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Archival description
Praça José Bonifácio
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-120 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia que registra a Praça José Bonifácio, localizada na área central de Piracicaba. Na imagem, de autoria do fotógrafo Rubens Cardia, observa-se uma vista aberta da dita praça, com o coreto na parte central.
A Praça José Bonifácio foi demarcada em 1784, ano em que a então Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba mudou-se da margem direita do rio para a margem esquerda. Originalmente está configurada com um conjunto de três localidades: Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro. Na praça está localizada a Catedral de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que assim como a praça, passou por um grande número de alterações e reformulações desde sua fundação.

Coreto
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-122 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico do coreto da Praça José Bonifácio. Na foto podemos observa-se o arvoredo ao redor, bem como algumas pessoas sentadas ou transitando. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia. Tal edificação, tem a denominação oficial de Maestro Osvaldo Peterman, instituída por meio do decreto municipal n .3.470, de 14 de julho de 1982.
Mais informações:
De acordo com o jornal eletrônico "A Província", com trecho extraído "Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornal impresso “A Província” (fevereiro/1996): "O coreto da Praça José Bonifácio foi inaugurado no primeiro dia do ano de 1892, certamente como parte das comemorações de um novo ano. O povo delirou, extasiado por longas horas de música. Segundo a crônica da época, na inauguração do primeiro coreto piracicabano, estiveram presentes as bandas “Artistas e Operários” – origem da banda “União Operária”, ainda existente – e a banda “Azarias Mello”. A festa da inauguração do coreto durou das 17 às 21 horas, com as duas bandas revezando-se para agradar o povo. "

Banco do Brasil
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-124 · Item · 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Na imagem é registrado a fachada de um prédio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC), por meio do Decreto Municipal n. 10.637/2004, sendo, atualmente, utilizado para o funcionamento do Banco do Brasil desde 2010, sua localização é na rua Prudente de Moraes, n. 723, em frente a praça José Bonifácio. O prédio foi inaugurado em agosto de 1949 e pertencia a Caixa Econômica, e foi o primeiro prédio da cidade a possuir elevador.
Através da imagem é possível perceber que possivelmente existem três andares, há algumas janelas de vidro e um degrau para acessar a entrada, colorido predominantemente em bege.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-125 · Item · 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da praça José Bonifácio, sendo que há resquícios de onde existia o antigo chafariz. O chafariz foi instalado durante o mandato de Luciano Guidotti, antes da existência do chafariz, naquele local, existia um repuxo (construção para a condução da água que sai em jato contínuo), feito pelo filho do Barão de Rezende, em 1887.
Já a ideia de remoção, foi dada pelo vereador Lair Braga, em 2018, com o argumento que a água parada do chafariz estava servindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o vereador insistia por fazer a remoção do monumento e sugeria que o espaço fosse usado para outra finalidade.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Monumento Luiz de Queiroz
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-140 · Item · Julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando monumento a Luiz de Queiroz, localizado na praça José Bonifácio. De acordo com a Revista Mirante, edição de 1959. O monumento foi idealizado para homenagear Luiz de Queiroz, e teve sua inauguração juntamente do aniversário da cidade, em 1° de agosto de 1959. Luiz de Queiroz, juntamente de sua esposa Ermelinda, foram os responsáveis pela idealização da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, hoje pertencente à Universidade de São Paulo.
Fotografia de Rubens Cardia.

Ponto de Ônibus
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-147 · Item · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia do ponto de ônibus localizado na Rua Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, 753-709, no Centro da Cidade. Na imagem é possível observar o fundo a Catedral de Santo Antônio, diversos veículos, algumas pessoas no ponto além de dois edifícios (à direita) e árvores que compõe o ambiente.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
O local havia sido utilizado como "abrigo do bonde" e é tombado pelo patrimônio histórico de Piracicaba desde 2004, por meio do decreto municipal n. 10.617.
Mais informações:
"Os bondes começaram a circular em Piracicaba em 16 de janeiro de 1916, por meio do esforço pessoal do político Dr. Paulo de Moraes Barros, que trabalhou pela conclusão do ramal ferroviário da Cia. Paulista, de Campinas à Piracicaba. O primeiro motorneiro foi Julio Antonio Gonçalves, que somente recebeu sua 'Carta de condutor de bonde' no dia seguinte da inauguração. Piracicaba teve três linhas de bondes: para Vila Rezende, Estação da Cia. Paulista, e ESALQ, todos com ponto de partida ao lado da Catedral. A velocidade não passava de 50 quilômetros por hora. O percurso, da Catedral até a Paulista, era feito em 7 minutos; as demais linhas demoravam em torno de 13 minutos, segundo Otávio Troiani, que por mais de 40 anos trabalhou como motorneiro. Os horários eram flexíveis, embora o último bonde, quase sempre, circulasse às 23 horas. Mas, em geral, às quintas-feiras e aos sábados, o bonde esperava o fim das sessões dos cinemas Politeama e Broadway, ou se houvesse apresentações no Teatro Santo Estevão, quando o último veículo só partia à meia-noite. Segundo dados do IBGE, em 1945, em todo o país funcionavam 1759 quilômetros em linhas de bonde. Naquele ano, Piracicaba contava com oito quilômetros e seis carros de fabricação norte-americana e um reboque não motorizado movimentados por 27 funcionários, dos quais cinco na área administrativa. Por mais de sessenta anos, Piracicaba conviveu com os bondes. No segundo mandato do prefeito Luciano Guidotti, iniciado em 1964, iniciou-se a discussão a respeito da substituição dos bondes por ônibus elétricos. A idéia era do empresário e vereador Lázaro Pinto Sampaio, que com sua influência e sendo presidente da Câmara em algumas oportunidades, conseguiu convencer Guidotti (morto durante o mandato) de que o transporte por bondes estava superado. Na administração posterior, com o vice-prefeito Cássio Paschoal Padovani assumindo a Prefeitura, a vontade de Sampaio prevaleceu. Em 1969, o sistema de transportes por bondes foi extinto. Depois da última viagem, o bonde que fazia o percurso até a ESALQ, com o seu reboque, passou a integrar o patrimônio daquela escola, exposto em suas dependências no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”. (CACHIONI, 2011, p. 67).

Vista da Moraes Barros
BR SPCVP AF-PIR-CPP-09 · Item · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Cartão postal com vista, possivelmente, da Rua Moraes Barros vista do Bairro Alto, é possível identificar a torre da igreja da matriz e a vegetação da praça em frente a mesma. Na parte inferior da imagem, à esquerda, há a inscrição "38 - Vista Parcial - Piracicaba".

Praça José Bonifácio
BR SPCVP AF-PIR-CPP-26 · Item · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Reprodução de iconografia (possível cartão postal, panfleto ou afim), com a imagem da Praça José Bonifácio. Na imagem é possível observar, também, o Edifício Luiz de Queiroz que era popularmente conhecido como Comurba - que desabou em 1964 - e a Catedral de Santo Antônio. Na parte inferior direita da imagem há a inscrição: "Piracicaba - Brasil, Praça José Bonifácio". Não há informações quanto datação e procedência de tal iconografia.

Praça José Bonifácio
BR SPCVP AF-PIR-VIS-23 · Item · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, colorida, com vista aérea da Praça José Bonifácio, no centro de Piracicaba, à esquerda, está a praça, e, à direita, é possível visualizar o Clube Coronel Barbosa, bem como o Teatro São José. Não há informações de datação e procedência.

BR SPCVP AF-PIR-PJB-02 · Item · 07 de abril de 1995
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, da década de 1990, retratando trecho da Rua São José, onde atualmente faz esquina com a Rua Boa Morte. Observa-se, à esquerda, portão de acesso a um piso subterrâneo que, originalmente, funcionou como estacionamento do Edifício Comurba, que ruiu em 1964 e que, na época da foto, era o local onde eram acondicionados os carrinhos de limpeza urbana. Observa-se ainda, ao fundo, trecho da Praça José Bonifácio e, ao fundo e à esquerda, o Edifício Canadá.