Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 06 de novembro de 1965 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento textual, datilografado, periódico (jornal), 54,5cm x 39cm, 3 páginas.
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Diário de Piracicaba, de 06 de novembro de 1965 (sábado)
A edição do Diário de Piracicaba de 06 de novembro de 1965, traz as seguintes manchetes: “PERMANECE ENVOLTA EM MISTÉRIO UM ANO DEPOIS”, “<<PROBLEMA DA COMURBA VEM SE ARRASTANDO HÁ UM ANO>> - Seis meses seria tempo mais de que suficiente para a conclusão do laudo – <<Espantalho>> no centro da cidade” e “DIRETOR DA COMURBA: ‘AGUARDANDO LAUDO PARA CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA” – Para o dr. Raul Couri a tendência é reconstruir a ala que desabou – Quanto aos acionistas: em compasso de espera”. Há também uma nota, à esquerda, abaixo da imagem do bloco remanescente que diz: “Fala-se no aproveitamento do bloco remanescente do edifício sinistrado. Mesmo não se considerando as possíveis condições de segurança, há condições psicológicas para tal? ” E outra nota, à direita, abaixo da imagem de um helicóptero dizendo a seguinte informação: “Não faltaram encenações nos dias que se sucederam à tragédia da Comurba. Até helicóptero apareceu em Piracicaba”.
As notícias versam sobre a falta de esclarecimentos e providências acerca do desabamento do Edifício Luiz de Queiroz, tendo uma delas a declaração do prefeito municipal Luciano Guidotti: “Não pude fazer nada para solucionar esse problema que se criou para a cidade, pois ainda está em andamento processo criminal, porque houve vítimas, envolvendo grande responsabilidade dos executores da obra. É considerável o prejuízo à cidade provocado pelo desastre. Apesar de estar voltando paulatinamente ao ritmo normal, o setor de construções sofreu retração. Não muito grande, mas sofreu. Aos poucos recupera-se a confiança, pois as demais construções não oferecem motivo para preocupações, no tocante aos edifícios de muitos pavimentos [...]. Mas tenho a impressão de que o caso está se arrastando. Já devia ter sido resolvido esse problema. Seis meses era tempo mais do que suficiente para o laudo completo sobre as causas do desabamento”.
E ainda sobre a falta de esclarecimentos e providências, na segunda página, após a notícia, encontra-se a seguinte informação: “Encerrando estas notas, reiteramos: o DIÁRIO DE PIRACICABA nunca se omitiu diante deste problema; voltará ao assunto quantas vezes julgar necessário, até que tenhamos soluções para livrar a cidade do espectro do desastre de 6 de novembro, até que se conheçam as conclusões também definitivas sobre a tragédia que enlutou a cidade”.
Contudo, na terceira folha, o diretor da Comurba em resposta sobre em que condições se encontrava a diretoria da empresa disse: “Estamos aguardando a conclusão do laudo pericial para a convocação de assembleia de acionistas, a qual decidirá sobre as providências a serem adotadas quanto ao remanescente do prédio e a área da parte que desabou, bem como sobre outras medidas [...]. Se o laudo não apontar falhas será tentada uma composição com os acionistas. A tendência, segundo tenho observado entre os diretores e acionistas, é de se reconstruir a parte que veio abaixo”.
A parte ao conteúdo referente ao edifício Comurba, a edição traz também outros assuntos tais como: “Noticiário Oficial da Prefeitura Municipal de Piracicaba – Expediente do dia 5 de novembro de 1965 – Requerimentos despachados”, “Encontro das Associações Comerciais da Região Centro-Oeste do Estado”, “Apreensão de Animais”, “Plantão das Farmácias”, “Comissão Municipal de Trânsito”, “Seção de Ligação de Rede de Esgotos Domiciliar”, “Instituto Cultural “Ítalo-brasileiro”, “Instala-se hoje em Piracicaba a XI Concentração Regional de Contabilistas do Estado”, “Companhia Paulista de Força e Luz”, “Os Círculos de Cultura e Alfabetização de Adultos no Piracicamirim”, assim como alguns anúncios.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 21 de outubro de 2024.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição: Setor de Gestão de Documentação de Arquivo - Câmara Municipal de Piracicaba
Entidade custodiadora: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)