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Descrição arquivística
Zoraide Moraes Barros - O centenário
MHPPM CE-CTSM-TE-PORT-02 · Item · Original - 13 de setembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de português da Aluna Zoraide de Moraes Barros, aluna do 1º ano da Escola Normal (Sud Menucci), datado em 13 de setembro de 1922, com cópia criada para o arquivo da cápsula datado em 15 de novembro de 1922. O trabalho é uma dissertação e descrição das comemorações em Piracicaba no dia 07 de setembro de 1922, dia em que se comemorava o centenário da independência. Inicialmente a aluna relata o conteúdo dos jornais da época, que mostravam os projetos desenvolvidos para a comemoração do centenário, dentro e fora do país. A aluna relata até mesmo que Portugal, “[...] em vez de ficar aborrecido pela próxima comemoração de uma data que só lhe fazia lembrar os dissabores causados por um filho revoltado, rejubilou e fez-se representar nas festas cívicas realizadas aqui no Brasil. (em transcrição livre). O trabalho retorna ao assunto dos jornais da época, onde havia imagens, artigos e documentos sobre os personagens determinantes da independência, relata também as comemorações em Piracicaba, como os festejos no jardim da praça Rezende, cujo todo lucro obtido nas barracas era empregado na construção do novo hospital da Santa Casa, relata brevemente sobre as missas, o hasteamento de bandeiras, emplacamento de nomes de ruas, lançamento da pedra fundamental do edifício Cruz Vermelha e o assentamento do primeiro paralelepípedo para o calçamento da cidade.

Sud Mennucci - Escola Normal
MHPPM CE-CTSM-TE-PORT-01 · Item · 15 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de português de Zoraide Magalhães de Almeida, aluna do 2º ano médio do Grupo Modelo anexo à Escola Normal de Piracicaba (Sud Mennucci). O trabalho consiste em uma redação descritiva, na qual ela descreve a cidade de Piracicaba. Ela começa o texto com "Foi aqui, onde um manto esmeraldino sobre a terra, sob um céu azul, que pela primeira vez abri os olhos ao mundo" (em transcrição livre). E com essa introdução, Zoraide passa a descrever Piracicaba, sua natureza, civilidade, instrução escolar, indústria, agricultura, bondes e eletricidade, e termina ressaltando "Enfim não me é possível, nos limites destas linhas tão rápidas e sem cor, deixar estampada uma ideia do que é a minha cidade" (em transcrição livre)

Sud Mennucci - Escola Normal
Zoraide de Moraes Barros
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-03 · Item · 10 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Zoraide de Moraes Barros, de 10 de novembro de 1922. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa da América do Norte, trazendo os nomes de diversas cidades dessa porção do continente.

Sud Mennucci - Escola Normal
Zilda de Souza Gabbi - História Pátria
MHPPM CE-CTSM-TE-HIS-01 · Item · novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de História da aluna do 2º ano preliminar, Zilda de Souza Gabbi (9 anos). O exercício consiste em perguntas que a aluna respondeu por escrito. Entre as respostas estão: “Os paulistas resolveram explorar os sertões de nossa terra” “Para esse fim formaram bandos chamados bandeiras” (em transcrição livre).

Zelia Bueno de Moraes 3º ano - "Juracy" Composição
MHPPM CE-CTSM-TE-PORT-13 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Composição que trata de um casebre, num campo onde a natureza ainda não havia introduzido a sua magia, nasceu um menino de nome Juracy.
"Decorriam os dias, atropelavam-se os meses e os anos iam se sucedendo quase que imperceptívelmente...Juracy..crescia em todos os resplendores de sua juventude travessa, entregando sua vida toda aos devaneios próprios do frescor dos seus anos, dedicando - a á contemplação do alvor da manhã, do descambar do sol no Occaso e tendo por lema: "alar o espírito às regiões do bello".

Yolanda Moraes Carvalho
MHPPM CE-CTSM-TE-PORT-03 · Item · 15 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Yolanda Moraes Carvalho do Grupo Modelo, anexo à Escola Normal, destaca com entusiasmo a beleza da cidade de Piracicaba, situada à margem esquerda do rio, sobre uma colina. Destaca que é uma das mais belas cidades do Estado de São Paulo. Qualifica a cidade como bem arruada, apresentando de sul a norte 24 ruas, compreendidas entre a Dr. Paulo de Moraes e a Rua Nova; de leste para oeste 21, começando na Avenida Independência, aberta recentemente para comemorar o centenário e terminando na Rua do Porto à margem esquerda do rio Piracicaba. "Elas são quase da mesma largura sendo a Alferes José Caetano mais estreita. São todas macadamizadas, com exceção da Rua do Comércio, que possui alguns trechos calçados a paralelepípedos." (em transcrição livre).
A cidade é formada por vários jardins e praças arborizadas ressaltando o fato dela estar dividida em quarteirões, nos quais acham-se edificadas quatro mil casas, com todos os requisitos de boa higiene, destacando-se os seguintes: Hotel Central, Club Piracicabano, Casa Coury, Empresa Elétrica e Câmara Municipal.
Classifica-a como uma cidade culta visto existir vários institutos de ensino secundários tais como: Colégio Piracicabano, Colégio Assumpção, Escola Agrícola "Luiz de Queiroz", Escola Normal, Escola de Comércio, etc. "Dentre os principais subúrbios sobressaem os seguintes: a Vila Rezende que é incontestavelmente o mais futuroso de todos eles, está ligada á cidade por uma linha de bonde que atravessa a ponte sobre o Piracicaba; os bairros "Alto", "Alemães", "São João da Montanha", este último está em comunicação com á cidade por uma linha de bondes elétricos. O seu belíssimo salto que move importantes fábricas, tais como a de tecidos, "Arethurina", a de açúcar, "Engenho Central". (em transcrição livre). Lembra ela, que Piracicaba é servida somente pela estrada Sorocabana, mas com o progresso chega a Cia Paulista, o que facilita a comunicação com a Capital. Contudo, conclui que Piracicaba é uma cidade digna de ser imitada por outras.

Sud Mennucci - Escola Normal
Yolanda Ferraz
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-05 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Yolanda Ferraz, do ano de 1922. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa do Brasil, mais especificamente uma carta hipsométrica, mostrando o relevo do solo.

Sud Mennucci - Escola Normal
Victalina L. Moraes - Hera - Raízes Trepadoras
MHPPM CE-CTSM-TE-BOT-14 · Item · 01 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

A aluna Victalina L. de Moraes, da Escola Complementar de Piracicaba, ilustrou as raízes trepadoras de uma espécie de planta denominada "Hera". O desenho é composto por uma planta, composta por uma raíz e três folhas em formato de recortes.

Sud Mennucci - Escola Normal
Victalina L. Moraes
MHPPM CE-CTSM-TE-PORT-11 · Item · 15 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de português de Victalina L. Moraes, no ano de 1922. O trabalho consiste em uma redação descritiva, na qual ela disserta sobre o sol. Trecho da redação: "O sol vem aparecendo por sobre o monte, disse a menina a seu pai. Parece uma bola dourada no céu e as nuvens que a rodeiam assemelham-se a rendas douradas".

Sud Mennucci - Escola Normal
Trabalho de francês dos alunos do primeiro ano
MHPPM CE-CTSM-TE-FRAN-01 · Item · 15/11/1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho em francês dos alunos do primeiro ano da Escola Normal. Com delicadeza e fazendo uso do idioma francês, os alunos escrevem uma mensagem a respeito da chegada da Estação da Paulista á Piracicaba. O trabalho de denominação "L'arrive de la Paulista à Piracicaba" (A chegada da Paulista á Piracicaba). Os alunos descrevem que houveram grandes festividades para comemorar a chegada do trem, que apareceu por volta das 20:00 do dia 29 de julho de 1922 na estação, e ainda cita que na beirada do Rio Piracicaba, acenderam fogos de artifício para as comemorações. Os estudantes da época fazem crítica a demora para a instalação do ramal férreo, - aproximadamente 20 anos - e que o contrato de trabalho poderia ter vencido.
O trabalho foi escrito pelos alunos: Jaçanã Altair Pereira, Cecilia Guerrini Pelegrina, Orlandina Pereira Sodero, Clary Galvão Novaes, Zoraide de Moraes Barros, Maria Antonieta de Barros Camargo, Orcalina Bueno de Moraes, Leonor M. Negreiros, Sophia Fornazzari, Maria de Almeida Leal, Alberto Sanchs, Octavio Almeida Mendes, Sebastião de Oliveira Gusmão, e o estudante japonês (ouvinte) Itsuro Ariyama.

Sud Mennucci - Escola Normal