Mostrando 287 resultados

Descrição arquivística
285 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
À G:. D:. G:. A:. D:. U:. Loja Maçônica (SP)
M.C CE-E.L.Q-04-65 · Item · 13 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Voto de pesar, remetido pela Loja Maçônica, datado de 13 de novembro de 1964.

“(...) os mais sinceros e profundos votos de pesar, pelo infausto acontecimento ocorrido nessa localidade no dia 6, onde o cruel destino ceifou a vida de muitos seres humanos. ”

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
M.C CE-E.L.Q-04-21 · Item · 19 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ofício da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, datado de 19 de novembro de 1964, que encaminha a cópia do requerimento nº615 (voto de pesar), de autoria do Deputado José Felício Castellano.

“Absolutamente indispensável qualquer justificativa. A extensão e a profundidade do golpe sofrido pelos piracicabanos atingiram a todo o povo paulista. ”

Assembleia Legislativa (SP)
M.C CE-E.L.Q-04-91 · Item · 12 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Radiotelegrama (voto de pesar), remetido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, datado de 12 de novembro de 1964.

“Peço aceitar meu profundo pesar infausto acontecimento pedindo transmitir ao povo de Piracicaba toda a minha solidariedade. ”

Associação Brasileira de Química (SP)
M.C CE-E.L.Q-04-35 · Item · 9 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Voto de pesar, remetido pela Associação Brasileira de Química, datado de 9 de novembro de 1964.

“(...) cumpre o doloroso dever de levar ao culto e progressista povo de Piracicaba, por intermédio de V. Excia., suas comovidas condolências, pela catástrofe que desabou sobre a cidade, ceifando inúmeras e preciosas vidas. ”

Associação Desportiva (SP)
M.C CE-E.L.Q-04-80 · Item · 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Voto de pesar, remetido pela Associação Desportiva.

“Nossa Associação Desportiva lamenta profundamente sinistro vossa cidade desabamento prédio com vários mortos diversos feridos as famílias enlutadas nossos pêsames aos mortos desejamos descanso eterno junto ao nosso bom Deus (...). ”

Ata - 1ª Sessão Extraordinária
M.C CE-E.L.Q-03-03 · Item · 13 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da 1º Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, datada de 13 de novembro de 1964, sob a presidência do vereador Lazaro Pinto Sampaio. A reunião iniciou-se com a seguinte explicação, proferida pelo presidente da edilidade:

“Apurado o necessário quórum, o sr. Presidente deu por aberta a sessão, entrando-se imediatamente na Ordem do Dia, explicando preliminarmente à Casa que a matéria constante da pauta não pudera ser publicada na imprensa devido estarem as instalações do órgão de imprensa das Câmara, Diário de Piracicaba, interditadas, em face do desmoronamento do prédio da Comurba, entretanto, a presidência procurara dar sua publicação na Secretaria da Câmara e estudar juntamente com os líderes partidários, os projetos da pauta. – Assim, entendendo estarem os srs. Vereadores aptos ao exame das proposições”

Na sessão também foi aprovado o Requerimento de louvor “aos Governos da União, do Estado e no Município, às autoridades locais, ao Corpo de Bombeiros, à Força Pública, do D.E.R., T.G.36, Empresas, operários e povo, que de qualquer forma contribuíram e se desvelaram por ocasião da tragédia do prédio da Comurba onde se perderam preciosas vidas”

Ata - 36ª Sessão Ordinária
M.C CE-E.L.Q-03-01 · Item · 09 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da 36º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, datada de 09 de novembro de 1964, sob a presidência do vereador Lazaro Pinto Sampaio, que tem o seguinte teor:

“Nobres srs. Vereadores: - Sob o impacto emocional que a cidade toda esta vivendo, consequente da catástrofe da Comurba, era inadmissível que a Câmara Municipal realizasse hoje normalmente, sua sessão ordinária. Porém, como o art. 40 do Regimento Interno, que é a lei da Casa, determina que as sessões ordinárias se realizam às segundas feiras, com início às 14h, não tinha esta presidência autoridade para suspender essa realização sem audiência da soberania do Plenário. Por isso, aqui estamos no cumprimento da lei. Entretanto, cumprindo também o dever de respeito ao luto de meia centena de lares piracicabanos, antes de iniciarmos os trabalhos em pauta, apresentamos ao Nobre Plenário a seguinte MOÇÃO nº4/64. – Nossa terra não merecia o que lhe aconteceu. A cicatrização das chagas abertas em seu coração, pelas vidas que a catástrofe da Comurba, daquela forma lhe roubou, consumirá anos. O momento é de dor e a dor tolhe palavras. Guardando nossas manifestações de solidariedade humana para ações, lugares e momentos próprios, que estamos vivendo e viveremos ainda sob mais intensa emoção, a presidência propõe à Nobre Câmara que, como sua primeira manifestação oficial, a presente sessão seja imediatamente suspensa, em sinal de profundo respeito à dor que infelicita os lares enlutados pela tragédia – Sala das Sessões, 9 de novembro de 1964. – (a) Lazaro Pinto Sampaio – A Câmara por unanimidade acolheu a proposição da presidência e assim foi suspensa a presente sessão em memória das vítimas colhidas pelo desmoronamento do prédio de 14 andares, da firma Comurba, erguido na Praça José Bonifácio e que constituía orgulho do povo piracicabano”

Ata - 37ª Sessão Ordinária
M.C CE-E.L.Q-03-05 · Item · 16 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da 37º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, datada de 16 de novembro de 1964, sob a presidência do vereador Lazaro Pinto Sampaio. No expediente da sessão tem-se as seguintes proposituras:

  • Projeto de Lei nº154/64 – do vereador Milton de Camargo – declarando de utilidade pública o quarteirão compreendido entre as ruas Prudente de Moraes, Alferes José Caetano, São José e Praça José Bonifácio.
  • Requerimento nº349/64 – do vereador Rubens Leite do Campo Braga, de agradecimento ao locutor esportivo Fiori Giliotti, pela sua atuação na transferência do jogo de futebol XV x Esportiva de Guaratinguetá, ada a ocorrência do desabamento do de prédio nesta cidade.
  • Requerimento nº353/64 – do vereador José Alcarde Correa, ao Prefeito, para a criação de Comissão destinada a atender medidas adequadas com as famílias dos vitimados pela queda do prédio Comurba.
  • Requerimento nº354/64 (processo 664) – do vereador José Alcarde Correa, ao chefe do Executivo, a fim de ser nomeada Comissão de Técnicos, para examinar e publicar as garantias de prédios de mais de três andares construídos na cidade.
  • Requerimento nº355/64 – do vereador Cicero Usberti, para que se oficie nominalmente, agradecendo a todos os que cooperaram e sacrificaram na remoção de escombros e vítimas do prédio Comurba
  • Consta também a informação do recebimento de “numerosos telegramas e ofícios, de Câmaras Municipais, Prefeituras, entidades esportivas, publicas e particulares, enviando pêsames pelas vítimas do prédio Comurba”
Ata - 38ª Sessão Ordinária
M.C CE-E.L.Q-03-11 · Item · 23 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da 38º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, datada de 23 de novembro de 1964, sob a presidência do vereador Lazaro Pinto Sampaio. No expediente da sessão tem-se as seguintes proposituras:

  • Requerimento nº363/64 – do vereador Milton de Camargo, protestando contra publicações sensacionalistas das revistas “O Cruzeiro” e “Manchete”, sobre o caso de desabamento do prédio “Luiz de Queiroz”.
  • Consta também a informação do recebimento de “diversos ofícios de pesar pela catástrofe da Comurba”
Ata - 41ª Sessão Ordinária
M.C CE-E.L.Q-03-13 · Item · 14 de dezembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ata da 41º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, datada de 14 de dezembro de 1964, sob a presidência dos vereadores Antônio Keller e Lazaro Pinto Sampaio. No expediente da sessão tem-se a seguinte propositura:

  • Requerimento nº387/64 – do vereador Antônio Keller, ao executivo, para que se tome providências com relação à remoção dos escombros do Edifício ‘Luiz de Queiroz’, Comurba.

Na sessão tal tema foi abordados por distintos oradores.

O vereador Waldemar Romano destacou a “necessidade de ser dada solução ao problema do prédio que restou do ex-edifício ‘Luiz de Queiroz”, Comurba, muito especialmente no que diz respeito às lajes pendentes, pois, ao que consta o Município, que já está reparando as vias públicas adjacentes, não efetuará a obra de retirada de tais lajes, e a firma proprietária também se propala que o não o fará, criando-se então uma situação insolúvel, que não pode perdurar de forma alguma, dada a ameaça constante que constituem para a população”

O Vereador Antônio Keller referiu-se também ao “problema da situação esdrúxula em que permanece o restante do prédio da Comurba, das lajes pendentes, apelando a quem direito a fim de seja dada solução imediata, demolindo-se ou então assumindo os técnicos da obra inteira e total responsabilidade pelo que vier ocorrer”