Infantaria

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Infantaria

          Termos equivalentes

          Infantaria

            Termos associados

            Infantaria

              9 Descrição arquivística resultados para Infantaria

              9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 04/05/1836
              BR SPCVP CMP-AT-A04-209 · Item · 04 de maio de 1836
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 04 de maio de 1836, onde tratou-se sobre: Fizeram as nomeações dos oficiais da Guarda Nacionais, Cavalaria e Infantaria desta Vila. Discutiram sobre as contas do Procurador.
              Documento escrito pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por Antonio Fiuza de Almeida, Bento Manoel de Moraes, Manoel de Toledo Silva, Teotonio Jose de Mello, Domingos Soares de Barros e Antonio Jose da Silva.

              Ata - [15]/08/1834
              BR SPCVP CMP-AT-A04-136 · Item · [15] de agosto de 1834
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de [15] de agosto de 1834, onde tratou-se sobre: foi lido o ofício do presidente da Província em que manda ser suprimida a Segunda Companhia de Infantaria passando para a Guarda Nacionais.
              Documento escrito pelo secretário Francisco Florencio do Amaral, e assinado por Antonio Fiuza de Almeida, Bento Manoel de Morais, Antonio de Arruda Leme, Manoel de Toledo Silva e Elias de Almeida Prado.

              Ata - 23/04/1838
              BR SPCVP CMP-AT-A05-73 · Item · 23 de abril de 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão ordinária de 23 de abril de 1838, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão discutiram sobre a criação de uma sessão de cavalaria na Freguesia da Limeira, visto que existem cento e vinte e oito praças (1) de Infantaria e que muitos dessas praças apresentam desgosto de servirem na infantaria, desgosto que causa rebeldia e afeta o regulamento militar. Os oficiais (2) ficam perplexos e embaraçados em corrigir as praças. Toda essa desordem provém do comandante que é odiado pela guarda, seus parentes e amigos, assim acabam por não o respeitar. Na Vila em certas ocasiões é necessário levar ou trazer algum criminoso para a cadeia da Cabeça da Comarca (3) e os guardas de infantaria começam a se queixar alegando que esses pedidos não são de sua obrigação. Finalizaram discutindo sobre Gabriel Gomes e seu vício fraudulento.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: José Alvares de Castro; Ignacio José de Siqueira; João Carlos da Cunha; Joaquim de Marins Peixoto e Manoel da Rocha Garcia.

              1. Atualmente, no Brasil, praça é a classe Militar constituída pelos Alunos oficiais, suboficiais, sargentos, cabos e soldados e Recrutas. A principal atribuição de quem está no quadro de praças é o serviço operacional.
              2. Os oficiais ficam responsáveis pelo gerenciamento da instituição, e as praças ficam em sua maioria nas ruas.
              3. Sede da administração da comarca
              Ata - 24/10/1835
              BR SPCVP CMP-AT-A04-180 · Item · 24 de outubro de 1835
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 24 de outubro de 1835, onde tratou-se sobre: A comissão permanente dividiu as Guardas Nacionais desta Vila em duas companhias, sendo uma de cavalaria e outra de infantaria. Foram lidos ofícios e discutiram a respeito dos juízes e suas faltas.
              Documento escrito pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por Manoel de Toledo Silva, Elias de Almeida Prado, Antonio de Arruda Leme, Domingos Soares de Barros e Domingos Jose Lopes.

              Ata - 28/07/1834
              BR SPCVP CMP-AT-A04-135 · Item · 28 de julho de 1834
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 28 de julho de 1834, onde tratou-se sobre: O presidente declarou que o motivo da sessão é o ofício do vice-presidente da Província que manda suprimir a segunda companhia de infantaria, além da leitura de um requerimento
              Documento escrito pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por Antonio Fiuza de Almeida, Bento Manoel de Morais, Antonio de Arruda Leme, Manoel de Toledo Silva e Elias de Almeida Prado.

              Infantaria - Guarda Nacional
              BR SPCVP CMP-SM-SM02-02 · Item · 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Cópia do alistamento da Infantaria do serviço ordinários do ano de 1837. São listados 132 nomes, entre eles: Joaquim Antônio da Silva (major), João Francisco de [Oliveira] (capitão), Joaquim Aranha (tenente) e Inácio de Vasconcelos (alferes)

              Infantaria – Guarda Nacional
              BR SPCVP CMP-SM-SM02-08 · Item · 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Cópia do alistamento Infantaria da Vila da Constituição do ano de 1838. São listados do oficias, soldados e reservistas. Entre os nomes estão o major Joaquim Antônio da Silva.

              Infantaria – Guarda Nacional
              BR SPCVP CMP-SM-SM02-10 · Item · 1838
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Cópia do alistamento Infantaria da Vila da Constituição do ano de 1838. São listados os oficias do Estado Maior, da 1º Companhia, soldados ativos e reservistas

              Ofício - 04/05/1839
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-261 · Item · 04 de maio de 1839
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde nomeiam o cidadão José Ferraz de Campos para Alferes da Companhia de Guardas Nacionais de Infantaria da Freguesia de Limeira. Documento assinado por José Alvares de Castro, Ignácio Pereira de Camargo, João Carlos da Cunha, Ignácio de Marins Peixoto, Domingos José da Silva Braga e Manoel da Rocha Garcia.