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Descrição arquivística
Piracicaba - Série em cores
MHPPM CE-CTSM-POS-PRSC · Subsérie · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Piracicaba – Série em cores” estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São três postais alusivos aos lugares e patrimônios de Piracicaba e compõem o conjunto denominado “Série em Cores” – Interior do Estado de São Paulo.

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Principais Capítulos da História Pátria
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB · Subsérie · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Na subsérie denominada “Principais Capítulos da História Pátria” estão cartões postais encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São treze postais alusivos aos principais capítulos da história pátria, os quais eram distribuídos pela Secretaria do Interior nas escolas públicas do Estado de São Paulo. No anverso de cada postal, consta uma ilustração de cada um desses capítulos e, no reverso, a correspondente descrição histórica do evento ilustrado. Da coleção, constam os seguintes episódios históricos: "O descobrimento do Brasil"; "A leitura do 1º capítulo de história pátria"; "Fundação de São Vicente"; "Fundação de São Paulo"; “Fundação do Rio de Janeiro"; "O Padre Nóbrega salvando catechumenos"; "Anchieta e a Catechese"; "Os Bandeirantes"; "Primeira Batalha dos Guararapes"; "A leitura da sentença aos conspiradores mineiros"; "Abertura dos portos"; "A batalha do Riachuelo"; “A batalha de Avahy".

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Primeira batalha de Guararapes
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-09 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Primeira batalha dos Guararapes”. No anverso do documento há a reprodução da obra de Victor Meirelles, retratando o confronto entre o exército da Holanda e as tropas do Império Português. Traz um selo no canto superior direito em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo”, e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior”.
No reverso do documento, há no centro superior o título de “Bilhete Postal”, bem como uma descrição, à esquerda, contextualizando a batalha. Destacam-se os trechos: “Travou-se a 19 de Abril de 1648, nas colinas dos Guararapes. O comandante dos holandeses era Segismundo von Schkoppe e o nosso, o general Francisco Barreto de Menezes, que dispôs a sua gente na seguinte ordem: na vanguarda, André Vidal de Negreiros; no flanco direito, Antônio Felipe Camarão, chefe dos índios; no flanco esquerdo, Henrique Dias, chefe dos negros e na reserva, Fernandes Vieira. Os nossos soldados, depois de uma descarga, atacaram à arma branca, tomando a artilharia, munições e a caixa do dinheiro ao inimigo, que recobrou tudo depois, devido a brigada de reserva com os terços de Van Eltsehaus, que obrigaram Henrique Dias a se retirar. Os holandeses, no pântano, foram agora derrotados de novo pelo bravo André Vidal”. [.....] “Os nossos nada tinham comido havia mais de 24 horas. Sem esta vitória, o Brasil seria entregue à Holanda, a conselho dos estadistas portugueses com o Padre Vieira à frente”; (transcrição livre).

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Grupo Moraes Barros
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-07 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Grupo Moraes Barros”. O anverso do postal traz a reprodução do prédio da escola do Grupo Moraes Barros ao fundo da imagem, juntamente com possíveis antigos alunos e servidores da escola. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia.
O Grupo Moraes Barrros, foi criado por decreto de 5 de março de 1900, com o nome de Segundo Grupo Escolar de Piracicaba, ao qual foi dado, por decreto de 15 de junho do mesmo ano, a denominação de “Moraes Barros”, em homenagem a esse senador, que foi um dos propagadores da instrução pública na cidade.
O grupo começou a funcionar em 4 de agosto de 1900, na rua Piracicaba, em prédio particular alugado e adaptado pela Câmara Municipal. Antes era o presídio da cidade. Muitas décadas antes, a atual Praça Tibiriçá serviu de cemitério de escravizados para a cidade.
No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

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Matadouro
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-11 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Matadouro”. O anverso do postal traz a reprodução do Matadouro Municipal, inaugurado em 1913, pois “foi idealizado para solucionar o problema do matadouro antigo, que era localizado às margens do córrego Itapeva, no início da Rua do Rosário”. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida.
No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dados de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

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Escola Normal (Sud Mennuci)
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-06 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Escola Normal”. O anverso do postal traz a reprodução do prédio da Escola Normal de Piracicaba, atualmente denominada Escola Estadual Sud Mennuci. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida.
A escola foi fundada em 1897 no centro da cidade de Piracicaba como Escola Complementar de Piracicaba, voltada à formação de professores. Somente em 1912, Altino Arantes, Secretário Estadual do Interior, esteve em Piracicaba para receber a doação, feita pela Câmara Municipal, do atual terreno. Em 5 de julho de 1913 iniciou-se a construção, e a inauguração da nova sede da Escola Normal de Piracicaba ocorreu em 11 de agosto de 1917, quando a escola deixou o antigo prédio, onde se instala a Escola Complementar, na Rua do Rosário. No reverso do bilhete, há no centro superior as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

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Vista Geral
MHPPM CE-CTSM-POS-PIRA-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Vista Geral”. O anverso do postal traz a reprodução do centro urbano da cidade de Piracicaba no início do século XX. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida. No reverso do bilhete, há no canto superior esquerdo as inscrições “Estados Unidos do Brazil”; “Bilhete Postal”; bem como os campos para inserção de dado de “Correspondência”; e “Endereço”, e abaixo destes, de modo a separá-los por uma linha formando assim uma coluna, está inscrito entre esta linha na diagonal “Edição Sacconi”, bem como há linhas para preenchimento destas informações.

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Uma usina de açúcar (Engenho Central)
MHPPM CE-CTSM-POS-PRSC-03 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Piracicaba – Uma Usina de Açúcar”. O anverso do postal traz a representação do Engenho Central, partindo da perspectiva do lado oposto do rio, retratando assim, o Rio Piracicaba. O engenho foi construído por Estevão Ribeiro de Sousa Rezende, popularmente conhecido como Barão de Rezende em 19 de janeiro de 1881. O cartão faz parte de um conjunto denominado “Série em Cores”, conforme registrado no anverso do postal, ainda há notações como “Interior do Estado de São Paulo, no centro do cabeçalho da imagem, e traz no rodapé, á esquerda o título do bilhete. Na margem esquerda, escrito na diagonal há as inscrições: “Santos. Série em cores nº 536”. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida.
No reverso do bilhete, há no cabeçalho as inscrições “Cartão Postal”; “Union Postalle Universalle – União Postal Universal (em tradução livre) e “Estados Unidos do Brazil”; bem como há linhas de preenchimento, posicionadas à direita do cartão, das informações para correspondência.

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Panorama de Piracicaba
MHPPM CE-CTSM-POS-PRSC-02 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Panorama de Piracicaba”. O anverso do postal traz a representação do centro urbano da cidade, com visão panorâmica a partir do sudoeste do Rio Piracicaba, trazendo na imagem elementos como o Engenho Central e a Casa do Povoador. O cartão faz parte de um conjunto denominado “Série em Cores”, conforme registrado no anverso do postal, ainda há notações como “Interior do Estado de São Paulo, no centro do cabeçalho da imagem, e traz no rodapé, á esquerda o título do bilhete. Na margem esquerda, escrito na diagonal há as inscrições: “Santos. Série em cores nº 529”. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida.
No reverso do bilhete, há no cabeçalho as inscrições “Cartão Postal”; “Union Postalle Universalle – União Postal Universal (em tradução livre) e “Estados Unidos do Brazil”; bem como há linhas de preenchimento, posicionadas à direita do cartão, das informações para correspondência.

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Envelope - Mapa Físico
MHPPM CE-CTSM-POS-CIB-03 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Envelope ilustrado do mapa físico da América do Sul. Há 2 cópias deste documento, sendo que este é usado para armazenamento do cartão postal "O Grito do Ipiranga".
Posicionado no anverso, a ilustração existente traz destaque para o Brasil, constando ainda as seguintes inscrições de cima para baixo “Lembrança do 1º Centenário da Independência do Brasil”, abaixo à direita, “7 de Setembro de 1922”; “O Brasil na América do Sul”; “Da Comissão Executiva do Centenário”. No reverso do envelope, há campos de preenchimento como: “Nome do aluno; Escola; Vila, cidade ou município e Estado”. Ainda há inscrições, como: “As crianças brasileiras”; “Respeitando os vossos pais e os vossos mestres amais o Brasil”; “Criança, não verás nenhum país como este; imita na grandeza a terra em que nasceste (Olavo Bilac) e “Qual a palmeira que domina ufana/ Os altos topos da floresta espessa,/ Tal bem presto há de ser, no mundo novo/ O Brasil, bem fadado (José Bonifácio)." (em transcrição livre).

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