Mostrando 3977 resultados

Descrição arquivística
3964 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
William [Mande] e Anna [Wynell] Miller
BR SPCVP CMP-CAS-CSC-10 · Item · 18 de novembro de 1874 (registro)
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Registro, feito pelo secretário da Câmara, Jeronimo José Lopes da Siqueira, da certidão de casamento de William [Mande] e Anna [Wynell], datado de 18 de novembro de 1874.

Dentre as informações disponíveis no documento, tem-se que:

William [Mande]: filho de John [Mande] e Mary [Mande], natural da “Great Britain” (Grã-Bretanha) e morador do Rio de Janeiro.

Anna [Wynell] Miller: possivelmente estadunidense, filha de [...?] Miller e Sophia Miller.

A certidão é atestada “sub fide pastorali” (1) pelo pastor/ministro evangélico Joseph [Nood Gum], com título registrado na Secretaria do Governo de São Paulo. Segundo consta, o matrimônio, seguindo o rito da Igreja Evangélica, foi celebrado no dia 12 de novembro de 1874, na Província de São Paulo, possivelmente em Santa Bárbara, as 10 horas da noite.

O registro termina com o seguinte texto: “Nada mais se continha em referido ato de casamento do que tudo dou a minha fé, e aqui registrei. Constituição 18 de novembro de 1874. O secretário da Câmara Municipal, Jeronimo José Lopes da Siqueira” (em transcrição livre)

(1) expressão em latim, que remete ao atestado como oficial da igreja

Vicente [Lacreta]
BR SPCVP CMP-NAT-NAT02-06 · Item · 08 de maio de 1887
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Termo de juramento do cidadão naturalizado Vicente [Lacreta]. Juramento este prestado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, do dia 08 de maio 1887, sob presidência do senhor José Augusto da Rocha Almeida. Consta que ele foi naturalizado brasileiro por carta assinada pelo Presidente da Província, datada de 11 de abril de 1887 (“corrente ano”). Dentre as informações disponíveis no documento tem-se que:

Vicente [Lacreta]: natural da Itália, 24 anos e casado com uma brasileira.

O termo tem a seguinte redação (em transcrição livre): “O Presidente da Câmara deferiu o juramento do mesmo Vicente [Lacreta], o qual pondo a mão sobre o livro dos Evangelhos prometeu prestar obediência e fidelidade à Constituição e as leis deste País, e reconhecer o Brasil por sua pátria de hoje em diante”

Documento redigido e lavrado pelo Secretário da Câmara Jeronimo José Lopes, e assinado pelo naturalizado e pelos vereadores José Augusto da Rocha Almeida, Estevão Ribeiro de Souza Rezende, Prudente José de Moraes Barros, Paulo Pinto de Almeida, Manoel da Costa Pedreira, João Nepomuceno de Souza e José Carlos de Arruda Pinto.

Vicente José Camello - Arrematação de Cabeças
BR SPCVP CMP-ARR-ARR01-19 · Item · 31 dezembro de 1826
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Auto de arrematação de subsídios de cabeças da então Vila Nova da Constituição, pela pessoa de Vicente José Camello, pela quantia de 16.800 reis. Tal teve lugar na casa do Juiz Ordinário, o Alferes Manoel Morato do Canto, com a presença do procurador e dos vereadores. Documento redigido pelo escrivão João Baptista da Siqueira e assinado pelos vereadores, pelo arrematante e pelo fiador, José Joaquim de Godoy

Vicente do Amaral Gorgel - Arrematação Mar em Fora
BR SPCVP CMP-ARR-ARR01-10 · Item · 08 de janeiro 1825
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Auto de arrematação de estanque de subsídios de mar em fora da então Vila Nova da Constituição, pela pessoa de Vicente do Amaral Gorgel, pela quantia de 17.840 reis. Tal teve lugar na casa do Juiz Ordinário e Presidente da Câmara, José Caetano Rosa, com a presença do procurador e dos vereadores (faltando o vereador mais velho Joaquim de Almeida Lima, que foi substituído por Antônio Soares de Barros). Documento redigido pelo escrivão João Baptista da Siqueira e assinado pelos vereadores, pelo arrematante e pelo fiador João Damaceno Pacheco.

Vicente do Amaral Gorgel - Arrematação Mar em Fora
BR SPCVP CMP-ARR-ARR01-12 · Item · 31 dezembro de 1825
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Auto de arrematação de subsídios de mar em fora da então Vila Nova da Constituição, pela pessoa de Vicente do Amaral Gorgel, pela quantia de 24.000 réis. Tal teve lugar na casa do Juiz Ordinário, com a presença do procurador e dos vereadores.
Documento redigido pelo escrivão João Baptista da Siqueira e assinado pelos vereadores, pelo arrematante e pelo fiador Joaquim de Almeida.

Vereança adiada por falta de presença
BR SPCVP CMP-EL-P01-08 · Item · 24 de maio de 1823
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Vereança adiada por estar presente apenas Manoel de Toledo e Silva. Documento escrito e assinado pelo escrivão interino João Luis Leitão, contendo algumas assinaturas de difícil identificação.

Vereadores Suplentes – Rocha e Silva
BR SPCVP CMP-EMP-EMP02-287 · Item · 17 de novembro de 1850
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Auto de posse e juramento de Fellippe Xavier da Rocha e Antônio José da Silva para servirem de vereadores suplentes da Câmara Municipal da Vila da Constituição. Posse dada em sessão da Câmara presidida por Domingos José Lopes Rodrigues. Documento escrito pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado pelos empossados e pelos vereadores da Câmara.

Vereadores Suplentes – Leite e Silva
BR SPCVP CMP-EMP-EMP02-241 · Item · 28 de abril de 1846
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Auto de posse e juramento de Joaquim Floriano Leite e Francisco de Toledo Silva para Vereadores Suplentes da Câmara da Vila da Constituição. Documento escrito pelo secretário Amâncio Gomes Ramalho e assinado pelos empossados e pelos vereadores da Câmara.

Vereadores Suplentes
BR SPCVP CMP-EMP-EMP03-26 · Item · 07 de outubro de 1862
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Registro do termo de posse e juramento dos vereadores Suplentes João Batista de Campos Pinto, Joaquim Antônio de Oliveira Leme e Joaquim José de Moraes Barros. Segundo tais apresentaram seus diplomas ao presidente da Câmara, Salvador de Ramos Correa, em 07 de outubro de 1862, e este deferiu a posse e juramente, no qual prometeram servir “em boa e sã consciência” tal cargo. Documento lavrado pelo secretário Francisco Ferraz de Carvalho e assinado pelos empossados/juramentados e pelo presidente da edilidade.

Vereadores Suplentes
BR SPCVP CMP-EMP-EMP03-42 · Item · 21 de setembro de 1864
Parte de CÂMARA MUNICIPAL DE PIRACICABA

Registro do termo de posse e juramento dos vereadores suplentes, Francisco Candido Furquim de Campos e Carlos Bartholomeu de Arruda Botelho, por impedimentos dos mais votados. Posse e juramento dados, em 21 de setembro de 1864, na sala de Câmara, pelo então Presidente Joaquim Augusto Ribeiro de Carvalho Rios. Documento redigido pelo secretário Francisco Ferraz de Carvalho – não consta assinaturas.