Durante a revolução de 32 foram fabricados para os combatentes três modelos de capacetes: Modelo Inglês, Modelo Francês, e o Modelo Paulista. Um dos itens doados para a câmara que pertenceram à Joaquim Moreno, é um capacete modelo Inglês. O modelo paulista foi uma variação do modelo francês. O modelo francês era produzido em cinco peças: o casco com uma abertura em forma de fenda no topo, duas peças que formavam a borda, unidas a altura dos passantes da jugular, uma crista que dava acabamento a essa abertura que funciona como ventilação e um aro para aumentar a espessura da borda.
O fato de possuir cinco peças exigia serviços adicionais de prensagem, rebitagem e soldagem os quais dificultavam e encareciam o processo de produção, já o modelo paulista era estampado em uma única peça com uma protuberância no topo na qual havia quatro furos para ventilação e com a borda dobrada para ter uma maior espessura.
Nos modelos francês e paulista, a carneira é presa através de quatro conjuntos de duas presilhas cada, soldados no interior do casco do capacete, estas presilhas são enganchadas no tecido de lã da carneira e a prendem quando são dobradas para dentro. Presa também por essas presilhas, entre o casco e o tecido da carneira, existe uma tira de alumínio ondulada ao longo de toda a circunferência externa da carneira. Uma única tira de couro serve como jugular que tem uma das extremidades fixada através de ilhós a um dos dois passantes soldados na aba do capacete e a outra extremidade passando pelo outro passante e fixada através de ilhós a uma fivela passante que possibilita o seu ajuste. As carneiras para os modelos francês e paulista são iguais, salvo um ou outro detalhe que varia em função do fabricante.
Durante a revolução de 32 foram fabricados para os combatentes três modelos de capacetes: Modelo Inglês, Modelo Francês, e o Modelo Paulista. Um dos itens doados para a câmara que pertenceram à Joaquim Moreno, é um capacete modelo Inglês. No modelo inglês A dobra aumenta a espessura da borda diminuindo a incidência de ferimentos ocasionados pelos choques ocasionais entre os soldados (“cabeçadas”).
Revolução de 1932O chapéu faz parte do vestuário utilizado pelo ex combatente. Tal tem um modelo conhecido do "selva" ou "militar" (cobertura cáqui), não é possível precisar a utilidade do mesmo, além de proteção ao sol.
Revolução de 1932O chapéu faz parte do vestuário utilizado pelo ex combatente. Tal tem um modelo conhecido do "boina", não é possível precisar a utilidade do mesmo, além de proteção ao sol. No item há a inscrição de uma provável data "28-10-1932", não se sabe o significado desta datação, e o motivo de tal marcação ter sido feita, ressaltando-se que a chamada Revolução de 1932 teve fim no dia 02 de outubro daquele ano.
Boina utilizada na Revolução de 1932, feita em pano com data ao verso "28-10-1932".
Revolução de 1932Utilitário usada para alimentação. O prato faz parte dos objetos doados pelo combatente da Revolução de 1932 Joaquim Moreno.
Revolução de 1932Placa em alumínio do Movimento Constitucionalista, datada de 1957.
Revolução de 1932Fotografia do combatente Joaquim Moreno, trajando o uniforme e utilitários da Revolução de 1932.
Revolução de 1932Ata da sessão extraordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 28 de abril de 1902, sob a presidência de Paulo Moraes de Barros, na qual ocorreu a segunda e última discussão sobre o acordo com a Companhia Paulista para a construção de um ramal/estação. Documento redigido pelo secretário Arthur Vaz e assinados pelos presentes.
Certificado de Aprovação pela Câmara Municipal, em data de 11 de Fevereiro de 1907, que aprovou a indicação do Presidente da Câmara para cumprir o contrato com a Companhia Paulista
Ata da 7º sessão ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, em data de 21 de julho de 1919, sob a presidência de José Ferreira da Silva. No expediente é lido o ofício enviado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no qual ressaltam a necessidade da renovação do contrato assinado pela Câmara, para fim de prorrogar o prazo para o final da conclusão das obras do ramal.
documento redigido pelo secretário José Gomes Marques e assinados pelos presentes.