Os documentos referem-se ao período que se estende desde a fundação da povoação de Piracicaba em 1767 até a mudança de margem em 1784. Pode ser considerado um Livro de Memórias, pois o compilado de documentos retrata resumidamente os primeiros anos da povoação piracicabana.
Sans titreA série “Iconográficos” é composta por imagens (fotografias) que retratam o edifício Luiz de Queiroz (Comurba) em diferentes períodos da história: construção, queda e pós tragédia, com os remanescentes dos escombros ainda no local, mesmo após anos da catástrofe. Muitas das iconografias não apresentam informações de autoria e datação precisa.
Na série "textuais" estão reunidos os documentos (manuscritos), como atas das sessões camarárias, onde registram o processo de formação do Mercado Municipal de Piracicaba, desde as primeiras discussões até a criação de um espaço para abrigar o comércio de diferentes gêneros, em 1858, até a efetiva inauguração do mercado, em 1888.
A série "Câmara Municipal de Piracicaba" é composta por documentos iconográficos, principalmente fotografias, da edilidade piracicabana em distintos períodos temporais. Tal tem por objetivo agrupar imagem que representem a Câmara como Instituição, seja suas edificações, seu corpo de funcionários e seus locais administrativos. A série também apresenta momentos que fizeram parte da história da Casa de Leis, como a inauguração do prédio, abertura de memoriais, solenidades de instalação de estruturas e manifestações de funcionários.
Leis, resoluções e posturas criadas pela Câmara Municipal de Piracicaba em exercício das suas funções legislativas.
Na série “Solenidade de Encerramento da Cápsula do Tempo” encontram-se os documentos relacionados ao evento de encerramento (ou fechamento) da Cápsula do Tempo da então Escola Normal de Piracicaba, hoje chamada de Escola Estadual Sud Mennucci. A solenidade ocorreu no dia 15 de novembro de 1922, juntamente com as comemorações da Proclamação da República e contou com um programa festivo para a ocasião.
Sans titreNa série "Fotografias" estão os registros fotográficos encontrados na Cápsula do Tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba. São iconográficas que mostram tanto o colégio, seus alunos, professores e rotinas, quanto que registram Piracicaba nos anos de 1921 e 1922.
Nesta série estão presentes os objetos tridimensionais encontrados na cápsula do tempo do Sud Mennucci, então Escola Normal de Piracicaba.
Na série denominada “Selos e Estampas” está o conjunto diversificado de selos e estampas, datados de 1922 e 1923, a maioria dos quais avulsos, outros colados em envelopes, telegramas e outros tipos de suportes. Nesse conjunto, que totaliza aproximadamente 300 itens, existe algumas correspondências internacionais, na sua maioria endereçada ao Professor Honorato Faustino de Oliveira, na qualidade de médico ou enquanto diretor da Escola Normal de Piracicaba. Alguns suportes apresentam inscrições manuscritas pelo próprio punho do Professor Honorato. Devido ao grande volume de itens, tais não foram descritos individualmente, mas sim dentro de conjuntos e imagem mais amplas.
Na série “Escola Normal de Piracicaba” encontram-se documentos administrativos e pedagógicos referentes à Escola Normal, atualmente denominada de Sud Mennucci.