Escola de Primeiras Letras

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Escola de Primeiras Letras

          Termos equivalentes

          Escola de Primeiras Letras

            Termos associados

            Escola de Primeiras Letras

              4 Descrição arquivística resultados para Escola de Primeiras Letras

              4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 01/09/1829
              BR SPCVP CMP-AT-A03-32 · Item · 01 de setembro de 1829
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 01 de setembro de 1829, onde foi realizada representação ao vice-presidente sobre o estado da escola de primeiras letras e os deveres de seu professor. O vereador José Alvares de Castro propôs que se mandasse fazer um armário com fechadura para guardar os papéis e livros da edilidade.
              Documento registrado e escrito por Joze Rodrigues de Cerqueira Cezar e assinado por Oliveira, Castro, Silva, Correa, Botelho e Gurgel.

              Ofício - 06/05/1836
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-203 · Item · 06 de maio de 1836
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde informam sobre terem nomeado recentemente, através do artigo 94 da Lei de 18 de agosto de 1833, um Promotor e Secretário para a Guarda Nacional do Município, bem como indagam ao Presidente se os nomeados devem ou não prestar juramento, pois a questão não é esclarecida na Lei, e caso devam, se é através da Câmara ou do Juiz de Paz. Os membros também informam terem feito publicar o Edital pelo qual mandou por a concurso a Escola de Primeiras Letras criada na Freguesia de Limeira. Documento assinado por Antônio Fiuza de Almeida, Bento Manoel de Moraes, Manoel de Toledo e Silva, Domingos Soares de Barros, Antônio José da Silva e Theotônio José de Mello. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ofício - 12/01/1832
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-105 · Item · 12 de janeiro de 1832
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, discorrendo sobre uma Circular do mesmo recebida pela Câmara, se tratando da vacina das bexigas, onde muitas pessoas foram vacinadas graças ao envio de pús vacínico pelo Governo, sendo que apenas um dos envios não produziu efeito, de certo por chegar deteriorado. O documento também cita um Decreto da Regência a respeito das Escolas de Primeiras Letras, requerendo vigilância da Câmara da conduta dos professores e andamento dos alunos, sendo que desde que vagou a cadeira pela desistência do ex Professor Padre José Maria de Oliveira, ninguém mais a preencheu. Documento assinado por José Caetano Rosa, Elias de Almeida Prado, Pedro Leme de Oliveira, José Alvares de Castro e Joaquim Antônio da Silva. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.

              Ofício - 13/04/1837
              BR SPCVP CMP-OF-OF01-218 · Item · 13 de abril de 1837
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde informam que, em vista de se achar vago a função de um responsável pela educação dos jovens, os membros convidam para suprir a Cadeira de Primeiras Letras o renomado Francisco José Machado, que com dificuldades teve de abandonar sua casa e família para viajar à Vila da Constituição e prestar o exame previsto para se assumir o cargo. A Câmara, reconhecendo as dificuldades com gastos e responsabilidades familiares, pedem para que o Presidente guarde as formalidades requeridas por Lei e proceda na oficialização do dito Francisco como professor, para que assim os jovens possam rapidamente serem providos da necessária educação. Documento assinado por José Alvarez de Castro, Theotônio José de Mello, Joaquim de Marins Peixoto, Ignácio José de Siqueira e Francisco de Toledo e Silva. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.