Mostrando 861 resultados

Descrição arquivística
Coleções Especiais
Visualizar impressão Visualizar:

858 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

27/06/1924

Minuta de ofício enviado pela Comissão Municipal de Defesa Agrícola de Piracicaba a Sebastião Nogueira de Lima, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 27 de junho de 1924. No ofício é solicitada a convocação de uma sessão extraordinária para que sejam decretadas as medidas que se fazem necessárias no combate da praga do café.

Comissão Municipal de Defesa Agrícola

<<“Cantos Escolares”>> - [s.d.]

Recorte de jornal, intitulado “Cantos Escolares”, não há indicação de data nem de origem dos recortes. A matéria, em síntese, agradece o recebimento de uma cópia da coletânea de cantos infantis, criada por Honorato Faustino para ser cantado a duas, três e quatro vozes, em corais de escolas primárias. Cita que “É um trabalho que merece a atenção dos professores do nosso Estado, pois é ele um repositório de cantos fáceis, arranjados com carinho e proficiência, que muito contribuíram para o despertar na alma infantil o gosto pela arte do canto, e consequentemente, amenizar e incentivar o estudo da música” (em transcrição livre).

<<“Cantos Escolares”>> - [s.d.]

Recorte de jornal, intitulado “Cantos Escolares”, não há indicação de data nem de origem dos recortes. A matéria, em síntese, agradece o recebimento de uma “delicada dedicatória” e uma cópia do fascículo de cantos infantis, que contêm 12 cantos de música e letra criadas por Honorato Faustino.

<<Escola Normal da Capital>> - 1928

Recorte de jornal, de matéria intitulada “Escola Normal da Capital: festa de formatura dos professorandos de 1928”. Não há indicação de data nem de origem de tal recorte. A matéria versa sobre a festa de formatura dos professorandos da Escola Normal da Capital, de 1928, realizada no Teatro Municipal. Segundo consta, no palco encontravam-se alunos, participantes do coral, e em uma mesa as altas autoridades estaduais, o diretor e professores. Na festa houve a execução do Hino Nacional, entrega dos diplomas, execução de músicas, sobre a regência do maestro Mozart Tavares Lima e a entrega do prêmio “Prudente de Moraes”.

<<Escola Normal da Capital>> - [s.d.]

Recorte de jornal, de matéria intitulada “Escola Normal da Capital: a nova direção desse importante estabelecimento de ensino”. Não há indicação de data nem de origem de tal recorte. A matéria informa que, devido a exoneração do senhor Carlos A. Gomes Cardim, Honorato Faustino de Oliveira havia sido nomeado para diretor da Escola Normal da Capital. Segundo consta: “Esse ato do governo premiando o esforço de um dos mais velhos servidores á causa da instrução a qual prestou serviços relevantes, e sobremodo louvável e por certo motivo de satisfação intensa para todos os professores e alunos do estabelecimento que ora dirige” (em transcrição livre).

<<Escola Normal>>

Matéria de jornal, sem indicação de data nem de origem, intitulada “Escola Normal”, que notícia a fundação no Rio de Janeiro de uma revista, com este nome, dirigida pelo médico Barbosa Viana, professor da Escola Normal do Distrito Federal e lente da Faculdade de Medicina. “Impressa em ótimo papel, materialmente bem-feita, elegante e abrigando colaborações de todos os professores das Escolas Normais do país, tem como principal objetivo promover o congraçamento de todas elas, servindo-se com traço de união entre os corpos docentes respectivos” (em transcrição livre).

<<Escola Normal>>

Matéria de jornal, sem indicação de data nem de origem, intitulada “Escola Normal”, que apresenta uma estatística dos trabalhos manuais e confeccionados na Escola Normal e em seus estabelecimentos anexos,

<<Escola Normal>> - [s.d.]

Matéria de jornal, sem indicação de data nem de origem, intitulada “Cantos Escolares”, onde se lê: “Acabam de aparecer, enfaixados num folheto, os cantos escolares, para orpheon, a 2, 3 e 4 vozes, que o distinto educador, dr. Honorato Faustino, diretor da Escola Normal da capital, há muito vinha ensinando aos alunos das escolas por onde tem passado, com música e letra de sua autoria. Trabalho feito nas poucas horas de lazer que lhe deixa o cargo, porém vazados todos com muito carinho e com muito amor”. (em transcrição livre)

<<Escoteiro e Preciosa colaboração>> -[s.d.]

Conjunto de recortes de publicação, são dois recortes, com contexto que indicam que possuem relação, em ambos, não há indicação de data nem de origem dos recortes. O primeiro, à esquerda, está intítulado “Escoteiros” e subtitulado “ (Ao professor Octavio N. de Carvalho) ” que consiste em um poema, de autoria de Honorato Faustino, já o segundo, intitulado “Preciosa colaboração”, é uma nota do jornal, informando que naquele dia iniciava a colaboração de Honorato no jornal: “Com uma delicada poesia didática, inicia hoje a sua colaboração nesta folha o senhor Honorato Faustino de Oliveira [...] É uma preciosa aquisição para o nosso jornal essa colaboração, pois que o doutor Honorato Faustino, ilustre médico, distinto educador e fino cultor da música, é um dos mais apreciados escritores didáticos de São Paulo e espiríto de aprimorada cultura.” (em transcrição livre).

Segue o texto poético na integra:

“– Eu quero ser escoteiro,
Mamãesinha. – Isso é conforme...
Traga este mês boas notas,
E terás teu uniforme.

– Aqui está meu boletim,
Mãesinha do coração:
Tem doze em comportamento,
Exame e aplicação.

Filhinho, estou satisfeita!
Um abraço, e vai ligeiro
Escolher o fardamento,
Para seres escoteiro.

O Pedrinho foi á loja,
Contente e entusiasmado
Com tanta felicidade,
E de lá veio fardado.

– Afora, Pedrinho, escuta,
Disse a mãe. O escotismo
É uma bela instituição,
É uma escola de civismo.

Quem o seu “Código” cumpre,
Será honrado nesta vida,
E prestará reais serviços
A nossa Terra querida.

Honorato Faustino (em transcrição livre) ”.

Resultados 1 até 10 de 861