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Descrição arquivística
Cápsula (caixa de cobre)
MHPPM CE-CTSM-CAP-02 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Caixa em cobre, totalmente selada em três partes através de solda e sem qualquer tipo de acesso ao seu interior. A abertura da caixa foi realizada cuidadosamente através de uma tesoura de corte de chapa, de modo a gerar o menor impacto possível no objeto.
Tal caixa foi utilizada como cápsula, para salvaguardar os diferentes materiais nela inseridos.

Sud Mennucci - Escola Normal
Placa com Inscrições
MHPPM CE-CTSM-CAP-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Placa em mármore, complementada por uma moldura de ferro, contendo as seguintes inscrições: "Documentos históricos a serem d'aqui retirados no dia 07 de setembro de 2022". A placa é branca e as inscrições evidenciadas na cor cinza.
A placa fazia a demonstração do local do encerramento da Cápsula, e também informava a data de sua abertura.

Sud Mennucci - Escola Normal
El- Rei D. Sapo
MHPPM CE-CTSM-B-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Livro ilustrado intitulado "EL-REI D. SAPO", escrito por Thales de Andrade. Nesta fantasia, com traços de realidade, o autor mostra a vida no campo, acompanhando a rotina de uma cidade do interior, até a chegada da corte de "El-Rei Dom Sapo e ao Sétimo Reino dos Bons Animais". Preservação da natureza, educação e ética fazem parte da mensagem do livro. O livro faz parte da coleção "Encanto e Verdade", (Livro II) organizada pelo próprio Thales de Andrade, e tem como editora a "Companhia Melhoramentos de São Paulo" (Weiszflog Irmãos Incorporado). Na capa da bibliografia é possível ver o preço da mesma = 1$500.

Thales Castanho de Andrade
A Filha da Floresta
MHPPM CE-CTSM-B-02 · Item · 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Livro ilustrado intitulado "A FILHA DA FLORESTA", escrito por Thales de Andrade. A Filha da Floresta foi o primeiro trabalho do autor na literatura infantil, publicado pelo Jornal de Piracicaba em 1919. É considerado o primeiro manifesto ecológico da literatura infantil brasileira devido, à preocupação de evitar a devastação desenfreada das matas, incentivar o reflorestamento e despertar nas crianças o amor pela vida simples do campo, destacando a importância da utilização racional do solo e, sobretudo, o respeito à natureza. As ilustrações são de Francisco Richter. O livro faz parte da coleção "Encanto e Verdade", (Livro I) organizada pelo próprio Thales de Andrade, e tem como editora a "Companhia Melhoramentos de São Paulo" (Weiszflog Irmãos Incorporado). Na capa da bibliografia é possível ver o preço da mesma = 1$500.

Thales Castanho de Andrade
Revista de Educação. Vol. I - Fase II
MHPPM CE-CTSM-B-07 · Item · setembro 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase II), de setembro de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (O ensino ativo), Lourenço Filho (Ensino da Atenção Escolar), Carlos Sodério (Higiene popular), Pedro Crem (Nossa prosodia), Olivia Bianco (Aducação Physica), Silveira Santos (Pela cultura do vernaculo), Fabiano R. Lozano (A musica nas escolas), João Toledo (O ensino do desenho), Pedro de Mello (A unificação das normas), Antônio Viega (O trabalho manual), Mercedes de Aguiar (A memória educável), Arthur Gonçalves (Em torno da higiene escolar), Ramiro Alves (A arte na escola) e H.F. (O brinquedo de trigo).

Sud Mennucci - Escola Normal
Revista de Educação. Vol. I - Fase I
MHPPM CE-CTSM-B-06 · Item · maio 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase I), de maio de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (Assistência dentaria escolar), Lourenço Filho (A crise da escola), Carlos Sodério (Higiene popular), Antônio Viega (Um novo trabalho manual), Dario Brasil (O civismo pela história), Silveira Santos (Pela cultura do vernáculo), Pedro Crem (O ensino ativo), Pedro de Mello (Literatura infantil), Assis Velloso (Derivadas e diferenciais), Thales Andrade (Do ensino de história), Adolpho Carvalho (Soluções e resultados) e Elvira de Moraes (O desenho e a educação visual)

Sud Mennucci - Escola Normal
MHPPM CE-CTSM-B-05 · Item · 1919
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Livro intitulado "Lições Praticas de Pontuação e de Acentuação do <A> Pela Figura Crase", escrito por Honorato Faustino de Oliveira diretor da Escola Normal Primaria de Piracicaba. O livro é preenchido por exercícios de gramática e lições práticas de pontuação e de acentuação do A pela figura da crase. O teve seis edições, de 1919 a 1939, organizado pelo próprio Honorato Faustino de Oliveira, e tem como editora a "Companhia Melhoramentos de São Paulo" (Weiszflog Irmãos Incorporado).

Revista de Educação. Vol. II - Fase II
MHPPM CE-CTSM-B-08 · Item · outubro, 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferência aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Nesta edição (Vol. II - Fase II), de outubro de 1922, são encontrados textos de Sud Mennucci (O ensino particular e o nacionalismo), Honorato Faustino (Para a pratica), Antonio Veiga (A escola moderna), Annibal da S. Santos (Da disciplina escolar), Dario Brasil (A ordem material e a ordem moral na escola), Dr. Honorato Faustino (Literatura infantil), Pedro de Mello (7 de setembro de 1922), Joaquim da S. Santos (O dialecto paulista, Correspondência infantil e Mensagens entre estudantes).

Sud Mennucci - Escola Normal
Le Groupement des bons élèves
MHPPM CE-CTSM-B-11 · Item · 11/06/1912
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Livro intitulado "Le Groupement des bons élèves, Session inaugurale!", escrito por Pedro de Mello, professor de francês da Escola Normal Primaria de Piracicaba. O livro aborda o pretexto literário em francês, na capa existe escrita a seguinte dedicatória: "A Escola Normal de Piracicaba (para a sua Bibliotheca) 1922-2022 OFF° o Autor". Além de uma dedicação do autor escrita em francês para o diretor da Escola Normal Primaria de Piracicaba, o senhor Honorato Faustino de Oliveira: "A Mr. Honorato Faustino de Oliveira (Prof.) trés digne Directeur de I'École Normale Primaire de Piracicaba.
L'organisateur de l'agréable et interessante session sientifique-litteraire-musicale, du 11 juin, qui a laissé un charmant souvenir dans l'esprit de ceux qni à elle ont assité, Offre et dédie.", onde ele agradece ao diretor por ter participado de um evento científico-literário-musical. O livro foi publicado na data de 11 de junho de 1912, e tem como editora a "Typographia da Livraria Americana PIRACICABA".

Pedro de Mello
Exercícios Escolares de Composição
MHPPM CE-CTSM-B-10 · Item · 1915
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Livro intitulado "Exercicios Escolares de Composição", escrito por Honorato Faustino de Oliveira, diretor da Escola Normal Primaria de Piracicaba. A segunda edição do livro tinha como foco o ensino prático de linguagem no 4° ano, e no preparo de candidatos para exames de cursos secundários do estado. O livro foi organizado pelo próprio Honorato Faustino, e tem como editora a "Typographia da Livraria Augusta".