da esquerda para a direita: o terceiro, com a mão levantada: Luiz Roberto Pianelli (Beto Pianelli), à época, Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer; o quarto, de óculos escuros: Sérgio José Dias Pacheco, médico cardiologista; o quinto, de camisa branca: Cacá, carnavalesco; o sexto, de camisa florida: Antônio Sérgio Mariano Setten (Serginho Setten), carnavalesco. Demais pessoas não identificadas. Essas pessoas analisavam o local, em cima de um dos ramal da estação, ao fundo, um pouco distante, percebe-se alguns edifícios e ao redor, diversas árvores que compõem o local.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

OFÍCIO-14/04/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-03 · Pièce · 14 de abril de 1902
Fait partie de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ofício enviado pela Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em 14 de abril de 1902, a Câmara Municipal de Piracicaba, em resposta ao ofício de 26 de março de 1902. No documento são expostas as bases para a realização da obra de um ramal ferroviário.

Estação da Paulista (déc.1930)
BR SPCVP AF-PIR-EP-03 · Pièce · [1930]
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia da fachada da Estação Paulista. Na imagem é possível observar três homens e uma senhora, com trajes possivelmente da década de 1930. Em frente à estação, nota-se que esta já se encontra asfaltada e com arborização.
A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

ATA-27/04/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-04 · Pièce · 27 de abril de 1902
Fait partie de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da sessão extraordinária de 27 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Sessão extraordinária esta que teve a finalidade de prestar informações quanto aos resultados das negociações com a Companhia de Paulista de Vias Férreas e Fluviais. A ata lista e descreve as ditas bases para a construção, como tarifas, escolha do local, prazo, pagamento, indenização por desapropriações, isenção de impostos, aprovação e licença do governo.
Documento redigido pelo Secretário Arthur Vaz e assinado pelos presentes