Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 18 de março de 1965 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento textual, datilografado, periódico (jornal), 54,5cm x 39cm, 1 página.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Diário de Piracicaba, de 18 de março de 1965 (quinta-feira)
A edição do Diário de Piracicaba de 18 de março de 1965, traz a seguinte manchete em destaque na capa: “PERITO DA POLÍCIA TÉCNICA DEVERÁ VIR HOJE A PIRACICABA PARA CONSTATAR INCLINAÇÃO DO PRÉDIO DA COMURBA – Diretor da Comurba manteve contato telefônico com o dr. Ernesto de Araújo, perito criminal que virá observar <<in loco>> a anomalia registrada”. Tal matéria tem o seguinte trecho em destaque: “Em virtude da notícia estampada por este Diário em edição anterior, sobre a constatação de inclinação no bloco remanescente do Edifício Luiz de Queiroz constatação essa feita através de teodolito, por particulares mas entendidos no manejo desse aparelho de precisão, o dr. Alberto Coury, um dos diretores da Comurba, segundo fomos informados, estabeleceu contato telefônico, ontem, com o dr. Ernesto de Araújo, perito criminal da Polícia Técnica. Na oportunidade, transmitiu a notícia estampada pelo DIÁRIO DE PIRACICARIA, solicitando, por outro lado, a vinda daquela autoridade a Piracicaba, a fim de que o mesmo faça uma verificação para constatar oficialmente o que há a respeito da noticiada inclinação do bloco remanescente”
Ainda na capa, tem-se um COMUNICADO da diretoria da empresa Comurba, com o seguinte teor: “A Companhia de Melhoramentos Urbanísticos — «Comurba» vem a público para informar que, estando o Edifício «Luiz de Queiroz» entregue às autoridades policiais e aos srs, peritos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, não pode tomar nenhuma atitude nem fazer qualquer manifestação enquanto não for elaborado o laudo pericial que decidirá do destino do remanescente do prédio. Cabe-lhe colaborar com as autoridades e os peritos, o que tem feito sem a mínima restrição, atendendo à todas as solicitações que lhe foram dirigidas, fornecendo os elementos solicitados pelos técnicos e remetendo o concreto requisitado, já tendo enviado para exame mais de uma dezena ' de caminhões de material, não existindo, no momento, nenhum pedido a atender. Envidou todos os esforços no sentido de liberar a área comercial da rua São José, como o sabem os comerciantes ali estabelecidos. Tão logo seja concluído o laudo e decidido do destino do prédio, com a entrega destas à «Comurba», serão adotadas as providências que se fizerem necessárias, após deliberação da assembleia de acionistas. Piracicaba, 17 de março de 1965. A Diretoria”
A parte ao conteúdo referente ao edifício Comurba, a edição traz também outros assuntos tais como: “Piracicaba lidera alto custo de vida – triste primazia para nossa terra – comparação dos preços do pão em nossa terra e Sorocaba” e “Autoridades do Poder Judiciário hospedadas pelo Prefeito Municipal”
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 11 de outubro de 2024.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição: Setor de Gestão de Documentação de Arquivo - Câmara Municipal de Piracicaba
Entidade custodiadora: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)