Araraquara

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) de fonte(s)

      Nota(s) de exibição

        Termos hierárquicos

        Araraquara

          Termos equivalentes

          Araraquara

            Termos associados

            Araraquara

              21 Descrição arquivística resultados para Araraquara

              21 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              Ata - 01/12/1840
              BR SPCVP CMP-AT-A06-24 · Item · 01 de dezembro de 1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião extraordinária de 01 de dezembro de 1840, onde tratou-se sobre: Em sessão compareceram os juízes de paz e tomaram posse e juramento na forma da lei. Leram um oficio de Lourenço Cardoso de Negreiros pedindo para ser dispensado de tomar posse do cargo de juiz de paz por já ter servido por quatro anos. Leram um oficio do Capitão Candido Jose Leite pedindo para ser isento de tomar posse do cargo de juiz de paz em razão de ser capitão mor da companhia de guardas nacionais da Freguesia de Limeira. Leram um outro oficio do tenente Francisco Leite do Amaral; uma licença concedida pelo exímio Governo ao professor desta Vila; apresentaram diplomas dos novos vereadores; leram a resposta do fiscal; indicaram fiscais; e finalizaram propondo que era necessário dar providencias sobre uma ponte na estrada de Araraquara que se encontra caída nas terras do capitão Francisco de Barros.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira.

              Ata - 02/08/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-33 · Item · 02 de agosto de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 02 de agosto de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual, deram posse de Juiz Almotacel de Araraquara a João Baptista do Amaral.
              Documento registrado pelo escrivão João Baptista de Siqueira e assinado por: Aranha, Morais, Franco e Gorgel.

              Ata - 05/02/1844
              BR SPCVP CMP-AT-A07-20 · Item · 05 de fevereiro de 1844
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão extraordinária do dia 05 de fevereiro de 1844, sob presidência de Antônio Fiuza de Almeida. Em sessão, iniciaram lendo duas portarias do Presidente da Câmara, datadas em 15 e 16 de janeiro daquele ano, leram ainda uma petição dos povos da Freguesia de Belém (1), que pediam a filiação junto à Vila da Constituição (Piracicaba) e três ofícios do Subdelegado, Juiz de Paz e Vigário do Belém, ratificando que aquela freguesia estava dentro dos limites da Vila da Constituição e que por isso a Câmara os devia fazer obedecer as autoridades da Vila da Constituição e não a de Araraquara, conforme era feito anteriormente. O presidente propôs que era necessário oficiar ao presidente da Província sobre as guardas nacionais, pedindo aprovação de oficiais que até aquele momento não haviam chegado até a Vila.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: Antônio Fiuza de Almeida, Frutuoso José Coelho, Domingos José da Silva Braga, Francisco Florêncio do Amaral e Manoel Duarte Novais.

              (1) Atual cidade de Descalvado – SP .

              Ata - 05/10/1840
              BR SPCVP CMP-AT-A06-17 · Item · 05 de outubro de 1840
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião ordinária de 05 de outubro de 1840, onde tratou-se sobre: Em sessão o presidente propôs que era necessária uma comissão de dois membros para reverem todos os papeis da presente sessão. Leram um parecer da comissão encarregada das divisas desta Vila com a de Araraquara e entraram em discussão. Leram o relatório do fiscal de Santa Barbara, um requerimento de Francisco Jose Machado, um oficio do inspetor da tesouraria de São Paulo, e discutiram sobre. Finalizaram com a leitura de requerimentos e petição.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira e assinado por: Jose Alvares de Castro; Francisco de Toledo e Silva; João Carlos da Cunha; Joaquim de Marins Peixoto; e Ignacio Jose de Siqueira.

              Ata - 05/11/1829
              BR SPCVP CMP-AT-A03-35 · Item · 05 de novembro de 1829
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 05 de novembro de 1829, onde foi realizada a posse de José Januário Ferreira para o cargo de fiscal suplente da freguesia de Araraquara. Discussão acerca do modo de se conceder datas de terras (3). Resposta a ofício do governo da Província sobre a construção de uma cadeia em Araraquara, no qual foi informado que a edilidade local não tinha fundos nem para edificar a Casa da Câmara nem a cadeia local.
              Documento registrado e escrito pelo secretário Padre Joze Maria de Oliveira e assinado por Roza, Negreiros, Silva, Barros Ferraz, Correia, Fiuza e Canto.

              Ata - 08/01/1833
              BR SPCVP CMP-AT-A04-67 · Item · 08 de janeiro de 1833
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 08 de janeiro de 1833, onde tratou-se sobre: a divisa de limites desta Vila com a de Araraquara, um requerimento de Bento Manoel de Barros pedindo isenção de servir como Juiz de Paz de Limeira, alegando enfermidade com apresentação de atestado emitido pelo Cirurgião Mor. Um requerimento para implantarem a Cavalaria na Vila de Araraquara foi lido.
              Documento escrito por Francisco Florencio do Amaral, e assinado por Fiuza, Silva, Morais, Oliveira, Maxado, Toledo e Prado.

              Ata - 11/01/1841
              BR SPCVP CMP-AT-A06-31 · Item · 11 de janeiro de 1841
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião ordinária de 11 de janeiro de 1841, onde tratou-se sobre: Em sessão, leram a portaria do presidente da Província sobre as divisas e limites desta Vila e de Araraquara; e discutiram sobre isso. Pagaram quarenta mil reis de dois trimestres que Ignacio Jose de Siqueira serviu como fiscal. Leram o requerimento de Francisco de Paula Eduardo pedindo a esta Câmara que ordene ao fiscal para lhe dar alinhamento de 33 datas de terras que obteve das câmaras passadas e discutiram sobre isso. Finalizaram lendo requerimentos, e propuseram que era necessário consertar cinco cadeiras pertencentes a Câmara.
              Documento redigido pelo secretario Jose Lopes de Siqueira e assinado por: Antonio Fiuza de Almeida; Antonio Jose da Silva; Melchior de Mello Castanho; Antonio Jose da Conceição; e Pedro Ferraz Castanho.

              Ata - 11/07/1839
              BR SPCVP CMP-AT-A05-123 · Item · 11 de julho de 1839
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da sessão do dia 11 de julho de 1839, sob presidência de José Alvares de Castro. Em sessão a comissão deu o seu parecer sobre a representação do juiz de direito interino sobre legalizar a divisa ao fim da Serra, vulgarmente chamada de Araraquara ao Tietê; e discutiram sobre isso. O Sr. Siqueira indagou a respeito da portaria do Presidente da Província, e entraram em discussão. Discutiram sobre a ponte e finalizaram lendo requerimentos pedindo datas.
              Documento redigido pelo secretário José Lopes de Siqueira e assinado por: José Alvares de Castro; Manoel da Rocha Garcia; Joaquim de Marins Peixoto; Ignácio Ferreira de Camargo; Ignácio José de Siqueira; Francisco de Toledo Silva; e João Carlos da Cunha.

              Ata - 12/11/1829
              BR SPCVP CMP-AT-A03-41 · Item · 12 de novembro de 1829
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 12 de novembro de 1829, onde foi realizada a leitura, discussão, aprovação e rejeição de novos artigos de Posturas. Na mesma sessão foi discutida a questão da estrada da Vila para Araraquara e para a Capela do Ribeirão Claro.
              Documento registrado e escrito pelo secretário Padre Joze Maria de Oliveira e assinado por Roza, Negreiros, Silva, Barros Ferraz, Fiuza e Canto.

              Ata - 14/06/1828
              BR SPCVP CMP-AT-A02-25 · Item · 14 de junho de 1828
              Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

              Ata da reunião de 14 de junho de 1828, realizada na casa do juiz presidente, na qual despacharam requerimento do Revendo Padre José Maria de Oliveira em que pedia 100 braças de terras em quadra para pasto dos bois carregavam as terras para a nova matriz. (Pasto de Santo Antonio). Nomeação de José Gomes do Nascimento Botão e João Baptista do Amaral para o cargo de Juiz Almotacel da Freguesia de Araraquara
              Documento registrado pelo escrivão Manoel Anselmo de Souza e assinado por: Aranha, Morais, Carvalho e Gorgel.