Registro de um ofício da Câmara para a Capital, relatando sobre a formação de uma Sociedade chamada de Defensores da Liberdade e Independência Nacional, devido aos acontecimentos na Corte com a chegada de Dom Pedro I quando regressou de Minas, mas que foi dissipada, assim como os receios de guerra civil, quando da notícia da abdicação da coroa na pessoa do Príncipe Imperial Dom Pedro II, apresentando o Brasil com uma face puramente constitucional. Os membros da câmara também pedem para os da capital que levem ao conhecimento do Governo da Província os seus votos sinceros e a união em que se acha a favor da Independência. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Sociedade dos Defensores da Liberdade
8 Descripción archivística resultados para Sociedade dos Defensores da Liberdade
Ata da reunião de 20 de junho de 1831, onde realizaram Sessão Extraordinária para tomar medidas acerca das “notícias funestas da Corte” divulgadas na Vila. Na sessão foi lido um ofício da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional.
Documento registrado pelo Secretário Francisco Florencio do Amaral e assinado por: Roza, Castro, Fiuza, Padro, Gorgel e Passos, Silva.
Registro de um ofício da Câmara para o Presidente da Província, remetendo-lhe o ofício do Juiz de Paz em que assina os Defensores da Liberdade e Independência Nacional, provando assim o apoio inequívoco à Constituição Liberal. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Lucianno Ribeiro Passos, Joaquim Antônio da Silva e José Alvares de Castro. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Registro de um ofício do Conselho Diretorial da Sociedade dos Defensores da Liberdade remetido à Câmara, discorrendo sobre a questão dos anarquistas nas ruas do Rio de Janeiro que perturbam a ordem pública, bem como assegura a posição da dita Sociedade de repelir qualquer dissidência, mantendo-se estrita em relação à lei e à justiça, com intenção de até mesmo marchar para a Capital caso se perca a esperança dos anarquistas se adequarem aos seus deveres como cidadãos. Documento assinado por Francisco José Machado, José Alvares de Castro, José Rodrigues Leite, Antônio Fiuza de Almeida, Elias de Almeida Prado, José Caetano Rosa, Jerônimo da Silva Bueno, Antônio Franco do Amaral, Caetano José da Cunha, Vicente do Amaral Gorgel e Bento Manoel de Morais. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Registro de um ofício da Câmara ao Senado, enviando a cópia da representação da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional, bem como lamentam a triste situação relacionada aos ataques anarquistas, porém informando que se pode confiar no povo da Vila, pois estão preparados a usar as vias legais e defender à custa de suas vidas a Independência da Representação Nacional. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Lucianno Ribeiro Passos, Elias de Almeida Pinto, José Alves de Castro, Vicente do Amaral Gorgel e Joaquim Antônio da Silva. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional, onde, através do Presidente do Conselho, o senhor Francisco José Machado, requerem da Câmara informação sobre o Registro de um requerimento do Conselho Diretorial da Cidadania Brasileira de José Januário Ferreira, o Fiscal da Capela da Senhora das Dores, de Tatuyby, nomeado pela própria Câmara, se é adotivo ou nato do país, e se o mesmo possui realmente as qualidades necessárias para tal emprego, se não possui alguns defeitos físicos ou morais, não havendo, talvez, homens mais dignos para os quais recair a nomeação do cargo. Documento assinado por José Caetano Rosa, Lucianno Ribeiro Passos, Joaquim Antônio da Silva, Antônio Fiuza de Almeida, José Alvares de Castro, Pedro Leme de Oliveira e Vicente do Amaral Gorgel. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Registro de um ofício da Câmara ao Presidente da Província, onde remetem para o mesmo a representação da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional, assegurando também ao Presidente que ele pode contar com qualquer ajuda necessária deste Município, visando a manutenção da tranquilidade e ordem pública. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Joaquim Antônio da Silva, Elias de Almeida Prado, Lucianno Ribeiro Passos, José Alves de Castro e Vicente do Amaral Gorgel. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.
Registro de um ofício da Câmara à Regência, relatando sobre os ocorridos em relação à anarquia que se levanta na Capital do Império, bem como enviam por cópia a representação da Sociedade dos Defensores da Liberdade e Independência Nacional, assegurando a intenção do povo de arriscarem-se à custa de seus bens e vidas para a manutenção da Pátria. Documento assinado por José Caetano Rosa, Antônio Fiuza de Almeida, Lucianno Ribeiro Passos, Vicente do Amaral Gorgel, José Alves de Castro, Elias de Almeida Prado e Joaquim Antônio da Silva. Registro feito por Francisco Florêncio do Amaral, Secretário da Câmara.