Documento iconográfico, fotografia, possivelmente datada de 1986, que mostra o processo de reforma (restauro) da Casa do Povoador. Na imagem é possível observar dois homens trabalhando na obra e ao fundo a Casa do Povoador, ainda com madeiras nas janelas e sem pintura.
Fotografia, sem informação quando datação e procedência, com imagem da edificação conhecida como "Casa do Povoador".
Iconografia, sem informação quando datação e procedência, com imagem da edificação conhecida como "Casa do Povoador", provavelmente anterior ao processo de reforma.
Iconografia, com registro das comemorações do bicentenário de Piracicaba. Ao fundo da imagem observa-se a Casa do Povoador, com uma mulher em pé na escada. Na frente da casa, se vê o obelisco com memorial. Em volta há pessoas em pé observando. No lado direito, na ponte, há pessoas escoradas.
Registro da chamada "Casa do Povoador", na imagem é possível visualizar a fachada da casa e atrás dela vegetações arbóreas.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia.
Foto registrada à distancia, mas onde é possível identificar o calçadão e ao fundo, a Casa do Povoador, bem como vegetação arbórea ao redor e trecho do Rio Piracicaba, à esquerda.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.
Fotografia tirada da fachada da "Casa do Povoador" com uma inclinação para o lado direito.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.
Registro da chamada "Casa do Povoador", na imagem é possível visualizar uma passarela com parte cercada por um corrimão, ao fundo há a fachada da casa do povoador, existem dois carros pretos estacionados em frente.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.
Documento iconográfico, fotografia, com datação anterior a 1986, da Casa do Povoador antes do processo de restauro/reforma. Na imagem é possível observar a edificação ainda com madeiras nas janelas e sem pintura. Ao fundo observa-se o Rio Piracicaba e o Engenho Central.
Fotografia, sem informação precisa quando sua datação, edificação conhecida como "Casa do Povoador". A imagem é creditada ao fotógrafo Helder Prado, o "pescador de imagens".