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Description archivistique
Portão do Engenho Central
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-06 · Pièce · julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Iconografia que o portão de acesso do Engenho Central de Piracicaba, tendo duas lacunas que tem como função dar suporte para o portão de metal, salienta-se que tal localiza-se na Avenida Doutor Maurice Allain. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Mais informações:
O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do Rio Piracicaba e “em 19 de janeiro de 1881, Estevão Ribeiro de Souza Rezende (advogado e empresário, futuro Barão de Rezende), e os agricultores Antonio Corrêa Pacheco e Joaquim Eugenio do Amaral Pinto, entre outros associados, abriram a Empresa do Engenho Central, com maquinário produzido na indústria mecânica ‘Brissonneau Frères’, da cidade francesa de Nantes, no Pays de la Loire. Em 3 de maio daquele ano, Estevam de Rezende, cedeu parte de suas terras na Fazenda São Pedro, para a instalação do engenho. Quatro dias depois, em 7 de maio de 1881, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n° 8.089, concedendo a autorização para o funcionamento (Camargo, 1899; Guerrini, 2009, citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7915). Com o passar dos anos e “[...] apesar do mercado paulista promissor, o Engenho Central de Piracicaba estagnou, entre outros motivos, pela insuficiência de matéria-prima, entrando em concordata em 29 de abril de 1887, sob a responsabilidade dos sócios Rezende e Castro. Mediante a impossibilidade de saldar os compromissos da empresa quanto ao pagamento dos juros da dívida adquirida junto ao governo, com o lucro da safra daquele ano, os sócios proprietários decidiram anunciar a venda da companhia. No mês seguinte, em 17 de março de 1888, o Barão de Rezende comprou as ações de seus sócios, tornando-se proprietário exclusivo. (Guerrini, 2009; Terci e Peres, 2010 citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).
“Em vista das dificuldades de resolver os problemas de falta de matéria prima, além das novas condições impostas pelo novo regime político, aliado às constantes oscilações do mercado, em 22 de junho de 1891, a Empresa do Engenho Central foi alienada pelo Barão de Rezende à recém-criada ‘Companhia de Cultura de Canna, Fabricação e Refinação de Assucar, Alcool, Cal, etc. - Niagara Paulista’, cuja diretoria era composta pelo coronel João Carlos Leite Penteado (presidente), Victor Nothmann e o comendador Cícero Bastos, com nova injeção de capital (Gazeta de Piracicaba, 10/08/1893 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).” Quando “em 31 de março de 1899 foi lavrada a Escritura de compra do Engenho Central em cartório parisiense, contendo os estatutos da ‘Societè de la Sucrérie de Piracicaba’, da qual foi fundador o industrial Fernand Doré. Dois dias depois, em 2 de abril, na assembleia geral de acionistas, foi decidida a organização definitiva da citada sociedade. Por sua vez, a assembleia geral dos acionistas da Cia. Niágara Paulista, realizada em 17 de abril de 1899, decidiu pela dissolução da companhia (Guerrini, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7917).”
A indústria do açúcar paulista mostrava-se, neste período, tão vantajosa economicamente, que atraiu mais capital estrangeiro. Em 24 de outubro de 1907, por meio do decreto nº. 6.699, foi fundada em Paris, a sociedade anônima ‘Societé de Sucrérie Brèsilliennes - SSB’ com a presidência de Maurice Allain, reunindo os sócios Fernand Doré, Lucien Mellier, Edmond Steinheil e o Conde Léon de Bertier de Sauvigny. Desta forma, com os franceses, a usina de Piracicaba passou a ser a maior empresa do Estado em produção e a mais importante do país, com fabricação anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool. [...] Entre os anos de 1967 e 1968, a alta cúpula da SSB determinou, por intermédio do representante geral no Brasil, a nacionalização e a respectiva mudança na razão social da antiga ‘Société de Sucréries Brésiliennes’, a qual passou a ser denominada como ‘Usinas Brasileiras de Açúcar S.A.’ - Ubasa, abrangendo apenas as usinas e sua sede brasileira em São Paulo. Em 1968, depois da nacionalização da empresa, a Ubasa vendeu seu controle acionário para o Grupo Deltec, após 85 anos de atividades industriais. [...] Em 1969 o Grupo Silva Gordo adquiriu da Deltec o controle acionário da Ubasa. O grupo empresarial pertencia ao Banco Português do Brasil S.A., e era controlado pelo banqueiro José Adolpho da Silva Gordo. (Stipp Netto, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7918).
[...] Do decorrer de 1969 ao primeiro semestre de 1970, a nova administração promoveu alterações estruturais e organizacionais em todas as suas empresas e unidades industriais. Apesar da reorganização administrativa, o Grupo Silva Gordo, motivado pelo crescimento urbano e a valorização imobiliária da região ao redor da usina e das fazendas de cultivo de cana, decidiu encerrar as atividades das usinas em 1972. Em consequência da venda do controle acionário das Empresas do Grupo Silva Gordo, concretizada possivelmente em novembro de 1972, as usinas oriundas da antiga Ubasa foram transferidas para um novo grupo empresarial imobiliário (Stipp Netto, 2009, citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919). [...] Com o fim definitivo do caráter industrial da empresa, foi iniciado o empreendimento imobiliário Terras do Engenho promovido pela Companhia City com o loteamento de antigas fazendas de produção de cana, que se configuraram nos atuais bairros de Nova Piracicaba, Santa Rosa, entre outros. Com isso, todo o maquinário da usina foi vendido como sucata, restando apenas os edifícios parcialmente arruinados pelo processo de desmontagem. (Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919).
Em 1982, por meio dos Decretos municipais n. 3.357, de 03 de fevereiro de 1982 e n. 3.377, de 15 de março de 1982, o ex-prefeito João Herrmann Neto declarou como utilidade pública, as terrras e a propriedade (imóvel), respectivamente, do Engenho Central. E em 11 de agosto de 1989, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) e a prefeitura do munícipio declararam, por meio do Decreto Municipal . 5.036 de 11 de agosto de 1989, o Engenho como patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental de Piracicaba. Atualmente é um complexo turístico e cultural da cidade.

Galpões do Engenho
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-12 · Pièce · julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro de dois galpões do Engenho Central de Piracicaba, ao lado de uma das torres há uma chaminé, centralizado existem duas engrenagens coloridas em vermelho e em uma delas existe um texto ilegível, ao lado direito há algumas árvores e uma grade de arame. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Mais informações:
O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do Rio Piracicaba e “em 19 de janeiro de 1881, Estevão Ribeiro de Souza Rezende (advogado e empresário, futuro Barão de Rezende), e os agricultores Antonio Corrêa Pacheco e Joaquim Eugenio do Amaral Pinto, entre outros associados, abriram a Empresa do Engenho Central, com maquinário produzido na indústria mecânica ‘Brissonneau Frères’, da cidade francesa de Nantes, no Pays de la Loire. Em 3 de maio daquele ano, Estevam de Rezende, cedeu parte de suas terras na Fazenda São Pedro, para a instalação do engenho. Quatro dias depois, em 7 de maio de 1881, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n° 8.089, concedendo a autorização para o funcionamento (Camargo, 1899; Guerrini, 2009, citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7915). Com o passar dos anos e “[...] apesar do mercado paulista promissor, o Engenho Central de Piracicaba estagnou, entre outros motivos, pela insuficiência de matéria-prima, entrando em concordata em 29 de abril de 1887, sob a responsabilidade dos sócios Rezende e Castro. Mediante a impossibilidade de saldar os compromissos da empresa quanto ao pagamento dos juros da dívida adquirida junto ao governo, com o lucro da safra daquele ano, os sócios proprietários decidiram anunciar a venda da companhia. No mês seguinte, em 17 de março de 1888, o Barão de Rezende comprou as ações de seus sócios, tornando-se proprietário exclusivo. (Guerrini, 2009; Terci e Peres, 2010 citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).
“Em vista das dificuldades de resolver os problemas de falta de matéria prima, além das novas condições impostas pelo novo regime político, aliado às constantes oscilações do mercado, em 22 de junho de 1891, a Empresa do Engenho Central foi alienada pelo Barão de Rezende à recém-criada ‘Companhia de Cultura de Canna, Fabricação e Refinação de Assucar, Alcool, Cal, etc. - Niagara Paulista’, cuja diretoria era composta pelo coronel João Carlos Leite Penteado (presidente), Victor Nothmann e o comendador Cícero Bastos, com nova injeção de capital (Gazeta de Piracicaba, 10/08/1893 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).” Quando “em 31 de março de 1899 foi lavrada a Escritura de compra do Engenho Central em cartório parisiense, contendo os estatutos da ‘Societè de la Sucrérie de Piracicaba’, da qual foi fundador o industrial Fernand Doré. Dois dias depois, em 2 de abril, na assembleia geral de acionistas, foi decidida a organização definitiva da citada sociedade. Por sua vez, a assembleia geral dos acionistas da Cia. Niágara Paulista, realizada em 17 de abril de 1899, decidiu pela dissolução da companhia (Guerrini, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7917).”
A indústria do açúcar paulista mostrava-se, neste período, tão vantajosa economicamente, que atraiu mais capital estrangeiro. Em 24 de outubro de 1907, por meio do decreto nº. 6.699, foi fundada em Paris, a sociedade anônima ‘Societé de Sucrérie Brèsilliennes - SSB’ com a presidência de Maurice Allain, reunindo os sócios Fernand Doré, Lucien Mellier, Edmond Steinheil e o Conde Léon de Bertier de Sauvigny. Desta forma, com os franceses, a usina de Piracicaba passou a ser a maior empresa do Estado em produção e a mais importante do país, com fabricação anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool. [...] Entre os anos de 1967 e 1968, a alta cúpula da SSB determinou, por intermédio do representante geral no Brasil, a nacionalização e a respectiva mudança na razão social da antiga ‘Société de Sucréries Brésiliennes’, a qual passou a ser denominada como ‘Usinas Brasileiras de Açúcar S.A.’ - Ubasa, abrangendo apenas as usinas e sua sede brasileira em São Paulo. Em 1968, depois da nacionalização da empresa, a Ubasa vendeu seu controle acionário para o Grupo Deltec, após 85 anos de atividades industriais. [...] Em 1969 o Grupo Silva Gordo adquiriu da Deltec o controle acionário da Ubasa. O grupo empresarial pertencia ao Banco Português do Brasil S.A., e era controlado pelo banqueiro José Adolpho da Silva Gordo. (Stipp Netto, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7918).
[...] Do decorrer de 1969 ao primeiro semestre de 1970, a nova administração promoveu alterações estruturais e organizacionais em todas as suas empresas e unidades industriais. Apesar da reorganização administrativa, o Grupo Silva Gordo, motivado pelo crescimento urbano e a valorização imobiliária da região ao redor da usina e das fazendas de cultivo de cana, decidiu encerrar as atividades das usinas em 1972. Em consequência da venda do controle acionário das Empresas do Grupo Silva Gordo, concretizada possivelmente em novembro de 1972, as usinas oriundas da antiga Ubasa foram transferidas para um novo grupo empresarial imobiliário (Stipp Netto, 2009, citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919). [...] Com o fim definitivo do caráter industrial da empresa, foi iniciado o empreendimento imobiliário Terras do Engenho promovido pela Companhia City com o loteamento de antigas fazendas de produção de cana, que se configuraram nos atuais bairros de Nova Piracicaba, Santa Rosa, entre outros. Com isso, todo o maquinário da usina foi vendido como sucata, restando apenas os edifícios parcialmente arruinados pelo processo de desmontagem. (Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919).
Em 1982, por meio dos Decretos municipais n. 3.357, de 03 de fevereiro de 1982 e n. 3.377, de 15 de março de 1982, o ex-prefeito João Herrmann Neto declarou como utilidade pública, as terrras e a propriedade (imóvel), respectivamente, do Engenho Central. E em 11 de agosto de 1989, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) e a prefeitura do munícipio declararam, por meio do Decreto Municipal . 5.036 de 11 de agosto de 1989, o Engenho como patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental de Piracicaba. Atualmente é um complexo turístico e cultural da cidade.

Passarela Pênsil "José Dias Nunes"
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-22 · Pièce · julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da Ponte Pênsil vista de baixo, é possível visualizar grande parte do céu com nuvens, vegetação gramínea à beira do Rio e a vegetação ao redor. Conclui-se que a vasão do rio estava baixa, pois é possível observar as pedras do meio do Rio. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
A "passarela pênsil" é ponte de pedestres que liga as duas margens do Rio Piracicaba, mais precisamente a Avenida Beira Rio (margem esquerda) e uma das entradas do Engenho Central (margem direita). Foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 1992, e tem seu estilo inspirado em projetos estadunidenses, como Golden Gate (São Francisco, CA) e a Brooklin Bridge (NY). A passarela possui uma extensão de 103 metros (de ponta a ponta) e 78 metros de vão suspenso, foi denominada por meio da Lei Municipal n. 3.717 de 29 de dezembro de 1993.

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-45 · Pièce · Julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia retratando edificação do Museu da Água, casarão centenário.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
O Museu da Água “Francisco Salgot Castillon” denominado por meio da Lei municipal n. 5.206 de 16 de outubro de 2002), localizado na margem esquerda do rio, originalmente, foi inaugurado por D. Pedro II, em 2 de novembro de 1886, como a Primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água de Piracicaba. Nos dias atuais o local, que foi tombado pelo CODEPAC, por meio do Decreto municipal n. 10.015 de 13 de setembro de 2002, funciona como um museu e espaço cultural, administrado pela SEDEMA (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-52 · Pièce · Julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia da entrada para o aquário e paisagens do Museu da Água. Na parte superior da porta existe uma placa escrita: "Aqueduto 1887".
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Devido a necessidade de reservatórios de água em Piracicaba foi inaugurado, por D. Pedro II, em 2 de novembro de 1886 a Primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água de Piracicaba. O atual Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”, denominado pela Lei municipal n. 5.206 de 16 de outubro de 2002, ocupa todo o espaço, cerca de 12 mil m², às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto, que pertenceram ao reservatório, e preserva seus detalhes arquitetônicos. Tombado pelo CODEPAC por meio do Decreto municipal n. 10.015 de 13 de setembro de 2002, o Museu hoje oferece visitações com foco na educação ambiental, e é administrado pela SEDEMA (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Elevador Turístico "Alto do Mirante"
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-54 · Pièce · julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro de uma fotografia pelo ângulo inferior do Elevador Turístico "Alto do Mirante", em Piracicaba, sendo possível ver um carro passando ao fundo. Na base do elevador identificamos algumas pixações, e no canto inferior da foto há uma placa com a inscrição "Complexo Turístico", e embaixo desta uma em inglês escrita "Tourist Complex". Nesta placa também há um pequeno mapa desenhado, onde identifica-se através de números os principais pontos de interesse para turistas, bem como o nome destes locais enumerados logo na parte inferior da placa. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
O Elevador Turístico foi inaugurado em 2013 e se encontra sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, ao lado do Parque do Mirante, entre as avenidas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira. O local, considerado um dos principais pontos turísticos do município, possui uma vista privilegiada do Rio Piracicaba e da cidade, a 24 metros de altura. O espaço tem capacidade para receber até 50 pessoas no terraço.

BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-56 · Pièce · Julho de 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando a Ponte Irmãos Rebouças, também conhecida como Ponte do Mirante. Tendo sido inaugurada 15 de maio de 1875, essa ponte, que é uma das mais antigas da cidade, teve como responsáveis os irmãos Antonio Pereira Rebouças Filho e André Pinto Rebouças. Destaque-se o fato de que os irmãos Rebouças eram negros, num período em que a escravidão ainda vigorava no país. Observa-se, à esquerda, o Rio Piracicaba e sua vegetação e, à direita, a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima e o Elevador Turístico Alto do Mirante. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Entrada da Casa do Povoador
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-60 · Pièce · 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro da chamada "Casa do Povoador", na imagem é possível visualizar a fachada da casa e atrás dela vegetações arbóreas.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia.

Casa do Povoador
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-62 · Pièce · 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Foto registrada à distancia, mas onde é possível identificar o calçadão e ao fundo, a Casa do Povoador, bem como vegetação arbórea ao redor e trecho do Rio Piracicaba, à esquerda.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Casa do Povoador
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023-63 · Pièce · 2023
Fait partie de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia tirada da fachada da "Casa do Povoador" com uma inclinação para o lado direito.
É importante destacar que não existe nenhuma fonte histórica que comprove que essa casa pertenceu ao povoador Antônio Corrêa Barbosa, apesar de seu nome automaticamente associa-la à esta figura. Sabe-se que sua construção foi feita no final do Séc. XVIII e início do Séc. XIX, sendo originalmente construída em taipa de mão (pau a pique).
Atualmente há o funcionamento do Museu Municipal, tendo como exposição fixa de "Bonecos de Elias", lembrando que os bonecos eram feitos com objetos encontrados no próprio Rio Piracicaba.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.