Registro de ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde, por autorização do mesmo, criam uma Sessão de Cavalaria composta de 27 pessoas para a Freguesia de Limeira, restando apenas o Presidente decidir se esta Sessão ficará subordinada à Companhia de Cavalaria da Vila da Constituição ou se será considerada como um Corpo à parte. Documento assinado por José Alvarez de Castro, Francisco de Toledo e Silva, Manoel da Rocha Garcia, Ignácio José de Siqueira, Joaquim de Marins Peixoto, Domingos José da Silva Braga e Antônio Venerando Teixeira.
Cavalaria
14 Descrição arquivística resultados para Cavalaria
Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde representam sobre a necessidade de criação de uma Companhia de Cavalaria na Freguesia de Limeira, pois há um crescente desgosto entre um expressivo número dos 128 Guardas Nacionais de Infantaria, desejosos por servirem em uma praça de Cavalaria, até mesmo havendo rumores de protesto entre estes. Havendo também número suficiente para se manter guardas na Infantaria, a Câmara vê esta demanda como uma justa requisição. Registro feito pelo Secretário da Câmara José Lopes de Siqueira.
Cópia do alistamento da sessão da Cavalaria da Guarda Nacional do Freguesia de Limeira
Cópia do alistamento da Cavalaria da Guarda Nacional do Freguesia de Limeira.
Cópia do alistamento das Guardas Nacionais da Cavalaria da Vila da Constituição do ano de 1838. São listados 92 nomes, sendo 32 da reserva. Entre os nomes listando estão: Antônio Fiuza de Almeida (capitão), Francisco Florêncio do Amaral (tenente), Francisco de Toledo e Silva (alferes) e Joaquim Coelho (1º sargento).
Cópia do alistamento Companhia da Cavalaria das Guardas Nacionais da Vila da Constituição do ano de 1839 (sessão de 04 de maio de 1839). São listados os oficias, soldados e reservistas. Entre os nomes listados estão: Antônio Fiuza de Almeida (capitão), Francisco Florêncio do Amaral (tenente), Francisco de Toledo e Silva (alferes) e Joaquim Coelho (1º sargento).
Cópia do alistamento Companhia da Cavalaria das Guardas Nacionais da Vila da Constituição do ano de 1838. São listados os oficias, soldados e reservistas. Entre os nomes listados estão: Antônio Fiuza de Almeida (capitão), Francisco Florêncio do Amaral (tenente), Francisco de Toledo e Silva (alferes) e Joaquim Coelho (1º sargento).
Cópia do alistamento das Guardas Nacionais da Cavalaria da Vila da Constituição do serviço ordinários do ano de 1837. São listados 100 nomes, entre eles: Antônio Fiuza de Almeida (capitão), João Antônio da Silva (tenente), Francisco de Toledo e Silva (alferes) e Joaquim Coelho (sargento).
Ata da sessão extraordinária do dia 26 de setembro de 1843, sob presidência de Antônio Fiuza de Almeida. Em sessão leram e discutiram sobre várias portarias do presidente da Província. Deliberaram pagar o arrematante da obra da cadeia, leram uma portaria do dia 20 de setembro de 1843 em que pede para esta Vila, bem como as freguesias, para iluminarem as casas nos dias 07, 08 e 09 de outubro e que o presidente faça mais alguma coisa para solenizar visto que Sua Majestade Imperial tomou posse do estado. Prosseguiram discutindo sobre terrenos de rocio, guarda nacional, cavalaria e um requerimento de Joaquim Cerqueira Cesar pedindo para ser isento de tomar posse do cargo de Juiz de Paz de Pirassununga por não saber ler.
Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Domingos José Lopes Roiz, Francisco Florêncio do Amaral e Ignácio Ferreira de Camargo.
Ata da reunião de 24 de outubro de 1835, onde tratou-se sobre: A comissão permanente dividiu as Guardas Nacionais desta Vila em duas companhias, sendo uma de cavalaria e outra de infantaria. Foram lidos ofícios e discutiram a respeito dos juízes e suas faltas.
Documento escrito pelo secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por Manoel de Toledo Silva, Elias de Almeida Prado, Antonio de Arruda Leme, Domingos Soares de Barros e Domingos Jose Lopes.