Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 10 de novembro de 1964 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Documento textual, datilografado, periódico (jornal), 54,5cm x 39cm, 2 páginas.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Diário de Piracicaba, de 10 de novembro de 1964 (terça-feira)
A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 10 de novembro de 1964, traz uma nota explicativa, intitulada “CIRCULAÇÃO DESTE DIÁRIO”. O fato da primeira notícia sobre a queda do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), ser apenas veiculada dias após o trágico acontecimento, pode causar estranheza, mas é explicado nesta referida nota. As instalações do “Diário de Piracicaba” localizavam-se nas imediações da Praça José Bonifácio, local este que foi interditado após o desmoronamento do COMURBA. O jornal voltou a circular no dia 10 de novembro de 1964, com a ajuda de terceiros e maquinários emprestados. “(...) mais uma vez apelamos para a compreensão de nossos leitores e anunciantes, com relação às nossas falhas. Mesmo porque ainda não sabemos se será possível nestas condições, a feitura de edições diárias, se perdurar por muitos dias o impedimento de nossas oficinas”. No final da página, uma nora complementa a informação “Enquanto perdurar a interdição do local aonde se situam nossas instalações, a redação do Diário de Piracicaba funcionará na Rua 13 de Maio n.562 (antiga redação da Tribuna de Piracicaba, ao lado do Grupo Escolar Moraes Barroas) Telefones 2121 e 3155”
A manchete em destaque, na capa, tem o seguinte título “SERÁ DECIDIDO SÁBADO O DESTINO DO QUE RESTA DO EDIFÍCIO SINISTRADO”, e é acompanhada de uma ilustrativa fotografia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba) após a queda. Na matéria são expostos fatos sobre a tragédia e suas repercussões: Na Câmara Federal, pronunciamento da tribuna cobrava maior fiscalização sobre obras de construção de prédios e maior rigor na segurança. Já o CREA, em nota, afirmou “(...) não ser da sua alçada a apuração de responsabilidades, em ocorrências de tal natureza”. A matéria também informa que a parte que restou intacta do edifício permanece em observação, e dá destaque as vítimas da tragédia: “No dia 7, foram sepultados os corpos das seguintes pessoas vitimadas no sinistro: Emília Alonso Crivelari, Fátima Lúcia Pereira Coroa, Maria do Carmo M. Pereira, Delia de Jesus Marcos Pereira, Almerinda Jesus Marco Pereira Coroa, Ana Izabel Marco Pereira, Adair Ribeiro Filho, Clovis Galvani, Ludovico Felipe Antonio Neder, Nestor Gilberto de Lima, Afonso Mendes de Barros, Gilberto Sizzoto, José Jesuino da Silva, José Ignácio, Maurílio Custódio. Sepultados dia 8: Olívia Rizzo, Benedito Eleutério, Jair Rodrigues, Antonio Fernandes, Clarice Prudente Carrel, José Pizinato, Mário Martins, Noberto Foguel. Durante o dia de ontem, até as primeiras horas da noite haviam sido retirados de sob os escombros os corpos de Herculos Luiz Gonçalves e José Carlos Botão, os quais haviam sido removidos para o necrotério da Santa Casa, juntamente com outros três corpos não identificados. Os corpos de José Francisco Teles, Felisberto Mortioni e Eduardo Tumyu Kida, foram removidos, o primeiro para Campinas, os dois últimos para São Paulo, onde já foram sepultados” (transcrição literal do jornal, a grafia dos nomes das vitimas apresenta-se de forma distinta em outros documentos)
Também na capa, as seguintes notícias:
NENHUMA INCLINAÇÃO NO EDIFÍCIO SINISTRADO - “Consonante já noticiamos, teodolitos foram instalados no Fórum e no Clube Coronel Barbosa, a fim de observar os níveis do bloco restante do Edifício Luiz de Queiroz. De duas em duas horas são feitas novas observações, sabendo-se que não foi registrada nenhuma inclinação do prédio em questão”
O GOVERNADOR EM PIRACICABA - “Não vamos discutir o lamentável episódio o que for necessário será feito” – tratando da visita do governador Adhemar de Barros a Piracicaba.
AVISO À PRAÇA - Informando que o Banco Industria e Comércio de Santa Catarina, S/A, está funcionando provisoriamente em outra localidade, devido à interdição de sua agência localizada na Praça José Bonifácio.
Na página subsequência, outras notícias sobre a tragédia e suas consequências:
MOVIMENTO GERAL EM PROL DAS VÍTIMAS DA CATÁSTROFE - “Um dos aspectos dolorosas da catástrofe será, por certo, a da situação de desemparo a que ficaram reduzidas muitas famílias de operários acidentados”
SUSPENSO O NOSSA POSTO DE TROCAS DO TALÃO DA FORTURA - devido as interdições na Praça José Bonifácio, “desta forma a nossa colaboração ao certame instituído pelo Governo do estado permanecerá interrompido até que voltemos às nossas instalações efetivas” (Diário de Piracicaba)
RESPEITAND O LUTO DA CIDADE A CÂMARA NÃO SE REUNIU - “Em sinal de pesar pelo trágico acontecimento verificado sexta-feira última em nossa cidade, a Câmara Municipal de Piracicaba deixou de realizar a sua sessão ordinária de ontem”
Na sessão intitulada “PEQUENAS NOTÍCIAS” consta: - Donativos da colônia japonesa, em socorro a vítimas do desabamento, entregues pelo sr.Musahi Nishimura – Distribuição de alimentos feita pelo Restaurante Brasserie, aos homens que trabalham na remoção dos escombros.
Consta também convites à missa de sétimo dia de vítimas da tragédia.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 08 de outubro de 2024.
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição: Setor de Gestão de Documentação de Arquivo - Câmara Municipal de Piracicaba
Entidade custodiadora: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP)