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Descrição arquivística
Plataforma de embarque/desembarque
BR SPCVP AF-FA-1996-05-07 · Item · 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Observa-se, na imagem, do lado esquerdo da foto: da esquerda para a direita: o segundo: Hugo Pedro Carradore, professor e, à época, Diretor da Secretaria Municipal de Turismo; o terceiro, de camisa florida: Antônio Sérgio Mariano Setten (Serginho Setten), carnavalesco; o quinto, Luiz Roberto Pianelli (Beto Pianelli), à época, Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer; e a sexta: Márcia Gondin Carneiro da Cunha e Dias Pacheco, então vereadora. Essas pessoas analisavam o local, em cima de alguns trilhos da estação, ao fundo percebe-se diversas moradias e árvores que compõem o local.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

Plataforma
BR SPCVP AF-FA-1996-05-10 · Item · 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Na imagem, observa-se uma parte da plataforma de embarque e desembarque, ao centro dela é possível perceber o ramal por onde percorria os trens. Ao lado direito nota-se um grupo de pessoas (provavelmente os que estavam fiscalizando o local) e ao fundo, um pouco distante, percebe-se alguns edifícios e diversas árvores que compõem o ambiente.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

Grupo de autoridades
BR SPCVP AF-FA-1996-05-16 · Item · 1996
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da visita feita pela vereadora Márcia Gondin Carneiro da Cunha Dias Pacheco (Márcia Pacheco) e mais autoridades e carnavalescos, ao lugar conhecido como Estação da Paulista. No envelope, que acondiciona e identifica os negativos de tais imagens, há a indicação que a visita ao local foi motivada pela realização do Carnaval de 1996, no citado ano os desfiles e festividades aconteceram na Estação.
Observa-se, na imagem, no centro da foto: da esquerda para a direita: a primeira: Márcia Gondin Carneiro da Cunha e Dias Pacheco, então vereadora; o quarto: Luiz Roberto Pianelli (Beto Pianelli), à época, Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer; o quinto: Hugo Pedro Carradore, professor e, à época, Diretor da Secretaria Municipal de Turismo; o sétimo: Antônio Sérgio Mariano Setten (Serginho Setten), carnavalesco; e o oitavo: Cacá, carnavalesco. Na imagem, observa-se ainda, ao fundo, à direita, a plataforma de embarque e desembarque e, am ambos os lados da imagem, algumas vegetações, sobretudo as arbóreas, que compõem o local.
Registro feito pelo fotógrafo da Câmara Municipal de Piracicaba, Fabrice Desmonts.

Estação da Paulista (1922)
BR SPCVP AF-PIR-EP-01 · Item · 1922
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto da fase final da construção da Estação Paulista, de autor desconhecido. Na placa pendurada nas ferragens está escrito "ferragens das tesouras da plataforma - Estação da Companhia Paulista em Piracicaba - 16/05/1922". A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Estação da Paulista (déc.1930)
BR SPCVP AF-PIR-EP-03 · Item · [1930]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia da fachada da Estação Paulista. Na imagem é possível observar três homens e uma senhora, com trajes possivelmente da década de 1930. Em frente à estação, nota-se que esta já se encontra asfaltada e com arborização.
A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e recebeu o nome de Estação de Piracicaba Paulista para diferenciá-la da Estação Sorocabana, situada a dois quilômetros dali, no centro da cidade. As linhas da Paulista e da Sorocabana não se encontravam, apenas se cruzavam, um pouco antes de chegar à nova estação. O tráfego de passageiros foi suspenso no dia 20 de fevereiro de 1977 e na década de 1990 houve supressão quase total dos cargueiros e, então, posteriormente ao seu fechamento permanente juntamente com as linhas. Atualmente, na antiga Estação da Paulista, se encontra o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz, denominado pela lei n. 5.842/2006 e a Estação Idoso “José Nassif” — serviço realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceira com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (AFASMAC).

Ramal Cia Paulista
BR SPCVP CE-RCP · Coleção · 1902 - 2022
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Em uma época onde a produção de café era predominante em São Paulo, os fazendeiros encontraram uma solução para despacharem pelo porto de Santos suas safras de café, essa solução se chamaria ferrovias. A Estrada de Ferro São Paulo
Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, idealizada pelo ilustre Barão de Mauá, tendo principiado sua construção em 1862 e inaugurada em 1867, sendo a sexta ferrovia do país a ligar a cidade de Jundiaí ao Porto de Santos. Piracicaba estaria longe de ter uma via férrea adequada, somente em 1902, após via férrea anterior a Paulista começar a apresentar dificuldades.
No dia 26 de março de 1902, principiaram as iniciais negociações acerca da construção de uma via férrea que ligasse a capital, já que as Companhias União Sorocabana e Ituana apresentavam dificuldades. Foi informado a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, a vontade que a cidade possuía em construir um ramal, e pediam ainda um auxílio para a construção da mesma. Esse passo inicial foi dado pelo presidente da câmara, Dr. Paulo de Moraes Barros, sobrinho de Prudente de Moraes.
Em um oficio datado do dia 14 de abril de 1902, a Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, responde de forma positiva a cidade de Piracicaba, sobre a construção de um ramal ferroviário. O oficio apresenta alguns termos apresentados pela Companhia Paulista, sendo um deles alegando que fica a cargo da Câmara Municipal a escolha de um local para a construção do traçado, e que a companhia se obriga a construir o ramal no prazo de um ano após a aprovação do projeto pelo governo. O local cedido para a construção da Estação da Paulista foi doado por João Baptista da Rocha Conceição e sua esposa Maria Nazareth da Consta Conceição, proprietários da Fazenda Nazareth, atual Chácara Nazareth.
O processo de aprovação e construção se estenderam por anos. No dia 23 de janeiro de 1920, a Companhia Paulista, que deveria inaugurar o ramal férreo de Nova Odessa a Piracicaba, pede uma prorrogação do prazo até o dia 31 de março de 1922, tempo em que companhia julgava suficiente para a conclusão do ramal. No dia 29 de julho de 1922, finalmente após uma viagem inaugural de trem que partiu da estação da Luz, em São Paulo. A locomotiva fez o percurso vindo da capital até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário entre as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba. A inauguração contou com uma grandiosa festa em toda a cidade; uma ata do dia 22 de julho de 1922, o presidente da câmara declara que tomem conhecimento de um programa de festas a serem realizados no dia da inauguração do ramal Nova Odessa Piracicaba, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

OFÍCIO-14/04/1902
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-03 · Item · 14 de abril de 1902
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ofício enviado pela Cia. Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em 14 de abril de 1902, a Câmara Municipal de Piracicaba, em resposta ao ofício de 26 de março de 1902. No documento são expostas as bases para a realização da obra de um ramal ferroviário.

RESOLUÇÃO - 02/09/1907
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-08 · Item · 02 de fevereiro de 1907
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Cópia da resolução na qual se resolve nomear uma Comissão para entende-se com a diretoria da Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, em data de 02 de setembro de 1907. Tal comissão foi composta por: Paulo de Moares Barros, Manoel da Silveira Corrêa e Francisco A. de Almeida.

OFÍCIO - 25/06/1919
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-09 · Item · 25 de junho de 1919
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ofício enviado a Câmara Municipal de Piracicaba por Adolpho Augusto Pinto, chefe do escritório central da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, no qual ele informa que a diretoria da cia, resolveu autorizar o prosseguimento das obras do ramal de Nova Odessa a Piracicaba. No ofício ele também destaca a necessidade de se firmar um novo contrato.

Companhia Paulista de Estradas de Ferro
OFÍCIO -16/11/1921
BR SPCVP CE-RCP-RCP01-13 · Item · 16 de novembro de 1921
Parte de COLEÇÕES ESPECIAIS

Ofício, de 16 de novembro de 1921, enviado ao prefeito de Piracicaba, Fernando Febeliano da Costa, por [André Prado], presidente da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, no qual informa que não seria possível concluir a construção do ramal férreo até dia 31 de dezembro, data fixada em contrato. No ofício são expostos os motivos para o atraso e também é solicitada a prorrogação do prazo. Tal ofício foi encaminhado à Câmara em 20 de novembro de1921.

Companhia Paulista de Estradas de Ferro