Funeral Luciano Guidotti

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Funeral Luciano Guidotti

          Termos equivalentes

          Funeral Luciano Guidotti

            Termos associados

            Funeral Luciano Guidotti

              4 Descrição arquivística resultados para Funeral Luciano Guidotti

              4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Falecimento de Luciano Guidotti (1968)
              BR SPCVP AF-PIR-FM-54 · Item · 08 de julho de 1968
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografia tirada na frente da Catedral de Santo Antônio, onde ocorreu a Missa de Corpo Presente de Luciano Guidotti. Há muitos populares na praça na frente da igreja, também há um carro vermelho dos bombeiros e muitas flores. A imagem registra o ritos de pesar pelo falecimento do prefeito Luciano Guidotti, que faleceu no dia 07 de julho de 1968, enquanto estava investido do cargo.
              Luciano Guidotti (1903 – 1968) nasceu em Avaré (SP) e ocupou o cargo de prefeito duas vezes em Piracicaba, o primeiro mandato sendo de 1956-1960 e o segundo de 1964-1968. Era um prefeito muito popular, que também já havia sido diretor do Lar dos Velhinhos. No dia 7 de julho de 1968, após voltar de um almoço no Lar dos Velhinhos, teve um ataque no miocárdio e veio a óbito. A cidade lhe rendeu a maior homenagem que um homem público poderia receber. Seu funeral foi o de um verdadeiro estadista. Foi o maior funeral até hoje registrado na história de Piracicaba. Para se ter uma ideia, o enterro saiu da Catedral de Santo Antônio, e subiu a Rua Moraes Barros. Seu corpo estava chegando ao Cemitério da Saudade e ainda havia gente saindo da Igreja. A população formou uma 'parede humana’ nas calçadas em toda a extensão da Moraes Barros (IHGP, 2003, p. 25).

              Foto 01
              BR SPCVP AF-FT-1968.FLG-01-01 · Item · 07 de julho de 1968
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Fotografia tirada ao ar livre, em frente a uma relojoaria “Tedesco”. O foco da imagem são pessoas carregando um caixão com uma bandeira por cima dele. Da esquerda para a direita encontram-se: De perfil, olhando para trás, com os braços ao lado do corpo, e cabelos para trás vereador Newton da Silva; segurando o caixão, olhando para a câmera, Francisco Antônio Coelho; atrás dele, de terno mais claro com listras, pouco cabelo e bigode, Arthur Afonso; no centro, atrás do caixão, o menor da foto, Jorge Antônio Angeli; mais trás, olhando para baixo, com a boca entreaberta, deputado federal João Pacheco Chaves; também segurando o caixão, com cabelo e bigode escuro, Elias Sallum e na direita, segurando o caixão, de terno escuro e gravata listrada, Nélio Ferraz de Arruda. Há muito populares acompanhando o trajeto do corpo, ao fundo na direita encontram-se dois guardas fardados.

              Foto 04
              BR SPCVP AF-FT-1968.FLG-01-04 · Item · 07 de Julho de 1968
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Foto tirada da lateral do percurso do caixão. Na fileira da frente da foto, da direita para a esquerda encontram-se: Francisco Antônio Coelho; Felisberto Pinto Monteiro, de cabelos grisalhos e óculos de armação fina e Arthur Afonso de Toledo Almeida, de terno listrado. Na fileira de trás, da direita para a esquerda: Nélio Ferraz de Arruda, com os cabelos penteados para trás; Archimedes Dutra (5), de cabelos escuros enrolados e óculos de armação grossa e Elias Sallum, de terno claro e cabelo e bigode escuros. Atrás há muitos populares e crianças olhando o trajeto. Em cima do caixão há uma bandeira com o brasão de Piracicaba.

              Foto 05
              BR SPCVP AF-FT-1968.FLG-01-05 · Item · 07 de Julho de 1968
              Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

              Na foto encontram-se quatro pessoas, da esquerda para a direita: João Guidotti, de perfil ainda dentro do automóvel; professor Francisco Salles, descendo as escadas e uma mulher e um homem não identificados, usando roupas claras. Na lateral do automóvel lê-se: “FORÇA PÚBLICA. 169. CORPO DE BOMBEIROS”.