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Descrição arquivística
Boletim de Promoção – Grupo Escolar Modelo
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-04 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Três cópias de Boletim de Promoção do Grupo Escolar Modelo, tal documento qualifica o aluno, mediante as notas obtidas, a matricular-se no Curso Preliminar. No anverso do documento, inscrições impressas, com destaque para os trechos: “O aluno.............em vista das notas obtidas durante o corrente ano letivo, fica com direito a matricular-se no.......ano do Curso Preliminar, em 191.....” No reverso do documento há as inscrições: “Idade do aluno, dia, mês e ano; Localidade em que nasceu, Nome do pai ou tutor, profissão do pai ou tutor e residência do aluno” (em transcrição livre).
Uma das cópias possui a assinatura do diretor Honorato Faustino de Oliveira.

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Matriz de fontes 02
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-06 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Matriz de fontes, números e símbolos gramaticais e matemáticos, como símbolos de soma, subtração, multiplicação, divisão, vírgula, interrogação, exclamação entre outros, que eram utilizadas pelos alunos.

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Caderno de linguagem
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-09 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Duas cópias de Cadernos de Linguagem, ainda não utilizado e com os campos a serem preenchidos, podendo-se ler na parte de baixo a escrita "Piracicaba, 15 de Novembro de 1922", e no canto esquerdo "Fornecimento do Almoxarifado da Secretaria do Interior".

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Juramento do Escoteiro
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-11 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Seis cópias do documento que traz a mensagem de juramento dos escoteiros, com destaque para: “Prometo pela minha honra: proceder em todas as circunstâncias como homem consciente dos seus deveres, leal e generoso; amar a minha Pátria e servi-la fielmente, na paz e na guerra; obedecer ao Código do Escoteiro (em transcrição livre). O documento cita inclusive a íntegra do referido Código.

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Boletim Escolar – Escola Isolada Modelo
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Duas cópias de Boletins Escolares da Escola Isolada Modelo anexa à Normal de Piracicaba. No anverso do documento, da esquerda para a direita, há inscrições impressas com orientações para os pais que deveriam assinar o documento, bem como devolve-los aos professores por intermédio dos alunos, traz ainda a “significação das notas: 0 – Nula; 2 – Má; 4 – Sofrível; 6 – Regular; 8 – Boa; 10 – Ótima; 12 – Ótima com louvor”. (em transcrição livre). À direita, as inscrições impressas remetem ao preenchimento dos dados pessoais dos alunos, como por exemplo o ano, o curso e o nome do estudante. No reverso do documento, há inscrições impressas remetendo também ao preenchimento de dados pessoais, bem como uma tabela com colunas com inscrições dos meses, média dos exames, comportamento, aplicação, comparecimentos, falta justificadas, injustificadas e abonadas, entre outros.

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Matriz de fontes 01
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-05 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Quatro cópias de matrizes de fontes e números, que eram utilizadas pelos alunos. Tais letras e números se caracterizam pelo estilo gótico, fortemente utilizadas no séc. XVIII e XIX, com usos esporádicos no século XX.

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Apontamentos - Encadernação
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-07 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Duas encadernações denominadas “Apontamentos”, sendo as capas de cores diferentes, uma delas na coloração amarela e outra na coloração verde, na capa ambas estão com as inscrições manuscritas: “Preço – 100 reis” – Piracicaba, novembro de 1922” e a inscrição carimbada “Papelaria do Jornal, Typographia e Artigos Escolares, Piracicaba, Rua Moraes Barros, 67”. Na encadernação em coloração amarelada, há ainda a inscrição manuscrita de Honorato Faustino de Oliveira explicando que: “Caderninhos usados pelas crianças do Grupo Modelo, para tomarem notas de alguma particularidade referente ás suas lições”. (em transcrição livre).

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Bloco de notas – Linguagem
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-10 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bloco de notas para uso na disciplina de linguagem, na capa há no cabeçalho uma inscrição manuscrita: “Preço – quatrocentos reis”, seguido do título impresso “Linguagem”, e abaixo campos com preenchimento de dados pessoais do aluno e o nome do professor. Abaixo destes campos, existe ainda a inscrição do produtor do bloco: Papelaria do “Jornal” – Typographia e Artigos Escolares – Rua Moraes Barros, 67 – Piracicaba.
No interior do documento, há inscrição manuscrita do diretor da escola Honorato Faustino de Oliveira, que explica o uso do bloco: “Depois do exercício de Linguagem, o professor torna todas as folhas escritas, já destacadas do bloco pelos alunos, e reúne as por um cordel quando tiver notado as incorreções.
Faz depois a crítica dos erros em classe, e os próprios alunos fazem a correção dos mesmos no quadro negro”. (em transcrição livre).

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Estação da Luz – São Paulo
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-17 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Folha de papel cartão, dobrada em brochura, não há referência da utilidade destas folhas. Na brochura, está impressa a imagem da Estação da Luz em São Paulo, que foi aberta ao público em 1º de março de 1901 e é onde se encontram, em sua arquitetura, as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.

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Monumento do Ipiranga – São Paulo
MHPPM CE-CTSM-EN-PED-18 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Folha de papel cartão, dobrada em brochura, não há referência da utilidade destas folhas. Na brochura, está impressa a imagem do Monumento do Ipiranga. Este, foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. Contudo, o edifício foi construído entre 1885 e 1890, e em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi neste contexto que as histórias do Museu público de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.

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