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Descrição arquivística
A Matriz nos Anos 30
BR SPCVP AF-PIR-CSA-09 · Item · [s.d]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Antiga matriz Santo Antônio, a quarta igreja. Fotografia registrada provavelmente na década de 1930, sendo possível identificar tal data, dado os modelos de automóveis e roupas existentes na imagem. Não há informações de datação e procedência.

A terceira Matriz de Santo Antônio
BR SPCVP AF-PIR-CSA-08 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia da terceira matriz de Santo Antônio, fotografia tirada provavelmente no início do século 20, sendo possível identificar tal data, dado os modelos de automóveis e roupas existentes na imagem. Não há informações de datação e procedência.

Aérea - Torres da Catedral
BR SPCVP AF-PIR-CSA-23 · Item · fevereiro de 1998
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia aérea da área central de Piracicaba. Na imagem é possível observar as torres da Catedral de Santo Antônio, e ao fundo, alguns edifícios e o Rio Piracicaba.
Foto de Davi Negri.

Altar da Catedral (1968)
BR SPCVP AF-PIR-CSA-26 · Item · 08 de Julho de 1968
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia que registra o Altar da Catedral de Santo Antônio, durante a missa de corpo presente do prefeito Luciano Guidotti, que faleceu no dia 07 de julho de 1968, enquanto estava investido do cargo.

Antiga Catedral (déc. 1930)
BR SPCVP AF-PIR-CSA-02 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia da antiga Catedral de Santo Antônio, possivelmente datada da década de 1930. Na iconografia não consta nenhuma informação quanto datação ou procedência, sendo a inscrição "catedral velha" a única presente no verso da foto.
Na imagem tem-se pessoas, muitas delas utilizando fardamentos militares, além de uma bandeira e uma plataforma coberta, o que leva a crer que se tratava de algum evento ou desfile que ocorreu defronte a catedral.

Antiga Matriz de Santo Antônio
BR SPCVP AF-PIR-CSA-07 · Item
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia da terceira matriz de Santo Antônio, fotografia tirada provavelmente no início do século 20, sendo possível identificar tal data, dado os modelos de automóveis e roupas existentes na imagem. Não há informações de datação e procedência.

Área Central
BR SPCVP AF-PIR-VIS-16 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia de vista aérea da área central de Piracicaba. Na imagem é possível observar as torres da Catedral de Santo Antônio. Não há informações de datação e procedência.

Bicentenário da Elevação à Freguesia
BR SPCVP AF-SOL-1974.Bi-Freguesia · Subséries · 21 de junho de 1974
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registros da solenidade comemorativa do bicentenário da elevação à Freguesia, realizada no dia 21 de junho de 1974. Tal sessão, que tinha como presidente Rubens Leite do Canto Braga e como secretário Benedito Fernandes Faganello, aconteceu na Catedral de Santo Antônio e foi promovida pela Câmara Municipal, pelo Instituto Histórico e Geográfico (IHGP) e pela Diocese de Piracicaba. Na solenidade também foi dada a divulgação oficial da criação da nova paróquia da Diocese de Piracicaba, na margem direita do rio, onde se deu o inicio da povoação piracicabana, que receberia a primitiva invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Além disso, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) através de seu representante, o vereador Antônio Messias Galdino, recebeu seus novos membros: o jornalista Delfim Ferreira Rocha Neto e o Padre Jamil Assif Abib.

Calçadão e Catedral
BR SPCVP AF-PIR-CSA-13 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia em preto e branco do calçada, onde há algumas pessoas caminhando e ao fundo há a Catedral de Santo Antônio. à direita da Catedral há uma construção do que possivelmente seja a atual segunda torre da igreja. Não há informações de datação e procedência.

Catedral de Santo Antônio
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-131 · Item · Julho de 2023
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia dando foco para a fachada da catedral de Santo Antônio.
Fotografia de Rubens Cardia.
Informações adicionais:
A atual Catedral de Santo Antônio, ao longo de sua história, passou por diversas intervenções, como as de ordem social, política e estrutural, que remontam desde o período colonial brasileiro, época esta, que a religião católica era oficial em todo o território. Os padres eram funcionários públicos e recebiam seus proventos do governo. Cada povoação deveria ter sua capela, ermida ou mesmo um rancho, onde pudesse ser entronizada a figura do padroeiro determinado para o local. As matrizes católicas se configuravam como um sinal de desenvolvimento e eram construídas com dinheiro público ou doações dos fiéis. Os padres eram considerados autoridades e disputavam poder com os dirigentes civis, se prevalecendo da religião para instruir o povo sobre aquilo que bem entendessem. O primeiro pároco da povoação de Piracicaba e o povoador Antonio Corrêa Barbosa travaram uma intensa disputa de poder que também envolveu a preferência por N. S. dos Prazeres ou Santo Antonio como padroeiros. Em 26 de julho de 1770 o Morgado de Matheus enviou a seguinte carta ao povoador: “Vai a provisão para levantar a Capela nessa Povoação. Vmcê. lhe procurará o melhor sítio, na frente da praça principal, a delineará de modo que possa servir mais tarde de capela-mor, a todo tempo que quiserem acrescentar o corpo da Igreja para fazer freguesia. A invocação há de ser de Nossa Senhora dos Prazeres, minha madrinha e padroeira da minha casa, e a sua imagem há de ser colocada no altar-mor; pois tenho tenção de a fazer venerar em toda parte que puder. Com a elevação do povoado à Freguesia foi criada a paróquia em 26 de junho de 1774 pelo Bispo Diocesano de São Paulo, o qual autorizava que: 'se erigisse em o dito lugar, igreja matriz (...) e o senhor Santo Antonio, Padroeiro dela', também presente no relato do Capitão- mor de Itu. Neste caso, a recomendação do Morgado de Matheus em 1770, sobre N.S. dos Prazeres como padroeira não foi levada em consideração. O primeiro vigário, João Manuel da Silva, foi empossado em 21 de junho de 1774 e oito dias depois fazia o seu primeiro batizado, iniciando com o seguinte registro o 'Livro que há-de servir para assento de batizados de brancos e libertos' (Neme, 1974). A presença de um vigário significava ordem e progresso, e um fator de grande força na época, pois sinalizava que Piracicaba alcançaria prosperidade. Entretanto, logo de início, o padre percebeu pelas evidências, que Antonio Corrêa Barbosa não iria admitir outra autoridade que não a dele. Não aceitava conselhos nem tolerava que o vigário se intrometesse nas coisas do serviço público. Assim, começou uma briga na qual o capitão povoador deveria sempre levar a melhor, e que seria o principal entrave ao progresso local. Por esses motivos, o primeiro vigário da povoação conseguiu apenas levantar um telheiro que servisse de igreja (Neme, 1974; Perecin, 1990).
A segunda matriz só foi edificada na esplanada estabelecida para tal em 1816, por conta de uma desavença criada entre o capitão povoador, o vigário e a população local, sobre a mudança de padroeiro para Santo Antonio, sendo que a padroeira determinada para o povoado havia sido Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1833 a segunda matriz finalmente desabou e não havia dinheiro para prosseguir as obras da nova igreja que estava sendo construída circundando a primitiva. Em 1835 a construção já estava adiantada, em fase de colocação do vigamento do telhado. No ano seguinte, em 1836 a nave já estava coberta e faltava cobrir a capela-mor (Vitti, 1989). No dia 29 de abril de 1841 Francisco José da Conceição foi nomeado fabriqueiro da matriz. Em 1843 o padre José Maria de Oliveira foi nomeado diretor das obras. Neste ano, estando concluída a estrutura e a cobertura da igreja, eram necessários acabamentos internos como retábulos e altar-mor com trono. Para tanto, eram necessárias madeiras para a confecção de vigotas, pranchões de cedro para cimalhas e um entalhe, tabuado de cedro, além de ouro e tintas. Em 1844 foi trazido de Itu o entalhador Miguel Arcanjo Benício D'Assumpção Dutra a fim de trabalhar nos entalhes dos altares e retábulos (Guerrini, 1970; Vitti, 1989). Em 1857 foi liberada uma verba de até um conto de réis, para construção de uma torre ou frontispício na Matriz de Santo Antonio.
A terceira versão da Matriz de Santo Antonio no local, configurava-se uma das mais representativas obras da arquitetura Tardo-barroca da cidade, com obras conduzidas por Miguel Arcanjo Benício D'Assunção Dutra.
Em 1921 a Matriz de Santo Antonio ganhou nova fachada principal com apliques de elementos Neoclássicos, além de novo interior em 1925. Esta obra ficou caracterizada como a quinta Matriz de Piracicaba, quarta configuração no local e primeira Catedral de Santo Antonio, quando da criação da Diocese de Piracicaba.
Em 17 de janeiro de 1939, às 5 horas da tarde, a Catedral se incendiou por causa de um monte de palhas secas amontoadas numa tribuna. As paredes resistiram, mas o interior foi destruído. Em consequência do incidente, a Diocese de Piracicaba foi criada em 1944 com a igreja em ruínas. Dois anos após, em 1946, o edifício foi totalmente demolido para a construção de uma igreja maior, que pudesse sediar a nova Diocese (Guerrini, 1970; Vitti, 1989 e Carradore, 1998 citados por IPPLAP, 2012).