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Descrição arquivística
Antigo Colégio Piracicabano
BR SPCVP AF-PIR-LOC-25 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando o colégio piracicabano no final do século 19, o estilo arquitetônico seguia o americano, tijolos vermelhos ladeados com varandas amadeiradas e telhas francesas.

Construído em 1881, sua idealização e construção foi liderado um grupo progressista, grupo este liderado pelos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região. Os irmãos Moraes estabeleceram contato com os imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D’Oeste. Entre eles, havia um pastor metodista Rev. Newmann. Dessa amizade surgiu a ideia de criar em Piracicaba uma escola moderna, aos moldes das escolas norte-americanas.
Com o apoio político dos irmãos Moraes, em 13 de Setembro de 1881 a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: “O Colégio Piracicabano”.
A construção do prédio próprio – “Edifício Principal” – na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II ficou pronta em 1884. O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934 criou-se o internato masculino. O currículo do colégio oferecia desde os primeiros anos um variado elenco de disciplinas. Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.

[Colégio Piracicabano]
BR SPCVP AF-PIR-IE-19 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia em preto e branco, no verso da fotografia há a seguinte informação "Colégio Piracicabano - treino de bola ao cesto na quadra do colégio - década de 40 e 50". Fotografia sem identificação de datação e procedência.

Construído em 1881, sua idealização e construção foi liderado um grupo progressista, grupo este liderado pelos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região. Os irmãos Moraes estabeleceram contato com os imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D’Oeste. Entre eles, havia um pastor metodista Rev. Newmann. Dessa amizade surgiu a ideia de criar em Piracicaba uma escola moderna, aos moldes das escolas norte-americanas.
Com o apoio político dos irmãos Moraes, em 13 de Setembro de 1881 a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: “O Colégio Piracicabano”.
A construção do prédio próprio – “Edifício Principal” – na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II ficou pronta em 1884. O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934 criou-se o internato masculino. O currículo do colégio oferecia desde os primeiros anos um variado elenco de disciplinas. Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.

Centro Cultural Martha Watts e o Colégio Piracicabano
BR SPCVP AF-PIR-LOC-36 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando a esquerda o prédio anexo do Colégio Piracicabano, e a direita o prédio principal onde principiou o Colégio Piracicabano, hoje conhecido por Centro Cultural Martha Watts.

O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de múltiplas atividades culturais e de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba e região, promove ações culturais, tais como: Exposições de arte (esculturas e telas de técnicas e estilos distintos), cursos artísticos, visitas monitoradas individuais ou em grupo gratuitas, lançamento de livros, audições musicais, apresentações teatrais, entre outros.

Os portões da escola Marquês de Monte Alegre
BR SPCVP AF-PIR-LOC-46 · Item · 09 de agosto de 2003
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

O edifício das Escolas Reunidas ou Grupo Escolar de Monte Alegre foi construído por iniciativa particular da família Morganti, então proprietária da Usina Monte Alegre, para atender aos filhos dos funcionários, constituídos principalmente por imigrantes italianos.
Foi oferecido à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a implantação de uma escola, que funcionou até meados da década de 1990, quando foi desativada pela reforma do ensino paulista. Pouco se conhece da história da antiga Escola de Monte Alegre, fundada em 21 de janeiro de 1927 e em respeito aos Morganti, a escola era badalada pelas autoridades na época de sucesso da usina. A planta do edifício neoclassicista, foi desenvolvida com quatro salas de aula, e salas para diretoria e secretaria. A circulação se dava por um corredor em forma de 'loggia' e dois corredores entre as classes. A ornamentação é simples, com modenatura, balaústres e detalhes como molduras na cimalha e na platibanda com coruchéus nas extremidades. Na platibanda originalmente havia as epígrafes: 'Monte Alegre', 'Escolas Reunidas' e 'Piracicaba'. A construção foi edificada sobre porão não utilizável, que se encontra dentro das normas sanitárias para construções escolares. Posteriormente foi construído um anexo de serviços com mais 2 salas de aula, galpão, sanitários, refeitório, cozinha, palco, biblioteca e demais serviços, acompanhando os detalhes construtivos e decorativos do edifício principal, incluindo principalmente a arcada.
Após passar por obras de restauração e readequação, sediou o Instituto RUMO, que atende crianças carentes. Atualmente sedia o Instituto Casa da Floresta, organização não governamental sem fins lucrativos, de caráter tecnológico, científico, educacional e cultural.

Escola Marquês de Monte Alegre
BR SPCVP AF-PIR-LOC-45 · Item · 09 de agosto de 2003
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

O edifício das Escolas Reunidas ou Grupo Escolar de Monte Alegre foi construído por iniciativa particular da família Morganti, então proprietária da Usina Monte Alegre, para atender aos filhos dos funcionários, constituídos principalmente por imigrantes italianos.
Foi oferecido à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a implantação de uma escola, que funcionou até meados da década de 1990, quando foi desativada pela reforma do ensino paulista. Pouco se conhece da história da antiga Escola de Monte Alegre, fundada em 21 de janeiro de 1927 e em respeito aos Morganti, a escola era badalada pelas autoridades na época de sucesso da usina. A planta do edifício neoclassicista, foi desenvolvida com quatro salas de aula, e salas para diretoria e secretaria. A circulação se dava por um corredor em forma de 'loggia' e dois corredores entre as classes. A ornamentação é simples, com modenatura, balaústres e detalhes como molduras na cimalha e na platibanda com coruchéus nas extremidades. Na platibanda originalmente havia as epígrafes: 'Monte Alegre', 'Escolas Reunidas' e 'Piracicaba'. A construção foi edificada sobre porão não utilizável, que se encontra dentro das normas sanitárias para construções escolares. Posteriormente foi construído um anexo de serviços com mais 2 salas de aula, galpão, sanitários, refeitório, cozinha, palco, biblioteca e demais serviços, acompanhando os detalhes construtivos e decorativos do edifício principal, incluindo principalmente a arcada.
Após passar por obras de restauração e readequação, sediou o Instituto RUMO, que atende crianças carentes. Atualmente sedia o Instituto Casa da Floresta, organização não governamental sem fins lucrativos, de caráter tecnológico, científico, educacional e cultural.

Grupo Escolar Barão do Rio Branco
BR SPCVP AF-PIR-IE-02 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia do antigo Grupo Escolar Barão de Rio Branco, atual Escola Estadual Barão do Rio Branco, provavelmente, do início do século 20, antes das alterações arquitetônicas realizadas na fachada.

O Grupo Escolar de Piracicaba foi construído seguindo projetos de autoria dividida entre os arquitetos Ramos de Azevedo, que desenvolveu as plantas tipo inicialmente para o Grupo Escolar de Campinas, e o arquiteto Victor Dubugras, autor das fachadas. As obras foram executadas pelo engenheiro Joaquim de Oliveira Braga. A pedra fundamental da escola foi assentada em 17 de julho de 1895, em grande festa com banda de música e a presença de toda a Câmara Municipal, autoridades e muitas pessoas do povo. Em 25 de março de 1897, a 'Gazeta de Piracicaba' publicava artigo do Dr. Antônio Pinto de Almeida Ferraz que considerava o novo prédio do futuro Grupo Escolar como o mais bonito da cidade. Em 10 de maio de 1897 começou a funcionar em fase preparatória, sendo que a sua fundação oficial ocorreu em 13 de maio do mesmo mês. Ao completar 20 anos, o Governador do Estado decretou a mudança de nome do Grupo Escolar, homenageando o importante Diplomata brasileiro José Maria da Silva Paranhos Júnior, o ‘Barão do Rio Branco’. A primeira intervenção sofrida pelo edifício ocorreu em 1908/09, quando foi retirado o telhado de zinco e substituído por telhas francesas. Na fachada principal e nas laterais, os frontões foram retirados e alguns elementos estéticos eliminados. A platibanda passou a ser contínua e o desenho em relevo que dava continuidade a estes frontões foi repetido em série. Em toda a extensão das fachadas ainda há ornamentos, tais como rosáceas quadrilobadas e gárgulas caninas. Por volta de 1918 foi feita uma reforma para reforço estrutural, pois o edifício corria o risco de desabar. Em 1942 foi construído o projeto de 'galpão e instalações sanitárias', que causou a demolição do antigo anexo (ginásio). Na década de 1950, o Departamento de Obras Públicas do Estado promoveu a principal reforma ocorrida no edifício. Consta neste projeto, executado, a ampliação de quatro salas de aula, palco para teatro, sanitários para adultos, gabinete dentário, depósito e banheiros para serventes. A entrada para meninos desapareceu e foi criada uma nova escada em alvenaria nesse bloco. Na fachada principal, os elementos ornamentais se repetiram, criando um terceiro bloco contínuo semelhante aos outros dois. Posteriormente as janelas originais de madeira envidraçadas foram substituídas por vitrôs basculantes. O edifício passou por obras de restauração entre 2009 e 2010 e entre outras ações, recuperou pinturas murais decorativas originais. Atualmente, oferece Ensino Médio no período da manhã e Ensino Fundamental Ciclo II, do 5º ao 7º ano, no período da tarde e Ensino Médio EJA no período noturno. Possui sala de recursos que atende alunos com dificuldade de aprendizado, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, quadra poliesportiva e pátio coberto. (IPPLAP, 2012, p. 25-26).

Colégio Piracicabano - Piscina
BR SPCVP AF-PIR-IE-06 · Item · [1948]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, possivelmente datada de 1948, da piscina do Colégio Piracicabano. Não há informação quanto a procedência da fotografia.

Construído em 1881, sua idealização e construção foi liderado um grupo progressista, grupo este liderado pelos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região. Os irmãos Moraes estabeleceram contato com os imigrantes norte-americanos de Santa Bárbara D’Oeste. Entre eles, havia um pastor metodista Rev. Newmann. Dessa amizade surgiu a ideia de criar em Piracicaba uma escola moderna, aos moldes das escolas norte-americanas.
Com o apoio político dos irmãos Moraes, em 13 de Setembro de 1881 a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: “O Colégio Piracicabano”.
A construção do prédio próprio – “Edifício Principal” – na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II ficou pronta em 1884. O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil. Por essa razão, até a década de 30 só havia internato para moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934 criou-se o internato masculino. O currículo do colégio oferecia desde os primeiros anos um variado elenco de disciplinas. Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.

GE Francisca de Castro
BR SPCVP AF-PIR-IE-05 · Item · [28 de novembro de 1936]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia que, segundo informações presentes na frente e no verso da imagem, representa a festa de inauguração da "sopa" no Grupo Escolar Francisca de Castro, no dia 28 de novembro de 1936. No verso da iconografia há o carimbo da supracitada escola, e umas inscrição manuscrita com os seguintes dizeres "Ao Exmo Sr. Luiz Dias Gonzaga. Prefeito Municipal"

Escola Estadual Dário Brasil
BR SPCVP AF-PIR-IE-04 · Item · Março de 1994
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, sem informação quanto a procedência, datada de março de 1994, da Escola Estadual Dr. Dário Brasil. No verso da fotografia há a seguinte inscrição datilografada "Mata e Bicho Escola Dário Brasil - Março 94".

Escola Normal (Sud Mennucci)
BR SPCVP AF-PIR-IE-03 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia, sem informações quanto a procedência e datação. No verso da fotografia há a seguinte inscrição manuscrita: "Sala de Educação Física, Escola Normal de Piracicaba, hoje, Escola Estadual Sud Mennucci". Há também um carimbo de "Foto Busnardo & Lacurlo"