Hotel

Zone des éléments

Référentiel

Code

Note(s) sur la portée et contenu

    Note(s) sur la source

      Note(s) d'affichage

        Termes hiérarchiques

        Hotel

          Termes équivalents

          Hotel

            Termes associés

            Hotel

              4 Description archivistique résultats pour Hotel

              4 résultats directement liés Exclure les termes spécifiques
              Hotel Central
              BR SPCVP AF-PIR-LOC-14 · Pièce · [s.d.]
              Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Iconografia, sem informação exata quando datação e procedência, da edificação que abrigava o chamado "Hotel Central" de Piracicaba. Situado na área central da cidade, nas proximidades da Catedral de Santo Antônio, o local havia sido, anteriormente, residência de Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, e palco de importantes acontecimentos históricos, como o juramento da Constituição Imperial no dia 25 de abril de 1824. O hotel, inaugurado no início século XX, era um espaço social de Piracicaba e pioneiro em quesitos referentes a hotelaria. Foi demolido em 1982.

              BR SPCVP CMP-LRP-LRP04-107 · Pièce · 06 de fevereiro de 1922
              Fait partie de Câmara Municipal de Piracicaba (Fundo)

              Lei dispondo que os funcionários de hotéis e restaurantes com pouso ficam obrigados a fazer, em livro especial, o registro diário, de seus hóspedes, declarando nome, idade, filiação, profissão, procedência e destino, sendo o infrator da Lei multado em 50#000. Documento assinado: Sebastião Nogueira de Lima, Fernando Febeliano da Costa, Antônio Corrêa Ferraz, Luiz R. de Moraes, Samuel de Castro Neves, Odilon Ribeiro Nogueira, Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, Ricardo Pinto Cesar, João Alves Corrêa de Toledo e João Sampaio Mattos.

              Praça e Quarta Matriz de Santo Antônio
              BR SPCVP AF-PIR-CSA-28 · Pièce · [déc 1930]
              Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografia representando a praça José Bonifácio, provavelmente no final dos anos 1930. É possível ver muitos bancos espalhados defronte a antiga Matriz, além da edificação do extinto Hotel Central. Esta edificação é a quarta de cinco construções que tiveram a igreja, dado que "em 17 de janeiro de 1939, às 5 horas da tarde, a Catedral se incendiou por causa de um monte de palhas secas amontoadas numa tribuna. As paredes resistiram, mas o interior foi destruído. Em consequência do incidente, a Diocese de Piracicaba foi criada em 1944 com a igreja em ruínas. Dois anos após, em 1946, o edifício foi totalmente demolido para a construção de uma igreja maior, que pudesse sediar a nova Diocese" (Guerrini, 1970; Vitti, 1989; Carradore, 1998 citados por IPPLAP, 2012).