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Portão do Engenho Central

Iconografia que o portão de acesso do Engenho Central de Piracicaba, tendo duas lacunas que tem como função dar suporte para o portão de metal, salienta-se que tal localiza-se na Avenida Doutor Maurice Allain. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Mais informações:
O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do Rio Piracicaba e “em 19 de janeiro de 1881, Estevão Ribeiro de Souza Rezende (advogado e empresário, futuro Barão de Rezende), e os agricultores Antonio Corrêa Pacheco e Joaquim Eugenio do Amaral Pinto, entre outros associados, abriram a Empresa do Engenho Central, com maquinário produzido na indústria mecânica ‘Brissonneau Frères’, da cidade francesa de Nantes, no Pays de la Loire. Em 3 de maio daquele ano, Estevam de Rezende, cedeu parte de suas terras na Fazenda São Pedro, para a instalação do engenho. Quatro dias depois, em 7 de maio de 1881, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n° 8.089, concedendo a autorização para o funcionamento (Camargo, 1899; Guerrini, 2009, citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7915). Com o passar dos anos e “[...] apesar do mercado paulista promissor, o Engenho Central de Piracicaba estagnou, entre outros motivos, pela insuficiência de matéria-prima, entrando em concordata em 29 de abril de 1887, sob a responsabilidade dos sócios Rezende e Castro. Mediante a impossibilidade de saldar os compromissos da empresa quanto ao pagamento dos juros da dívida adquirida junto ao governo, com o lucro da safra daquele ano, os sócios proprietários decidiram anunciar a venda da companhia. No mês seguinte, em 17 de março de 1888, o Barão de Rezende comprou as ações de seus sócios, tornando-se proprietário exclusivo. (Guerrini, 2009; Terci e Peres, 2010 citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).
“Em vista das dificuldades de resolver os problemas de falta de matéria prima, além das novas condições impostas pelo novo regime político, aliado às constantes oscilações do mercado, em 22 de junho de 1891, a Empresa do Engenho Central foi alienada pelo Barão de Rezende à recém-criada ‘Companhia de Cultura de Canna, Fabricação e Refinação de Assucar, Alcool, Cal, etc. - Niagara Paulista’, cuja diretoria era composta pelo coronel João Carlos Leite Penteado (presidente), Victor Nothmann e o comendador Cícero Bastos, com nova injeção de capital (Gazeta de Piracicaba, 10/08/1893 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).” Quando “em 31 de março de 1899 foi lavrada a Escritura de compra do Engenho Central em cartório parisiense, contendo os estatutos da ‘Societè de la Sucrérie de Piracicaba’, da qual foi fundador o industrial Fernand Doré. Dois dias depois, em 2 de abril, na assembleia geral de acionistas, foi decidida a organização definitiva da citada sociedade. Por sua vez, a assembleia geral dos acionistas da Cia. Niágara Paulista, realizada em 17 de abril de 1899, decidiu pela dissolução da companhia (Guerrini, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7917).”
A indústria do açúcar paulista mostrava-se, neste período, tão vantajosa economicamente, que atraiu mais capital estrangeiro. Em 24 de outubro de 1907, por meio do decreto nº. 6.699, foi fundada em Paris, a sociedade anônima ‘Societé de Sucrérie Brèsilliennes - SSB’ com a presidência de Maurice Allain, reunindo os sócios Fernand Doré, Lucien Mellier, Edmond Steinheil e o Conde Léon de Bertier de Sauvigny. Desta forma, com os franceses, a usina de Piracicaba passou a ser a maior empresa do Estado em produção e a mais importante do país, com fabricação anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool. [...] Entre os anos de 1967 e 1968, a alta cúpula da SSB determinou, por intermédio do representante geral no Brasil, a nacionalização e a respectiva mudança na razão social da antiga ‘Société de Sucréries Brésiliennes’, a qual passou a ser denominada como ‘Usinas Brasileiras de Açúcar S.A.’ - Ubasa, abrangendo apenas as usinas e sua sede brasileira em São Paulo. Em 1968, depois da nacionalização da empresa, a Ubasa vendeu seu controle acionário para o Grupo Deltec, após 85 anos de atividades industriais. [...] Em 1969 o Grupo Silva Gordo adquiriu da Deltec o controle acionário da Ubasa. O grupo empresarial pertencia ao Banco Português do Brasil S.A., e era controlado pelo banqueiro José Adolpho da Silva Gordo. (Stipp Netto, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7918).
[...] Do decorrer de 1969 ao primeiro semestre de 1970, a nova administração promoveu alterações estruturais e organizacionais em todas as suas empresas e unidades industriais. Apesar da reorganização administrativa, o Grupo Silva Gordo, motivado pelo crescimento urbano e a valorização imobiliária da região ao redor da usina e das fazendas de cultivo de cana, decidiu encerrar as atividades das usinas em 1972. Em consequência da venda do controle acionário das Empresas do Grupo Silva Gordo, concretizada possivelmente em novembro de 1972, as usinas oriundas da antiga Ubasa foram transferidas para um novo grupo empresarial imobiliário (Stipp Netto, 2009, citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919). [...] Com o fim definitivo do caráter industrial da empresa, foi iniciado o empreendimento imobiliário Terras do Engenho promovido pela Companhia City com o loteamento de antigas fazendas de produção de cana, que se configuraram nos atuais bairros de Nova Piracicaba, Santa Rosa, entre outros. Com isso, todo o maquinário da usina foi vendido como sucata, restando apenas os edifícios parcialmente arruinados pelo processo de desmontagem. (Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919).
Em 1982, por meio dos Decretos municipais n. 3.357, de 03 de fevereiro de 1982 e n. 3.377, de 15 de março de 1982, o ex-prefeito João Herrmann Neto declarou como utilidade pública, as terrras e a propriedade (imóvel), respectivamente, do Engenho Central. E em 11 de agosto de 1989, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) e a prefeitura do munícipio declararam, por meio do Decreto Municipal . 5.036 de 11 de agosto de 1989, o Engenho como patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental de Piracicaba. Atualmente é um complexo turístico e cultural da cidade.

Galpões do Engenho

Registro de dois galpões do Engenho Central de Piracicaba, ao lado de uma das torres há uma chaminé, centralizado existem duas engrenagens coloridas em vermelho e em uma delas existe um texto ilegível, ao lado direito há algumas árvores e uma grade de arame. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
Mais informações:
O Engenho Central de Piracicaba é localizado às margens do Rio Piracicaba e “em 19 de janeiro de 1881, Estevão Ribeiro de Souza Rezende (advogado e empresário, futuro Barão de Rezende), e os agricultores Antonio Corrêa Pacheco e Joaquim Eugenio do Amaral Pinto, entre outros associados, abriram a Empresa do Engenho Central, com maquinário produzido na indústria mecânica ‘Brissonneau Frères’, da cidade francesa de Nantes, no Pays de la Loire. Em 3 de maio daquele ano, Estevam de Rezende, cedeu parte de suas terras na Fazenda São Pedro, para a instalação do engenho. Quatro dias depois, em 7 de maio de 1881, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n° 8.089, concedendo a autorização para o funcionamento (Camargo, 1899; Guerrini, 2009, citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7915). Com o passar dos anos e “[...] apesar do mercado paulista promissor, o Engenho Central de Piracicaba estagnou, entre outros motivos, pela insuficiência de matéria-prima, entrando em concordata em 29 de abril de 1887, sob a responsabilidade dos sócios Rezende e Castro. Mediante a impossibilidade de saldar os compromissos da empresa quanto ao pagamento dos juros da dívida adquirida junto ao governo, com o lucro da safra daquele ano, os sócios proprietários decidiram anunciar a venda da companhia. No mês seguinte, em 17 de março de 1888, o Barão de Rezende comprou as ações de seus sócios, tornando-se proprietário exclusivo. (Guerrini, 2009; Terci e Peres, 2010 citados por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).
“Em vista das dificuldades de resolver os problemas de falta de matéria prima, além das novas condições impostas pelo novo regime político, aliado às constantes oscilações do mercado, em 22 de junho de 1891, a Empresa do Engenho Central foi alienada pelo Barão de Rezende à recém-criada ‘Companhia de Cultura de Canna, Fabricação e Refinação de Assucar, Alcool, Cal, etc. - Niagara Paulista’, cuja diretoria era composta pelo coronel João Carlos Leite Penteado (presidente), Victor Nothmann e o comendador Cícero Bastos, com nova injeção de capital (Gazeta de Piracicaba, 10/08/1893 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7916).” Quando “em 31 de março de 1899 foi lavrada a Escritura de compra do Engenho Central em cartório parisiense, contendo os estatutos da ‘Societè de la Sucrérie de Piracicaba’, da qual foi fundador o industrial Fernand Doré. Dois dias depois, em 2 de abril, na assembleia geral de acionistas, foi decidida a organização definitiva da citada sociedade. Por sua vez, a assembleia geral dos acionistas da Cia. Niágara Paulista, realizada em 17 de abril de 1899, decidiu pela dissolução da companhia (Guerrini, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7917).”
A indústria do açúcar paulista mostrava-se, neste período, tão vantajosa economicamente, que atraiu mais capital estrangeiro. Em 24 de outubro de 1907, por meio do decreto nº. 6.699, foi fundada em Paris, a sociedade anônima ‘Societé de Sucrérie Brèsilliennes - SSB’ com a presidência de Maurice Allain, reunindo os sócios Fernand Doré, Lucien Mellier, Edmond Steinheil e o Conde Léon de Bertier de Sauvigny. Desta forma, com os franceses, a usina de Piracicaba passou a ser a maior empresa do Estado em produção e a mais importante do país, com fabricação anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool. [...] Entre os anos de 1967 e 1968, a alta cúpula da SSB determinou, por intermédio do representante geral no Brasil, a nacionalização e a respectiva mudança na razão social da antiga ‘Société de Sucréries Brésiliennes’, a qual passou a ser denominada como ‘Usinas Brasileiras de Açúcar S.A.’ - Ubasa, abrangendo apenas as usinas e sua sede brasileira em São Paulo. Em 1968, depois da nacionalização da empresa, a Ubasa vendeu seu controle acionário para o Grupo Deltec, após 85 anos de atividades industriais. [...] Em 1969 o Grupo Silva Gordo adquiriu da Deltec o controle acionário da Ubasa. O grupo empresarial pertencia ao Banco Português do Brasil S.A., e era controlado pelo banqueiro José Adolpho da Silva Gordo. (Stipp Netto, 2009 citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7918).
[...] Do decorrer de 1969 ao primeiro semestre de 1970, a nova administração promoveu alterações estruturais e organizacionais em todas as suas empresas e unidades industriais. Apesar da reorganização administrativa, o Grupo Silva Gordo, motivado pelo crescimento urbano e a valorização imobiliária da região ao redor da usina e das fazendas de cultivo de cana, decidiu encerrar as atividades das usinas em 1972. Em consequência da venda do controle acionário das Empresas do Grupo Silva Gordo, concretizada possivelmente em novembro de 1972, as usinas oriundas da antiga Ubasa foram transferidas para um novo grupo empresarial imobiliário (Stipp Netto, 2009, citado por Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919). [...] Com o fim definitivo do caráter industrial da empresa, foi iniciado o empreendimento imobiliário Terras do Engenho promovido pela Companhia City com o loteamento de antigas fazendas de produção de cana, que se configuraram nos atuais bairros de Nova Piracicaba, Santa Rosa, entre outros. Com isso, todo o maquinário da usina foi vendido como sucata, restando apenas os edifícios parcialmente arruinados pelo processo de desmontagem. (Cachioni e Kühl, 2010, p. 7919).
Em 1982, por meio dos Decretos municipais n. 3.357, de 03 de fevereiro de 1982 e n. 3.377, de 15 de março de 1982, o ex-prefeito João Herrmann Neto declarou como utilidade pública, as terrras e a propriedade (imóvel), respectivamente, do Engenho Central. E em 11 de agosto de 1989, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) e a prefeitura do munícipio declararam, por meio do Decreto Municipal . 5.036 de 11 de agosto de 1989, o Engenho como patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental de Piracicaba. Atualmente é um complexo turístico e cultural da cidade.

Passarela Pênsil "José Dias Nunes"

Registro da Ponte Pênsil vista de baixo, é possível visualizar grande parte do céu com nuvens, vegetação gramínea à beira do Rio e a vegetação ao redor. Conclui-se que a vasão do rio estava baixa, pois é possível observar as pedras do meio do Rio. Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
A "passarela pênsil" é ponte de pedestres que liga as duas margens do Rio Piracicaba, mais precisamente a Avenida Beira Rio (margem esquerda) e uma das entradas do Engenho Central (margem direita). Foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 1992, e tem seu estilo inspirado em projetos estadunidenses, como Golden Gate (São Francisco, CA) e a Brooklin Bridge (NY). A passarela possui uma extensão de 103 metros (de ponta a ponta) e 78 metros de vão suspenso, foi denominada por meio da Lei Municipal n. 3.717 de 29 de dezembro de 1993.

Bonde - Esalq

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o bonde e, ao fundo, imediatamente junto ao bonde, o reboque. Observa-se, ainda, ao fundo e à direita, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, no centro da imagem, o reboque e, ao fundo, imediatamente junto ao reboque, o bonde. Observa-se, ainda, à esquerda e ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Bonde - Esalq

Imagem, de 19 de julho de 2023, retratando o bonde e o reboque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ. Bonde é o carro movido a tração elétrica, e reboque é o carro que vai ligado ao bonde, sendo puxado por este. A linha de bonde que servia a ESALQ, assim como as demais linhas, funcionou de 1916 a 1969. Em 1969, atendendo a um pedido da Associação de Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", o Município, através da Lei Municipal nº 1.731, cedeu à ESALQ, em comodato, por tempo indeterminado, um bonde e um reboque, para que fossem colocados em lugar de destaque, de forma a manter viva a lembrança de um dos mais tradicionais veículos do passado. No local onde se encontram o bonde e o reboque foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: “A ti, que em memoráveis jornadas acadêmicas nos ajudaste, conduzindo-nos à fonte do saber, a homenagem daqueles que em estátua te tornaram, para perpetuar-te na memória dos que hão de vir”. Observa-se, na imagem, o bonde e, em cima do teto do bonde, nota-se a presença da engrenagem que o ligava a rede elétrica e o fazia funcionar. A presença dessa engrenagem possibilita a diferenciação entre o bonde e o reboque, eis que o reboque não possui essa engrenagem. Observa-se, ainda, ao fundo, a vegetação do campus da ESALQ. Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)

Registro fotográfico centralizando a guarita e o portão de entrada para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, e mais ao fundo podemos observar o edifício principal.
Fotografia de autoria do fotógrafo Rubens Cardia.
A FOP é considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa, de seus cursos de graduação e pós-graduação, permitindo o aprimoramento técnico e proporcionando aos alunos treinamento adequado em suas clínicas integradas e estágios extramuros. Além disso, tem papel importante na formação de profissionais técnicos através do curso de Técnico em Prótese Dentária.

Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) - Salão Nobre

Registro do prédio do Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), que "em 08 de fevereiro de 1969, o Conselho Estadual de Educação autorizava o funcionamento da Escola de Engenharia de Piracicaba, que iniciou suas atividades no mês seguinte com o curso de Engenharia Civil", atualmente é oferecido diversos cursos, em sua maioria com foco em ciências exatas.
Na imagem é possível observar uma porta de vitro centralizada, nas laterais de uma rampa em cimento existem dois pinheiros, e no jardim em frente ao bloco existem árvores.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Av. Comendador Pedro Morganti

Registro da avenida principal do bairro Monte Alegre (Avenida Comendador Pedro Morganti), denominada desde 18 de junho de 1956 através da Lei ordinária nº 578. É possível observar que o asfalto da rua permanece em paralelepípedo e ao lado direito existem algumas construções de tijolinhos onde hoje funciona comércios alimentícios (ex: restaurantes e bares), ao lado direito um muro em branco e dentro dele há algumas árvores; o bairro passou por um processo de revitalização, preservando sua originalidade, e trazendo novas funcionalidades para os prédios.
Pedro Morganti (1876 - 194) era italiano, quando retornou pela segunda vez ao Brasil, ele iniciou seu trabalho como refinador de açúcar, adquirindo diversas empresas ao longo de sua vida, uma delas foi o Engenho Central do Monte Alegre, o que graças à Pedro se transformou em Usina, após seu falecimento e algumas crises, a Usina foi vendida para a família Silva Gordo.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

Monte Alegre - Ruínas

Registro do fim da avenida principal do bairro Monte Alegre (Avenida Comendador Pedro Morganti), assim denominada desde 18 de junho de 1956, através da Lei ordinária nº 578. É possível observar que o asfalto da rua permanece em paralelepípedo e ao lado direito existem algumas construções sem telhados, em frente de cada uma das porta existem degraus, ao fundo existem carros estacionados;
As construções dessa avenida estavam em situação de abandono, mas o bairro passou por um processo de revitalização e devido o compromisso com o patrimônio histórico, foi mantida a originalidade dos imóveis, contudo, nem todos os imóveis, como exemplo o da foto, tiveram sua revitalização.
Fotografia de Rubens Cardia Neto.

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