Mostrando 21 resultados

Descrição arquivística
21 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
DP. 31/01/1965
M.C CE-E.L.Q-02-DP-23 · Item · 31 de janeiro de 1965
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 31 de janeiro de 1965 (domingo)

A edição do Diário de Piracicaba de 31 de janeiro de 1965, traz na capa (final da página) o texto intitulado “SILÊNCIO APÓS O DESASTRE”. O seu conteúdo dispõe acerca da ausência de um “pronunciamento público sobre a situação do remanescente do prédio sinistrado e os prejuízos decorrentes da interdição de uma parte da nossa principal praça, a comunidade ainda não mereceu qualquer palavra de esclarecimento, nada que pudesse assinalar uma decisão sobre o que está sendo providenciado, sobre o que será feito”. Por fim, finaliza o texto dizendo “Afinal, o povo tem ou não o direito de saber alguma coisa sobre o problema que reflete negativamente na vida normal da comunidade? ”. Expressando assim a angustiante situação que se permanecia após mais de dois meses do ocorrido sinistro.

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: em destaque na capa a matéria “Prédios escolares: problema agudo na terra das escolas”, que discorre sobre as questões estruturais e de obras nas instituições de ensino piracicabanas e também a notícia referente as cerimônias públicas das exérquias de Winston Churchill.

Diário de Piracicaba
DP. 28/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-13 · Item · 28 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 28 de novembro de 1964 (sábado)

A edição do Diário de Piracicaba de 28 de novembro de 1964, traz a seguinte matéria na capa “POLÍCIA TÉCNICA PROCURA UM DOS SUPORTES DA ALA SINISTRADA DO PRÉDIO DA COMURBA” que aborda sobre o fato de ter sido localizado apenas dois ‘pés de ferro’ nos escombros do prédio da ‘Comurba’ e que será realizada limpeza na área do piso para o exame das fundações além de relatar sobre partes não localizadas “O dr. Ernesto de Araújo revelou ao DIÀRIO estar a Polícia Técnica diligenciando para a localização de um dos dois ‘pés de ferro’ da ala sinistrada do Edifício Luiz de Queiroz. Enquanto um deles foi localizado nos terrenos do antigo Isolamento, o outro não foi encontrado, não obstante tratar-se de uma peça de 800 quilos”. Na mesma matéria consta a informação de mais uma área desinterditada na rua São José, com a diminuição da região de isolamento em torno do Edifício Luiz de Queiroz.

No final da página (capa), consta também o seguinte anúncio: “Dia 2 de Dezembro, no Teatro São José – Grande apresentação do CORAL ULTRAGAS (60 figuras) – Interpretando canções, música folclórica e clássica – com colaboração de artistas do PRD-6 – Em benefício das famílias das vítimas da catástrofe de 6 de novembro”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: “Câmara aprovou em discussão final o orçamento municipal”, “Homenageadas as vítimas da Intentona de 35”, “Lions Clube de Piracicaba: Posse de novos leões e magnífica palestra do prof. Archimedes Dutra” e “No próximo ano: novos salários mínimos”

Diário de Piracicaba
DP. 28/01/1965
M.C CE-E.L.Q-02-DP-22 · Item · 28 de janeiro de 1965
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 28 de janeiro de 1965 (quinta-feira)

A edição do Diário de Piracicaba de 28 de janeiro de 1965, traz a manchete em destaque na capa “PREFEITO OFICIOU AO IPT: APRESSAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O DESABAMENTO DO PRÉDIO DA COMURBA”. Em nota, a matéria relata que o então prefeito de Piracicaba ‘Luciano Guidotti’ remeteu um “oficio ao superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, dr. Francisco João Humberto Maffei”. O conteúdo do documento dispõe do encarecimento ao chefe do Executivo “a necessidade do apressamento das pesquisas, a fim de que, tão brevemente quanto possível, possa Piracicaba ter uma decisão sobre o caso, propiciando providências para a solução consequentes da interdição parcial da Praça José Bonifácio. ”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como uma referente a um assalto no centro da capital paulista, no qual os assaltantes de apoderara de uma camioneta do Banco Moreira.

Diário de Piracicaba
DP. 27/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-12 · Item · 27 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 27 de novembro de 1964 (sexta-feira)

A edição do Diário de Piracicaba de 27 de novembro de 1964, traz o seguinte anúncio localizado no final da página (capa) “ Dia 2 de Dezembro, no Teatro São José – Grande apresentação do CORAL ULTRAGAS (60 figuras) – Interpretando canções, música folclórica e clássica – com colaboração de artistas do PRD-6 – Em benefício das famílias das vítimas da catástrofe de 6 de novembro”

Sem citar especificamente o benefício das famílias das vítimas do Comurba, a edição traz também informações sobre a citada apresentação do Coral Ultragaz - “Em uma promoção conjunta da Ultragaz, DIÁRIO DE PIRACICABA e Lions Clube, o famoso conjunto de vozes, integrado por funcionários da Cia. Ultragaz, sob a regência do maestro Bruno Rocella, irá se apresentar ao público de Piracicaba. (...) O espetáculo, que será realizado no próximo dia 2, no Teatro São José, contará também com a participação de destacados elementos do «cast» da PRD-6, tais como Teresa Alves, Cobrinha e outros, apoiados pelo excelente Regional D-6”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: “Consumada a intervenção federal em Goiás” e “Aprovado pelo Congresso o Estatuto da Terra”.

Diário de Piracicaba
DP. 26/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-11 · Item · 26 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 26 de novembro de 1964 (quinta-feira)

A edição do Diário de Piracicaba de 26 de novembro de 1964, traz a seguinte matéria na capa “AVOLUMAM-SE AS DOAÇÕES NA CAMPANHA DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE 6 DE NOVEMBRO ”, que aborda sobre as doações do povo piracicabano às vítimas do fatídico acontecimento “E nesta campanha em prol das vítimas da pavorosa catástrofe provocada pelo desabamento do edifício Luiz de Queiroz, essa vocação mais uma vez vem à tona em demonstração verdadeiramente exuberante. ” Relata também que através dessa iniciativa diversas entidades contribuíram nas doações e que devido a esse volumoso retorno foi criado uma comissão central para orientar o destino dessas colaborações.

Ainda na capa (final da página), tem-se uma matéria intitulada “TELEVISÃO ITALIZANA FOCALIZOU CATÁSTROFE DE PIRACICABA”, com o seguinte teor: “Em correspondência enviada a pessoa de suas relações nesta cidade, Maria Angela Casteli Michelucci, residente em Luca, Itália, informou ter a televisão italiana focalizando, exibindo filmagens feitas no local, a catástrofe que enlutou Piracicaba, o desabamento parcial do Edifício Luiz de Queiroz. Por esse fato se pode aquilatar a repercussão no exterior do sinistro de 6 de novembro”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: a crise político-militar de Goiás, o fechamento do ginásio industrial noturno e aniversário da Intentona Comunista de 35.

Diário de Piracicaba
DP. 24/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-10 · Item · 24 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 24 de novembro de 1964 (terça-feira)

A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 24 de novembro de 1964, traz a seguinte notícia referente ao Edifício Luiz de Queiroz: “FIRMA ESPECIALIZADA REALIZA ESTUDOS PARA A RETIRADA DAS LAJES – Técnico informa que não há problema para a execução do trabalho – IPT colheu mais materiais do prédio sinistrado”. Em tal destacam-se os seguintes trechos: “Contudo, o engenheiro da firma Ribeiro Franco compareceu domingo a nossa cidade, tendo feito um levantamento das condições em que se apresentam as lajes (pesando cada uma delas mais de 20 toneladas) (...) O problema se prende, exclusivamente, ao estudo para ser encontrada a melhor formula possível para a execução do trabalho (...) Por outro lado, o dr. Martins Arruda, presidente do inquérito policial sobre o desabamento, ouviu todos os proprietários dos veículos atingidos pelo sinistro. Ouviu também as famílias de Arrighi e Souza”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: o adiamento da discussão do orçamento municipal, <<habeas corpus>> a Mauro Borges – com a fala do Persistente Castelo Branco: A Democracia será Mantida” e comunicado de falta de água na cidade.

A página 4 traz informação da CAMPANHA DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE 6 DE NOVEMBRO.

Na mesma página 4, uma notícia não relacionada à tragédia traz o seguinte título: VEREADOR ASSIB ELIS MAIQUE FOI DETIDO PELA POLÍCIA DE SÃO PAULO”, que tem os seguintes trechos em destaque: “Ontem, às 13h30, aproximadamente, na praça José Bonifácio, defronte ao Bar Alvorada, o vereador Elias Assib Maique foi detido por dois investigadores da polícia de São Paulo. Por tentar reagir contra a ordem dos policiais, o vereador foi algemado e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia (...) Segundo rumores, o vereador teria sido detido por estar envolvido em apropriação indébita ainda, afirmam que o político estava sendo requisitado por IPM em São Paulo, sendo que este último boato corria pelos corredores da Regional de Polícia. (...) Diversas pessoas se encontravam revoltadas pela maneira arbitrária com que agiram pois somente depois de prender o vereador, algemá-lo, e fazer estourar um rififi na Praça José Bonifácio, é que os policiais se dirigiram até a Regional para exibir o ofício do Delegado de Repressão e Vadiagem ordenando a prisão do referido elemento”

Diário de Piracicaba
DP. 22/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-09 · Item · 22 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 22 de novembro de 1964 (domingo)

A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 22 de novembro de 1964, traz a seguinte manchete em destaque: “POLÍCIA TÉCNICA REALIZOU NOVA VISTORIA: BLOCA REMANESCENTE NÃO REGISTROU INCLINAÇÃO” – “Está sendo aguardado técnico de escritório de São Paulo, para estudar a retirada das lajes pendentes – Bombeiros realizam novas buscas: nenhum corpo encontrado”. Na matéria consta também a seguinte informação: “EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA COMURBA – Achar-se expostas nas vitrinas da Foto Lacôrte as fotografias que documentam a terrível catástrofe do Edifício Luiz de Queiroz”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: o arquivamento da emenda sobre a paridade dos três poderes e <<habeas corpus>> em favor de Mauro Borges.

Na página 3, uma nota do chamado CLUBE DA LADY, informa o cancelamento de um chá programado para o presente mês, em virtude “da grande catástrofe nossa cidade”.

Já na página 5, na chamada Crônica da Semana, tem-se um texto de Geral Nunes, intitulado “UM LUGAR TRISTE”, do qual destaca-se os seguintes trechos: “Até poucos dias a nossa praça central era o lugar preferido dos piracicabanos (...) Ao lado esquerdo da praça (dando-se as costas para a catedral) reinava majestoso o Edifício «Luiz de Queiroz», um dos orgulhos arquitetônicos da terra de Prudente. (...) No entanto, o destino quis que a «Noiva» toda bonita e cheia de esperanças molhasse o seu belo vestido branco com lágrimas de dor, ocasionada pelo desabamento do Comurba que nos roubou vidas preciosas e insubstituíveis. A alegria que se notava nos olhos da nossa <<noiva>> e nos de seus irmãos piracicabanos desapareceu repentinamente naquela tarde fatídica de sexta-feira, 6 de novembro”

Diário de Piracicaba
DP. 21/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-08 · Item · 21 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 21 de novembro de 1964 (sábado)

A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 21 de novembro de 1964, traz a seguinte notícia: “BOMBEIROS REINICIAM BUSCAS NO LOCAL DO SINISTRO” – “Atendendo apelo das famílias de Avelino M. de Souza e Francisco Arrighi” – “Os trabalhos para a retirada dos corpos chegavam ao final, mas o drama | dessas famílias tinha triste e lamentável continuidade. Não receberam os corpos para lhes dar cristã e humanamente o seu sepultamento. Contudo, dois corpos foram sepultados, sem ter sido possível a sua identificação”

Na capa também há a informação da prorrogação da campanha de socorro às vítimas da catástrofe, além de matérias não relacionadas à temática “Comurba”, como: o Estatuto da Terra, o Censo Escolar e as obras do Estádio Municipal.

Na página subsequente, traz uma matéria intitulada “SUSPENSA ATÉ MARÇO A FESTA DAS NAÇÕES” – “A Assistência S. Mariana dos Frades Capuchinhos, em virtude dos últimos acontecimentos que enlutaram e nossa cidade, faz saber a todos, que suspendeu, até março do próximo ano, a 1º festa das nações, continuando apenas com os almoços programados, em virtude de já haverem sido vendidos partes dos convites”

Diário de Piracicaba
DP. 20/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-07 · Item · 11 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 20 de novembro de 1964 (sexta-feira)

A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 20 de novembro de 1964, traz a seguinte manchete em destaque: “PREFEITURA DETERMINOU A REALIZAÇÃO DE VISTORIA NOS CINEMAS”. Em tal matéria, destaca-se o seguinte trecho: “Com a tragédia do Edifício Luiz de Queiroz, que cobriu de luto a nossa cidade, as mais variadas considerações vieram à baila, em torno da extensão da catástrofe, notadamente pelo fato de um cinema estar localizado no prédio sinistrado. Sucede que, providencialmente, o desabamento não ocorreu em horário de sessão cinematográfica, o que evitou consequências muito mais trágicas no lutuoso acontecimento”

Também na capa, as seguintes notícias sobre o tema Comurba:

CRÉDITO ESPECIAL DE Cr$70 MILHÕES PARA PIRACIXABA – “Prioridade às viúvas das vítimas do desabamento do edifício da Comurba para ingresso no serviço público estadual”

DER ENCERRARÁ HOJE OS TRABALHOS DE VASCULHAMENTO DA ÁREA SINISTRADA – “Remoção de terras tem o objetivo de diminuir quaisquer dúvidas sobre a possível presença de corpos de vítimas no local”

Na capa, tem-se também matérias não relacionadas com a tragédia do edifício Luiz de Queiroz (Comurba), como: sorteio do Talão da Fortuna, chineses acusados de subversão e contrabando de trigo.

Na página subsequente, traz uma matéria sobre a ajuda as vítimas da tragédia da Comurba – PROSSEGUE ATIVAMENTE A CAMPANHA DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE 6 DE NOVEMBRO.

Diário de Piracicaba
DP. 19/11/1964
M.C CE-E.L.Q-02-DP-06 · Item · 19 de novembro de 1964
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Diário de Piracicaba, de 19 de novembro de 1964 (quinta-feira)

A capa no jornal “Diário de Piracicaba”, da edição de 19 de novembro de 1964, traz a seguinte manchete em destaque: “NADA DECIDIDO AINDA SONRE O DESTINO DO REMANESCENTE DO PRÉDIO SINISTRADO” – “Entregue à responsabilidade da Comurba a retirada das lajes pendentes do edifício – reduzida a área interditada”.

Também na capa, as seguintes notícias sobre o tema “Comurba”:

CAMPANHA DE SOCORRO ÀS VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE 6 DE NOVEMBRO – que discorre sobre os donativos recebidos e locais de doação.

EDITORA ALOISI LTDA. – nota da Editora Aloisi, comunicando o reinício de suas atividades normais, na sua oficina tipográfica “possibilitado pela redução da área interditada junto ao Edifício Luiz de Queiroz e que anteriormente abrangia também o prédio onde está instalada esta Editora”

Diário de Piracicaba