Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 26 de março de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Na reunião discutiu-se sobre a necessidade de estabelecer uma nova linha férrea em Piracicaba, "que venha libertar do deficientíssimo serviço da Companhia União Sorocabana e Ituana". Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.
Foto da fase final da construção da Estação Paulista, de autor desconhecido. Na placa pendurada nas ferragens esta escrito "ferragens das thesouras da plataforma - Estação da Companhia Paulista em Piracicaba - 16/05/1922"
Foto, provavelmente da década de 1920, da Estação Paulista. Na Imagem é possível observar charretes na frente da referida estação.
Cópia de ofício enviado pela Câmara Municipal de Piracicaba a Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais. No documento a Câmara expressa as razões da necessidade de construção do ramal “ligando-se a rede geral dessa Companhia em S. Jeronymo, próximo a Villa Americana, ou em outro ponto que os estudos técnicos demonstrarem ser o mais conveniente”.
“Compreendendo bem o que vai lucrar com o novo ramal, a Municipalidade de Piracicaba propõe-se a concorrer para a construção dele com a quantia que Vº Exº julgares de equidade e de razão e que sejam compatíveis com os recursos do seu orçamento”.
Foto da fachada e lateral da estação da paulista, provavelmente na década de 1920. Na foto, vemos homens e mulheres, além do um trem na estação. Ao redor é possível observar a ausência de prédios e asfalto.
Ofício enviado pela Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em 14 de abril de 1902, a Câmara Municipal de Piracicaba, em resposta ao ofício de 26 de março de 1902. No documento são expostas as bases para a realização da obra de um ramal ferroviário.
Ata da sessão extraordinária de 27 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros. Sessão extraordinária esta que teve a finalidade de prestar informações quanto aos resultados das negociações com a Companhia de Paulista de Vias Férreas e Fluviais. A ata lista e descreve as ditas bases para a construção, como tarifas, escolha do local, prazo, pagamento, indenização por desapropriações, isenção de impostos, aprovação e licença do governo.
Documento redigido pelo Secretário Arthur Vaz e assinado pelos presentes
Homens estação da paulista com instrumentos de sopro, ao fundo (canto superior direito) é possível ver feição de uma única mulher com uma sombrinha. Fotografia possivelmente da década de 1920.
Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 28 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros, na qual ocorreu a segunda e última discussão sobre o acordo com a Companhia Paulista para a construção de um ramal/estação. Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.
Fotografia lateral da fachada da Estação Paulista, na qual é possível observar homens e uma mulher com trajes da década de 1920, além de um automóvel da mesma década.