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Descrição arquivística
Piracicaba - Série em cores
MHPPM CE-CTSM-POS-PRSC · Subséries · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Piracicaba – Série em cores” estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São três postais alusivos aos lugares e patrimônios de Piracicaba e compõem o conjunto denominado “Série em Cores” – Interior do Estado de São Paulo.

Sud Mennucci - Escola Normal
Postais
MHPPM CE-CTSM-POS · Séries · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A série denominada “Postais” é composta por quatro subséries, onde estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. As subséries estão denominadas como: “Principais Capítulos da História Pátria”, que são alusivos aos principais capítulos da história do Brasil, “Lembrança do Primeiro Centenário da Independência do Brasil”, que estão cartões postais e envelopes ilustrados comemorativos do primeiro centenário da Independência do Brasil e “Piracicaba” e Piracicaba – Série em Cores, ambos alusivos aos lugares e patrimônios de Piracicaba.

Piracicaba
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA · Subséries · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Piracicaba” estão os cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São catorze postais alusivos aos lugares e patrimônios de Piracicaba. Da coleção, constam os seguintes lugares e patrimônios: “Vista Geral”; “Salto”
“Colégio Piracicabano”; “Engenho Central”; “Escola Agrícola”; “Escola Normal (Sud Mennucci)”; “Grupo Moraes Barros”; “Grupo Rio Branco”; “Jardim”; “Largo da Matriz”; “Matadouro”; “Mirante”; “Ponte Metálica” e “Rua do Porto”.

Principais Capítulos da História Pátria
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB · Subséries · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Principais Capítulos da História Pátria” estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São treze postais alusivos aos principais capítulos da história pátria, os quais eram distribuídos pela Secretaria do Interior nas escolas públicas do Estado de São Paulo. No anverso de cada postal, consta uma ilustração de cada um desses capítulos e, no reverso, a correspondente descrição histórica do evento ilustrado. Da coleção, constam os seguintes episódios históricos: "O descobrimento do Brasil"; "A leitura do 1º capítulo de história pátria"; "Fundação de São Vicente"; "Fundação de São Paulo"; “Fundação do Rio de Janeiro"; "O Padre Nóbrega salvando catechumenos"; "Anchieta e a Catechese"; "Os Bandeirantes"; "Primeira Batalha dos Guararapes"; "A leitura da sentença aos conspiradores mineiros"; "Abertura dos portos"; "A batalha do Riachuelo"; “A batalha de Avahy".

Sud Mennucci - Escola Normal
MHPPM CE-CTSM-POS-CIB · Subséries · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Lembrança do Primeiro Centenário da Independência do Brasil”, estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São quatro cópias de postais comemorativos do primeiro centenário da Independência do Brasil, cada um dos quais individualmente acompanhado do respectivo envelope, similares entre si, sendo 2 cópias de envelope do mapa político da América do Sul e 2 cópias do mapa físico da América do Sul, todos, dando ênfase no Brasil.

Rua do Porto
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-14 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Rua do Porto”. O anverso do postal traz a reprodução da vista da Rua do Porto, antigamente denominada Rua da Praia. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida. No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

Sud Mennucci - Escola Normal
A batalha de Avaí
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-13 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “A Batalha de Avahy”. No anverso do documento há a reprodução da obra de Pedro Américo, retratando esta que foi uma das principais batalhas travadas na Guerra do Paraguai, e estavam presentes ícones da história militar brasileira, como Duque de Caxias e General Osório. Traz um selo no canto superior esquerdo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, da Batalha de Avaí. Destaca-se o trecho: “Em Villeta, a 11 de Dezembro de 1868, travou-se a batalha de Avaí. Os paraguaios, sob o comando de Caraballo, com 17 batalhões de infantaria, 6 regimentos de cavalaria e numerosa artilharia, foram vencidos pelos brasileiros com Osório e Caxias à frente”; (transcrição livre).

Sud Mennucci - Escola Normal
Ponte Metálica
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-13 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Ponte Metálica”. O anverso do postal traz a reprodução da popularmente denominada Ponte do Mirante, esta foi inaugurada em 15 de maio de 1875, com nome oficial de ponte Irmãos Rebouças, foi a primeira ponte de concreto armado do Brasil. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida. Foi construído, no século XIX, por idealização de Estevão Ribeiro de Sousa Rezende, o Barão de Rezende, que mandou construir um mirante para o Salto em suas terras, o qual foi remodelado com mais um pavimento, entre 1906 e 1907, por Carlos Zanotta.
No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

Sud Mennucci - Escola Normal
Mirante
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-12 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Matadouro”. O anverso do postal traz a reprodução do Mirante do salto do Rio Piracicaba.
Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida. Foi construído, no século XIX, por idealização de Estevão Ribeiro de Sousa Rezende, o Barão de Rezende, que mandou construir um mirante para o Salto em suas terras, o qual foi remodelado com mais um pavimento, entre 1906 e 1907, por Carlos Zanotta.
No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

Sud Mennucci - Escola Normal
A batalha do Riachuelo
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-12 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “A Batalha do Riachuelo”. No anverso do documento há a reprodução da obra de Victor Meirelles, retratando a dita batalha, travada no dia 11 de junho de 1865 entre a esquadra imperial do Brasil e a esquadra paraguaia, e que foi decisiva para a Guerra do Paraguai. Traz um selo no canto superior direito em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “Bilhete Postal”, bem como uma breve descrição, à esquerda, da Batalha do Riachuelo. Destaca-se o trecho: “A Parnaíba foi abordada por 4 navios paraguaios: O Paraguarí que ela pôs a pique, o Taquarí, o Salto e o Marquês de Olinda. Mais de 100 paraguaios saltaram para o convés da Parnaíba e acutilavam a guarnição. Desesperados, os brasileiros iam lançar fogo ao paiol de pólvora[...], mas Manoel Barros, que comandava a nossa fragata Amazonas, por uma inspiração genial, converteu em esporão a popa do navio e, dando bicadas no Jejuí, Marquês de Olinda e Salto meteu-os a pique. Estava salva a Parnaíba. Os outros navios paraguaios fugiram”; (transcrição livre).

Sud Mennucci - Escola Normal