Visualizar impressão Fechar

Mostrando 228 resultados

Descrição arquivística
Capa
MHPPM CE-CTSM-LEM-00 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Capa dura. Com a inscrição "Lembranças"

Sud Mennucci - Escola Normal
Moedas
MHPPM CE-CTSM-TRI-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Descrição: Conjunto de 21 moedas, de diferentes valores e timbres, sendo: 6 moedas de 20 réis, 5 moedas de 50 réis, 3 moedas de 100 réis, 3 moedas de 200 réis, 2 moedas de 400 réis e 2 moedas de 1000 réis. Uma das moedas de 1000 réis pertence à Edição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil contendo, na cara, as efígies de Imperador D. Pedro I e do Presidente Epitácio Pessoa.

Sud Mennucci - Escola Normal
Salto de Piracicaba
MHPPM CE-CTSM-POS-PRSC-01 · Item
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhete postal denominado “Salto de Piracicaba”. O anverso do postal traz a reprodução do salto do Rio Piracicaba, que nada mais é que a queda de água no rio. O cartão faz parte de um conjunto denominado “Série em Cores”, conforme registrado no anverso do postal, ainda há notações como “Interior do Estado de São Paulo, no centro do cabeçalho da imagem, e traz no rodapé, á esquerda o título do bilhete. Na margem esquerda, escrito na diagonal há as inscrições: “Santos. Série em cores nº 521”. Aparentemente, a ilustração foi realizada a partir de fotografia, posteriormente colorida.
No reverso do bilhete, há no cabeçalho as inscrições “Cartão Postal”; “Union Postalle Universalle – União Postal Universal (em tradução livre) e “Estados Unidos do Brazil”; bem como há linhas de preenchimento, posicionadas à direita do cartão, das informações para correspondência.

Sud Mennucci - Escola Normal
Trabalho de francês dos alunos do primeiro ano
MHPPM CE-CTSM-TE-FRAN-01 · Item · 15/11/1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho em francês dos alunos do primeiro ano da Escola Normal. Com delicadeza e fazendo uso do idioma francês, os alunos escrevem uma mensagem a respeito da chegada da Estação da Paulista á Piracicaba. O trabalho de denominação "L'arrive de la Paulista à Piracicaba" (A chegada da Paulista á Piracicaba). Os alunos descrevem que houveram grandes festividades para comemorar a chegada do trem, que apareceu por volta das 20:00 do dia 29 de julho de 1922 na estação, e ainda cita que na beirada do Rio Piracicaba, acenderam fogos de artifício para as comemorações. Os estudantes da época fazem crítica a demora para a instalação do ramal férreo, - aproximadamente 20 anos - e que o contrato de trabalho poderia ter vencido.
O trabalho foi escrito pelos alunos: Jaçanã Altair Pereira, Cecilia Guerrini Pelegrina, Orlandina Pereira Sodero, Clary Galvão Novaes, Zoraide de Moraes Barros, Maria Antonieta de Barros Camargo, Orcalina Bueno de Moraes, Leonor M. Negreiros, Sophia Fornazzari, Maria de Almeida Leal, Alberto Sanchs, Octavio Almeida Mendes, Sebastião de Oliveira Gusmão, e o estudante japonês (ouvinte) Itsuro Ariyama.

Sud Mennucci - Escola Normal
Amélia de Campos Toledo - Geometria
MHPPM CE-CTSM-TE-MAT-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Matemática de Amélia de Campos Toledo, aluna da Escola Complementar de Piracicaba em 1922. Documento intitulado como "Geometria - Medição de Alturas". Ilustração de torres com medidas e cálculos explicativos ao lado.

Sud Mennucci - Escola Normal
Americo dos Santos Filho - Desenho
MHPPM CE-CTSM-TE-BOT-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

O aluno Americo dos Santos Filho, do 1º ano masculino, de 15 anos, da Escola Complementar de Piracicaba, ilustrou uma fruta parecida com uma maça, com galho e folhas.

Sud Mennucci - Escola Normal
Cicero Portella
MHPPM CE-CTSM-TE-LAT-01 · Item · 09 de novembro de 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Cicero Portella, aluno do 2º ano masculino da Escola Complementar de Piracicaba, datado em 09 de novembro de 1922. Documento composto ilustração de uma árvore com castelo ao fundo e manuscrito dividido em três partes, sendo a primeira, de conjugações no singular e plural, a segunda de ditado e tradução de algumas frases em latim e sua transcrição em português ao lado, sendo a primeira frase e "Vera amicitia aeterna est - A amizade verdadeira é eterna" e a última "Deus dominus est mundi pater hominum - Deus é o Senhor do mundo e pai dos homens". Por fim, a terceira parte é a tradução ao inverso, do português para o latim, sendo a primeira frase "As chamas eram rubras - Flammar rubras erant" e última frase: "Os homens são amados por Deus - Homines a Deo amantur".

Sud Mennucci - Escola Normal
Edwiges Miranda
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Edwiges Miranda, no ano de 1922. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa da América do Norte, com as seguintes divisões geográficas: Alasca, Canadá, Estados Unidos e México.

Sud Mennucci - Escola Normal
Paulo SiLveira Santos - Paisagem
MHPPM CE-CTSM-TE-ART-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

O documento do aluno Paulo Silveira Santos do 2º ano da Escola Complementar de Piracicaba, retrata uma paisagem de um campo, possivelmente feito a lápis, onde apresenta uma casa à esquerda e montanhas à direita, separados os lados por uma estrada, possivelmente de terra. Retrata um céu coberto de nuvens e várias colinas.

Sud Mennucci - Escola Normal
O descobrimento do Brasil
MHPPM CE-CTSM-POS-HPB-01 · Item · 1922
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Bilhetes de postal denominado “O descobrimento do Brasil”, com o subtítulo de “22 de abril de 1500”. O anverso da imagem traz a reprodução da obra de arte de Oscar Pereira da Silva, onde retrata o desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro no ano de 1500. Traz no canto superior direito um selo em formato circular, onde ao centro está escrito “Escolas Públicas do Estado de S. Paulo” e ao redor do círculo central “Distribuição da Secretaria do Interior. No reverso do bilhete, há no centro superior o título de “bilhete postal”, bem como um breve relato, à esquerda, do que foi o descobrimento do Brasil. O bilhete encerra com os dizeres: “O Brasil é a maior porção territorial da América do Sul e a ele está reservado um futuro brilhante, pela riqueza de seu solo e trabalho e inteligência de seus filhos” (em transcrição livre).

Sud Mennucci - Escola Normal