Registros da solenidade comemorativa do ducentésimo décimo oitavo ano de fundação da cidade de Piracicaba, que ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, no dia 01 de agosto de 1985. Na solenidade foi entregue o título de “Piracicabanus Praeclarus” ao Sr. Antônio Lubiani e o título de “Contabilista do Ano” ao Dr. Manoel Lopes Alarcon. Na época a Câmara era presidida por Adalberto Felício Maluf. A sessão foi prestigiada por empresários, industriais, autoridades municipais (como o prefeito Adilson Benedito Maluf), civis e militares.
Registros da sessão solene, realizada no dia 27 de novembro de 1995, em homenagem a comunidade negra piracicabana, como parte das solenidades dos 300 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares. - Já se pleiteava, a época, que o dia da morte de Zumbi (20/11/1965) se tornasse feriado – A solenidade teve início com a formação da mesa, execução do hino nacional, um discurso do Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba Vanderlei Dionísio”, que ressaltou “Esta homenagem não deve ter caráter festivo e despretensioso mas deve marcar uma posição dos democratas que enxergam na questão racial a chave da democracia no Brasil. Excluir os negros do processo democrático é excluir o povo em sua maioria. O Brasil não será realmente livre e democrático enquanto não reinar a verdadeira democracia econômica e racial. Zumbi vive, a sua luta e seus ideais também”. João Manoel dos Santos, único vereador negro a época, foi um dos organizadores da solenidade, e também proferiu palavras durante o evento. A sessão do solene homenageou 35 pessoas, e também a Guarda Mirim de Piracicaba e contou a apresentação de atividades artísticas, como encenação de peça e capoeira.
Fotografias, de autoria do fotógrafo Davi Negri, que registram o 5º Campeonato Brasileiro de Balonismo, realizado em Piracicaba no ano de 1992. Tal competição teve sua primeira edição em 1988, na cidade de Casa Branca, em São Paulo e é uma das mais tradicionais da modalidade. Piracicaba também foi sede do campeonato nos anos de 2004, 2015 e 2016.
Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Davi Negri, que registram o 6º Passeio de Barcos, pelo Rio Piracicaba realizado no ano de 2003. Tal é um tradicional evento, no qual as embarcações percorrem o Rio Piracicaba, com o objetivo de destacar as belezas naturais e alertar sobre os problemas ambientais existentes.
O passeio foi criado no final da década de 1990, e tem como idealizador o engenheiro agrônomo Benedito Augusto de Moura, defensor do rio Piracicaba, falecido em 2014, que tem uma área no Bairro Taquaral denominada em sua homenagem (Lei Ordinária nº8.206). As imagens registradas nesta coleção demonstram o caráter religioso do evento, no qual a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes acompanha as embarcações e contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Moacyr José Vitti.
Na edição em questão houveram 151 embarcações oficialmente inscritas, com aproximadamente 499 pessoas embarcadas. Foram percorridos 90km, saindo da rampa do Largos dos Pescadores e chegando ao Tamanduá, em Santa Maria da Serra.
A subsérie Alistamentos (1837-1840) é formada por cópias dos alistamentos da Guarda Nacional (infantaria e cavalaria) entre os anos de 1837 a 1840.
No período regencial, a Lei de 18 de agosto de 1831 , criou as Guardas Nacionais e extinguiu os corpos de milícias e ordenanças, segundo tal lei:
Art 1° As Guardas Nacionais são criadas para defender a Constituição, a liberdade, Independência, e Integridade do Império; para manter a obediência e a tranquilidade publica; e auxiliar o Exercito de Linha na defesa das fronteiras e costas. (....)
Art 3° As Guardas Nacionais serão organizadas em todo o Império por Municípios. (...)
Art .12. Não serão alistados para o serviço das Guardas Nacionais.
1° Os Militares do Exercito e Armada, que estiverem em serviço ativo.
2° Os Clérigos de ordens sacras, que não se quiserem voluntariamente alistar.
3° Os carcereiros, e mais encarregados da guarda das prisões, e Oficiais de Justiça e Policia. (...)
Art. 13. Os cidadãos admitidos ao serviço das Guardas Nacionais serão alistados em Livros de Matricula, subministrados pela Câmara a cada uma das Paróquias, e Curatos do seu Município (...)
Art 31. As Guardas Nacionais de infantaria serão formadas dentro do distrito de cada município por secções de companhia, companhias, batalhões e legiões (...)
Art. 43. Haverá igualmente companhias, secções de companhias, esquadrões, ou corpos de cavalaria, nos lugares, em que o Governo, ou os Presidentes em Conselho, julgarem conveniente a existência desta Arma” (em transcrição livre)
Ressalta-se que tais documentos estão nas folhas finais [fl. 11-70] de um livro que foi anteriormente utilizado para registrar as Cartas de Patente de oficias da então Vila da Constituição – (BR SPCVP CMP SM SM01)
Fotografias, de autoria do repórter fotográfico Davi Negri, que registram a 68º Reunião Ordinária, realizada no dia 26 de novembro de 1998, no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba. Tal reunião, que era presidida pelo vereador Egídio Mauro Filho, foi interrompida devido a uma ameaça de bomba, como consta em Ata:
"As dezenove horas e quarenta e oito minutos a reunião foi interrompida pelo Presidente Egídio Mauro Filho, que posteriormente comunicou sobre uma ameaça de bomba no prédio, a qual foi anunciada pelo sargento PM. Gomes, do Corpo de Bombeiros da PMESP. Devido ao evacuamento do prédio, e a interrupção da reunião, todas as matérias da pauta passam automaticamente para a pauta da próxima reunião, além das matérias adiadas com prazo de retorno. Não havendo possibilidade de continuação da reunião a mesma foi interrompida às dezenove horas e quarenta e oito minutos".
Nas fotografias da ocasião é possível ver os policias fazendo uma busca no plenário e as pessoas nas frente do prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba, após a evacuação.
Na subsérie “Trabalhos Escolares: Anatomia” encontram-se os trabalhos realizados pelos alunos da então Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci) na aula de anatomia, que é a ciência que estuada a constituição e do desenvolvimento do corpo.
Os documentos da subsérie Arrematações de Bens do Conselho (1822-1857) - (BR SPCVP CMP ARR ARR01) tratam das arrematações, sejam elas de estanque, aferição, subsídios, mar a fora, cabeças, água ardentes e serviços feita pela então Vila Nova da Constituição (Piracicaba) entre os anos de 1822 e 1829 e também arrematação de conserto de rua na chamada cidade da Constituição, no ano de 1857
Câmara da Cidade da ConstituiçãoNa subsérie “Trabalhos Escolares: Artes” estão as atividades escolares realizadas pelos alunos da Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci) e suas entidades anexas, na disciplina de artes, que incluem desenhos, gravuras e pinturas.
Encadernação na qual foram registrados os autógrafos das leis, além de pareceres, redações e solicitações ligadas ao rito legislativo.