Showing 203 results

Archival description
202 results with digital objects Show results with digital objects
BR SPCVP CE-MMP-MMP02-11 · Item · 2023
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Iconografia da área externa do Mercado Municipal, onde ser vê a entrada principal do mercado, bem como a fachada e o letreiro com a inscrição: "Mercado Municipal de Piracicaba". Na imagem, há ainda quatro transeuntes. A fotografia foi registrada a partir da rua Governador Pedro de Toledo, que faz fronte a entrada principal do estabelecimento. A edificação do mercado (patrimônio histórico/cultural tombado) tem como cores predominantes o vermelho (alaranjado) e o bege (amarelado), e é composta também por vigas decoradas e pedras para seu ornamento. Sabe-se que a fachada passou por um grande processo de mudança, em sua configuração original tinha sua área externa formada por uma composição de tijolos.
Fotografia de Guilherme Leite (MTB 21.401).

Untitled
Golpe Militar (60 anos)
BR SPCVP CE-G.MIL · Collection · 1961-1984
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Os documentos da coleção especial "Golpe Militar - 60 anos", lançada no ano de 2024, trazem à luz como o golpe civil-militar de 1964 repercutiu na Câmara Municipal de Piracicaba.
Além da documentação referente à época dos acontecimentos de 1964, são expostos também papéis de 1961, quando da renúncia do presidente Jânio Quadros, mostrando como a crise gerada pela renúncia foi debatida na Casa; documentos do final da década de 1960, começo da de 1970, expondo como o recrudescimento da ditadura e o apoio ao regime se fizeram sentir na cidade e no parlamento piracicabano; e também de 1984, um ano distante vinte anos na linha do tempo, mas que ainda trazia resquícios de 1964.
Entre o final de agosto e o início de setembro de 1961, logo após a renúncia de Jânio Quadros, foram convocadas três sessões extraordinárias com o fim exclusivo de se debater a situação política nacional. A posse do vice-presidente João Goulart, o que seria o natural, não era bem vista por setores da classe política, o que fez com que se discutisse se seria permitido a ele tomar posse ou não. Se a Constituição Federal previa que o vice-presidente fosse empossado, não havia o que se discutir. Mas, se discutiu. E nas atas dessas sessões que registram tais discussões, encontram-se cinco citações às “classes armadas”, às “Forças Armadas” e às “armadas brasileiras”. Era uma questão política, a ser resolvida dentro da política, por políticos. Não por militares. Mas as referências a estes teimavam em aparecer, como foi e é recorrente na história do país, desde o surgimento da República. Sem surpresa, poderia ser um prenúncio do que iria acontecer cerca de dois anos e meio depois.
Entre março e maio de 1964, no fervor dos acontecimentos, o tema foi abordado em sessões ordinárias, cujas citações revelam o apoio ao “Manifesto dos Generais”, o entusiasmo com a “Marcha da Família com Deus e pela Liberdade”, o alívio com a “manutenção do regime democrático” e até mesmo a gratidão aos céus, através de “missa de agradecimento pelo sucesso dos últimos acontecimentos”.
Tomando a liberdade de parafrasear o dito popular: A fé move montanhas e também governos.
Ainda do ano de 1964, são destacados documentos como: convite para Lincoln Gordon, embaixador dos EUA e figura fundamental para a concretização das intenções, visitar Piracicaba; Requerimentos, endereçados a diversas autoridades nacionais, sobre os “recentes acontecimentos no país”; agradecimentos dessas autoridades (governador Carlos Lacerda, general Olímpio Mourão Filho, dentre outros) pelas manifestações da Câmara; e até um Requerimento que solicitava ao DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, “informações sobre as condições ideológicas” de um vereador e de um suplente de vereador.
Chegando ao final da década, um documento de outubro de 1969 revela o endurecimento do regime: o termo de posse do vice-prefeito, em virtude da cassação do mandato do então prefeito Francisco Salgot Castillon.
Do ano seguinte, é destacada a ata da sessão ordinária do dia subsequente à conquista da Copa do Mundo de 1970, em que há louvação à “Revolução de Março”. Ainda na exaltação ao regime, a Casa apresentava lisonjas ao então general-presidente, com a aprovação de uma bajulatória Resolução que previa a “colocação do quadro do Presidente Médici no recinto das Sessões”.
Em 1984, embora passadas duas décadas do fato, o mesmo ainda se fazia sentir. Desse ano, mais especificamente do mês de abril, mês em que estava a todo vapor a campanha das “Diretas Já”, é trazido um documento que revela o iminente momento de abertura política do país, e ao mesmo tempo traz uma triste lembrança de um vereador, cuja fala conduz a um acontecimento passado exatos vinte anos antes. Trecho de ata de uma sessão ordinária relata a fala desse vereador, que “relembrou os idos de 1964, quando fora injustamente preso”. No mesmo discurso, o vereador afirma “ter certeza de que o Brasil encontraria agora seu real caminho democrático”.
Uma observação: esse vereador de 1984 era o suplente de 1964 que teve pedida a investigação da sua “condição ideológica” pelo DOPS - Departamento de Ordem Política e Social.
Esta coleção é uma pequena amostra de documentos contidos num arco temporal de 23 anos, que se inicia em 1961 e vai até 1984. Período que marcou de forma indelével a história do país, cujas marcas se fizeram sentir inclusive em Piracicaba.

Untitled
Ata -30/09/1847
BR SPCVP CMP-AT-A08-03 · Item · 30 de setembro de 1847
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão extraordinária do dia 30 de setembro de 1847, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão assinaram um ofício para o presidente da Província sobre as pontes do Itapeva, Tijuco Preto, e estrada da Água Choca. Leram um ofício do chefe de polícia pedindo um mapa da polícia, e discutiram sobre isso. Designaram uma data para examinarem a obra da ponte e nomearam pessoas para isso.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, Melchior de Mello Castanho, Antônio Ferraz de Arruda, e Teotônio José de Melo.

Untitled
Ata - 01/11/1847
BR SPCVP CMP-AT-A08-06 · Item · 01 de novembro de 1847
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão ordinária do dia 01 de novembro de 1847, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão nomearam uma comissão para rever os papeis da presente sessão. Leram uma portaria do presidente da Província nomeando Domingos José da Silva Braga como inspetor da estrada do Paraná. Leram um requerimento de Rita Maria de Seixas pedindo carta de data.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, Melchior de Mello Castanho, João da Cunha Raposo, José Francisco de Oliveira Leme, Antônio Ferraz de Arruda, e Teotônio José de Melo.

Untitled
Ata - 03/11/1847
BR SPCVP CMP-AT-A08-07 · Item · 03 de novembro de 1847
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão ordinária do dia 03 de novembro de 1847, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão não compareceu o número legal de vereadores, por conta disso encerrou-se a sessão.
Declaração redigida pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado.

Untitled
Ata - 05/11/1847
BR SPCVP CMP-AT-A08-09 · Item · 05 de novembro de 1847
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão ordinária do dia 05 de novembro de 1847, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão o secretário apresentou as contas da assembleia, foram assinadas. Leram um requerimento de Maria Teresa informado pelo fiscal, pedindo carta de data. O Presidente declarou que era dever da câmara zelar pelo bem público, e que ansiava por uma limpeza especial nos açougues.
A câmara deliberou que oficiasse ao fiscal para cumprir as posturas.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira, Melchior de Melo Castanho, João da Cunha Raposo e João Francisco de Oliveira Leme.

Untitled
Ata - 19/11/1847
BR SPCVP CMP-AT-A08-12 · Item · 19 de novembro de 1847
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão extraordinária do dia 19 de novembro de 1847, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão assinaram um ofício para o presidente da Província enviando a cópia das atas da eleição de eleitores. Leram um ofício do vice-presidente da Província exigindo que a câmara informe acerca da necessidade que há sobre as estradas de comunicação. Leram um ofício do mesmo vice-presidente declarando a demissão do conselheiro Manoel da Fonseca Leme. Finalizaram lendo requerimento acerca de quintais, e passando mandato.
Documento redigido pelo secretário Amâncio de Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado e Ignácio de Vasconcellos Cunha Caldeira.

Untitled
Ata - 11/01/1848
BR SPCVP CMP-AT-A08-18 · Item · 11 de janeiro de 1848
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão ordinária do dia 11 de janeiro de 1848, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão leram um ofício do ex fiscal José Roiz Leite pedindo que a câmara mande pagar a quantia de $2000 a Francisco de Paula Eduardo pelo concerto do arrombamento da cadeia, no tempo em que foi fiscal, discutiram sobre isso. Leram três requerimentos pedindo carta de data e suspenderam a sessão.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Antônio Ferraz de Arruda, João da Cunha Raposo, Theodoro Zeferino Machado e João Francisco de Oliveira Leme.

Untitled
Ata - 12/01/1848
BR SPCVP CMP-AT-A08-19 · Item · 12 de janeiro de 1848
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão ordinária do dia 12 de janeiro de 1848, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão examinaram as contas do procurador e leram um ofício do inspetor da tesouraria. Designaram 600 mil reis para a matriz de Rio Claro, José Fortunato Rangel Maia pediu pagamento de custas, leram um requerimento de Francisco Gonçalves pedindo carta de data e encerraram os trabalhos da sessão.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Antônio Ferraz de Arruda, João da Cunha Raposo e João Francisco de Oliveira Leme.

Untitled
Ata - 05/03/1848
BR SPCVP CMP-AT-A08-21 · Item · 05 de março de 1848
Part of Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

Ata da sessão extraordinária do dia 05 de março de 1848, sob presidência de Elias de Almeida Prado. Em sessão arremataram as pontes do Itapeva, Tijuco Preto, e a estrada da Água Choca, em consequência determinou a câmara que fosse apregoado a ponte do Itapeva, e discutiram sobre isso. Finalizaram lendo um ofício do juiz de paz do Distrito do Norte remetendo a relação das guardas nacionais.
Documento redigido pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado por: Elias de Almeida Prado, Melchior de Mello Castanho e João da Cunha Raposo.

Untitled