Igreja da Boa Morte

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Igreja da Boa Morte

          Termos equivalentes

          Igreja da Boa Morte

            Termos associados

            Igreja da Boa Morte

              2 Descrição arquivística resultados para Igreja da Boa Morte

              2 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Igreja da Boa Morte
              BR SPCVP AF-PIR-CPP-19 · Item · [s.d.]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Reprodução de um possível cartão postal, com a iconografia da Igreja da Boa Morte, em Piracicaba. Na parte inferior da imagem há a inscrição: "22 - Piracicaba - Est de São Paulo - Igreja da Boa Morte". Não há informações quanto datação e procedência de tal iconografia.

              No local da atual igreja de Nossa Senhora da Boa Morte havia uma outra construção, iniciada em 1853 e concluída em 1855 pelo artista ituano Miguel Arcanjo d’Assumpção Dutra que fundara a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte em 1851. Esta Igreja era totalmente ornamentada com retábulos e arcadas Barrocas e ao seu lado funcionava um cemitério para religiosos. Em 1901, parte do colégio Assunção, que até hoje funciona ao lado da Igreja, foi destruído por um grande incêndio. Na reedificação do colégio, (com o mesmo projeto) o arquiteto Alberto Borelli incluiu nos seus planos a demolição da antiga igreja da Boa Morte e a construção de uma nova igreja no local. A ideia foi aceita pelas irmãs de São José e a construção se iniciou, provavelmente no mesmo ano, mas só foi concluída tempos depois, em 1926. Os detalhes da fachada principal são de inspiração Renascentista com nichos, óculos, janelas em arcos plenos, molduras e ordens de colunas utilizadas de maneira livre, sem a rigidez do Classicismo antigo. Possui uma cúpula bastante significativa inspirada na igreja Santa Maria Del Fiore de Florença, marco da arquitetura do Renascimento italiano. As obras da cúpula foram executadas, muitos anos após o início das obras, por Paulo Pecorari e seu sócio Romanini, sendo que este morreu na obra, numa queda do andaime. Como o Neoclassicismo do edifício se inspira no repertório do Renascimento italiano, classifica-se como Neorrenascentista. A implantação da igreja da Boa Morte foi uma das mais bem sucedidas em Piracicaba. Localizada no alto, pode ser avistada a longa distância. (IPPLAP, 2012, p. 44)

              Rua Boa Morte e a Trinity Church
              BR SPCVP AF-PIR-RAB-49 · Item · [s.d]
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Rua Boa Morte, início do século 20, à esquerda é possível ver a Trinity Church (Igreja da Trindade), primeira igreja metodista de Piracicaba, ao fundo, seguindo a calçada, à esquerda, a Igreja da Boa Morte e Assunção, existente até os dias atuais.