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Descrição arquivística
Raphaelina A. Algodoal
MHPPM CE-CTSM-TE-MAT-04 · Item · 1992
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Raphaelina A. Algodoal, aluna da Escola Complementar de Piracicaba em 1922. Documento composto por ilustração de um castelo e ao lado uma pirâmide com cálculos.

Sem título
Livro de Retalhos de Honorato Faustino
MHPPM CE-CTSM-LRHF · Série · 1916 - 1933
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na série “Livro de Retalhos de Honorato Faustino” encontram-se os documentos presentes em uma encadernação, composta por matérias de jornais, manuscritos e bilhetes, reunidos por Honorato Faustino de Oliveira, então diretor da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). Tal encadernação foi doada para o Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba pelo bisneto de Honorato, o senhor Roberto de Oliveira Cardoso e por sua mãe, neta do dito diretor, Lurdinha de Oliveira Santos, durante a solenidade de inauguração da exposição “Cápsula do Tempo – Mistérios Revelados”, que ocorreu em Piracicaba no dia 15 de novembro de 2022. Tal encadernação tem em seu conteúdo recortes de matérias de jornais, além de um manuscrito com o resumo da vida de Honorato com educador e cartões endereçados a ele. Ressalta-se que os recortes de jornais não foram colados na encadernação de maneira cronologia, optou-se por manter a ordem original do livro, na disposição feita por seu produtor. Tais também apresentam informações complementares, como origem, local, periódico e data, feitas de maneira manuscrita pelo próprio Honorato. “Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. ” (em transcrição livre)

Sem título
Cápsula do Tempo - Sud Mennucci
MHPPM CE-CTSM · Coleção · 1913 - 1933
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A Coleção Especial "Cápsula do Tempo do Sud Mennucci" é composta de materiais encontrados na cápsula, sejam eles documentos, desenhos, fotografias, objetos, entre outros. A Cápsula, foi encerrada no dia 15 de novembro de 1922 e aberta 100 anos depois, no dia 07 de setembro de 2022.
Na abertura da exposição "Cápsula da Tempo - Mistérios Revelados", o bisneto de Honorato Faustino doou para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma encadernação, contendo anotações, recortes de jornais e manuscritos, feito por Honorato. A referida encadernação e seus itens documentais também foram incluídos nesta coleção especial.

Sem título
Gazeta de Piracicaba - 30/04/1933
MHPPM CE-CTSM-LRHF-93 · Item · 30 de abril de 1933
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Matéria do jornal “Gazeta de Piracicaba”, de 30 de abril de 1933, intitulada “Festa das Árvores”, onde, dentre outros trechos, se lê: “Ontem foi o dia escolhido pelo Departamento de Educação, para se realizar a festa das Árvores, a qual estava marcada para sábado de Aleluia. Na Escola Normal: Às 8 horas, reunidos em um dos pátios da Escola Normal, os corpos docentes e discentes da Escola de Aplicação, lentes da Normal, e muitíssimas pessoas gradas, realizou-se a festa das árvores. Achava-se igualmente presente, especialmente convidado pelos alunos do Curso Profissional, o senhor doutor Honorato Faustino de Oliveira, o distinto mestre que por muitos anos dirigiu com proficiência a antiga Normal e Anexas” (em transcrição livre).

Manuscrito de Honorato Faustino
MHPPM CE-CTSM-LRHF-98 · Item · [1932]
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Manuscrito escrito por Honorato Faustino, sem datação, mas provavelmente escrito na década de 1930, no qual ele narra sua vida e conquistas. O referido texto inicia-se da seguinte forma:

“Neste livrinho, assim como em outros de meu arquivo, está registrada, embora desordenadamente e sem observar a ordem cronológica dos fatos, a minha vida dedicada ao mister educativo da infância e da mocidade da minha terra, de 1885 a 1930. Quem tiver curiosidade e paciência de ler, ao menos por alto, o que tenho conservado a esse respeito, verá que fui dedicado à sagrada e mal recompensada missão que o destino me confiou. Cumpri o meu dever estritamente, fui entusiasta do ensino, e até a meu estudo médico, no qual me diplomei, foi aproveitado e exclusivamente dedicado às crianças e suas famílias, aos professores, que foram meus companheiros de trabalho, tudo gratuitamente. Estiveram contados nessa seleção igualmente os funcionários subalternos das escolas normais de Piracicaba e São Paulo, nas quais fui diretor a maior parte da minha existência pública. Fiz tudo quanto me foi possível a bem do ensino público paulista, com honestidade, boa vontade, não tendo poupado sacrifícios para que a minha espinhosa e árdua tarefa pudesse ter sido bem desempenhada. E o consegui, como foi sempre reconhecido pelo povo e pelas altas autoridades escolares, no que possuo também excelente documentação. Estou perfeitamente bem nesse ponto, com a minha consciência” (em transcrição livre).

Após essa apresentação, Honorato narra, de forma cronológica e detalhada, sua vida dedicada ao ensino, começando em 1884, quando a ensinava particularmente em Itapetininga, passando por sua graduação na Escola Normal da Província de São Paulo, sua nomeação em Chapadinha, em Sarapuí, atuação como diretor da Escola Complementar e da Escola Normal, ambas de Piracicaba e da Escola Normal da Praça da República.
Um dos fatos curiosos narrados por Honorato é que ele, quando professor na Escola Normal de Itapetininga, entre os anos de 1895 e 1897, deu aula para Júlio Prestes, que foi político brasileiro, nascido em Itapetininga, que chegou a ser eleito presidente da república, mas não assumiu o cargo devido a eclosão da chamada Revolução de 1930. Sobre a década de 1930. E foi também nos anos de 1930, com o contexto da citada revolução, que Honorato deixa o cargo de diretor da Escola Normal da Praça da República, nas palavras dele:

“Em 1930 houve a revolução da Aliança Liberal, que depôs o presidente Doutor Washington Luiz e não deixou o Doutor Júlio Pestes empossar-se do cargo para que tinha sido eleito. Seguia-se a anarquia governamental, surgindo á tona das águas turvas o lodo das ambições pessoais, das traições, das explosões de maus sentimentos, e eu fui vitima única e exclusivamente do feitio moral do colega que tinha dificuldade em pronunciar o nome - Lourenço Filho”. (em transcrição livre).

Honorato conta também quem em 1932, quando atuava no ginásio “11 de Agosto”, as aulas foram suspensas devido a chamada “Revolução Constitucionalista”, e também foi o período em que uma grave enfermidade o tirou da vida acadêmica.
No manuscrito há também uma listagem das obras ‘publicáveis’ escritas por ele, umas, na época, dependendo de aprovação da diretoria de instrução pública e outras de editores. Além disso, Honorato deixou registrado em seu manuscrito o nome dos professores que o ajudaram em sua formação, finalizando com um agradecimento a eles: “A todos esses saudosos artificies da minha intelectualidade aqui deixo a minha respeitosa e grata homenagem. Honorato Faustino de Oliveira” (em transcrição livre).

Correio Paulistano - 09/08/1930
MHPPM CE-CTSM-LRHF-69 · Item · 09 de agosto de 1930
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Matéria do jornal “Correio Paulistano”, de 09 de agosto de 1930, intitulada “O 50º aniversário da Escola Normal da praça da República”, que trata sobre o 50º aniversário da Escola Normal da praça da República, ocasião em que foram recebidas numerosas congratulações, dentre as quais, a da Escola Normal de Campinas, onde se lê: “É com grande satisfação e imenso júbilo que, em meu nome e, bem assim, do pessoal docente, discente e administrativo da Escola Normal de Campinas, tenho a honra de apresentar a v. s. congratulações pela passagem do cinquentenário da reabertura dos cursos da Escola Normal, que v. s. dirige, com zelo e extraordinária dedicação” (em transcrição livre).

Diário de São Paulo - 19/07/1930
MHPPM CE-CTSM-LRHF-68 · Item · 19 de julho de 1930
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Recorte do Jornal “Diário de São Paulo” de 19 de julho de 1930, da matéria intitulada “Para o Ensino Prático e Intuitivo da Geometria nas Escolas Primárias: O doutor Honorato Faustino de Oliveira inventou uma ‘caixa’ que tem dado os melhores resultados”. Como o título já apresenta, a matéria trata de uma invenção de Honorato Faustino para o ensino de geometria. Tal consistia em uma caixa com uma coleção de peças com qual “o professor fará o ensino das áreas lógicas, de maneira metódica e intuitiva, começando pela área do retângulo, passando depois para a um paralelogramo qualquer, deduzindo deste, a seguir, a área do triangulo, e deste, afinal, a do trapézio. Será um trabalho racional, não limitado apenas a regras e definições, porquanto é guiado com demonstrações que falam aos olhos e á altura da compreensão de crianças” (em transcrição livre).

Correio Paulistano - 28/09/1930
MHPPM CE-CTSM-LRHF-95 · Item · 28 de setembro de 1930
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Matéria do jornal “Correio Paulistano”, de 28 de setembro de 1930, intitulada “Festa das árvores”, que trata sobre a programação da referida festa e onde, dentre outros trechos, se lê: “Aos sons do Hino Nacional, cantado pelo Orpheon de ambas as Escolas Normais (300 vozes) iniciou-se a festa. Um grupo de 120 alunas fizeram, então, exercícios de ginástica rítmica, acompanhando-os música do professor Honorato Faustino. Esse número valeu por uma consagração”. A matéria traz ainda um retrato das alunas durante a apresentação, intitulado “O interessante número de ginástica das normalistas” (em transcrição livre).

Jornal dos Estudantes da Liga Acadêmica - 01/08/1930
MHPPM CE-CTSM-LRHF-83 · Item · 01 de agosto de 1930
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Recorte do “Jornal dos Estudantes da Liga Acadêmica”, de 01 de agosto de 1930, intitulado “Trabalhos manuais”, de autoria de Doutor Honorato Faustino, então diretor da Escola Normal da Capital. O artigo disserta acerca da importância da disciplina de trabalhos manuais nas escolas, onde inicialmente seu ensino era visto que “Ensinar a um rapaz um trabalho dessa natureza era amesquinha-lo, não o julgando capaz de preocupação mais elevada – ser bacharel por exemplo” (em transcrição livre). O texto disserta ainda sobre o costume de mães que ensinavam as suas filhas a serem “prendadas”, ou seja, quando da falta de dote, seriam ao menos boas donas de casa. Honorato expõe ainda que, a partir da inclusão desta disciplina nos currículos escolares, houve muitas exclamações de pais insatisfeitos, bem como a consideravam como uma disciplina de “segundo grupo” e que não deveria influenciar na promoção dos estudantes. Apresenta que aquele tempo fora superado, e que “Quando os dedos adquirirem adiantado grau de perícia, a substância cerebral, por seus processos misteriosos, tornar-se-á um instrumento dócil as variadas operações do espírito, e o professor notar a melhoria do aluno em todas as suas atividades” (em transcrição livre). Ao final, escreve para que, sobretudo os paulistas, orgulhem-se de ter esta disciplina em seu currículo escolar, e, ainda, lança um desafio: “Quem quiser certificar-se disso, não tem mais do que ir ver o que, sobre o assunto, se pratica nos grupos escolares, escolas profissionais e até querendo, no Liceu de Artes e Ofícios” (em transcrição livre).

Jornal do Commercio - 1929
MHPPM CE-CTSM-LRHF-67 · Item · 1929
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Recorte de jornal, intitulado “ Professor Honorato Faustino”, datado em 1929. A matéria, traz uma homenagem aos 43 anos de trabalho do professor e diretor Honorato, tecendo elogios sobre seus serviços e dedicação junto ao ensino, sobretudo ao que dispunha na direção da então Escola Normal de Capital (São Paulo). Ao final do trecho, dá ênfase que “[...] a data de hoje, evocadora de um caráter reto, de uma figura cheia de bondade evocadora das qualidades de um homem que muito fez pela Patria, educando, formando caráters, não poderia, como dissemos, passar despercebida. Nela, o Doutor Honorato Faustino receberá, por certo, inúmeras manifestações de regosijo não só de seus amigos como de todos quanto conhecem a ação proveitosa que pelo bem da coletividade vem desenvolvendo” (em transcrição livre).